quarta-feira, 29 de julho de 2015

Erguerei o cálice da salvação, invocando o nome do Senhor

A Ele todo louvor e toda glória sejam dadas por toda a eternidade!

Inicio essa postagem enaltecendo o Nome Santo do Senhor que é Autor de toda graça, pois o Verbo que se fez carne habita no meio de nós e ao mesmo tempo nos permite experimentar o Céu aqui na terra.

No último dia 16 de julho - memória de Nossa Senhora do Carmo - vivenciei junto com minha família um dos momentos mais belos de minha vida, que se unem aos nascimentos dos meus filhos, do meu casamento e da ordenação sacerdotal do Pe. Rodrigo Jovita. Falo da ordenação de outro grande amigo (e também afilhado do Sacramento da Confirmação), o Ir. Pio do Santíssimo Mistério do Calvário, membro da Fraternidade Opus Cordis Mariae.

Aprendi com Catherine Doherty a rezar pelos sacerdotes, por suas santificações, por essas vocações tão benditas e santas. Ao mesmo tempo, ela me ensinou a amá-los, mesmo diante de suas fraquezas humanas. Nesse sentido, acompanhar direta e indiretamente esses amigos que deram um SIM decisivo lá no início e foram amadurecendo com o tempo, é motivo de louvor a Deus. Com o Ir. Pio, mais conhecido pelos amigos do Germinar como Marcão, pude experimentar a delicadeza e suavidade do Espírito Santo de Deus desde o início do seu chamado. Entretanto, a brisa suave também tomou características duras, difíceis e por que não dizer, semelhantes à Cruz de Cristo... O caminho até o Calvário não é e nunca será fácil!
Fui testemunha da descoberta do meu afilhado em relação às virtudes heroicas dos santos, especialmente os sacerdotes mais ardorosos com Jesus Sacramentado, como o Pe. Pio de Pietrelcina e o grande Apóstolo da Eucaristia São Pedro Julião Eymard. Algo começava a "costurar" um certo prelúdio de algo maior que Deus reservava. Em seguida encontramos Ele de forma muito nítida por meio Dela! São Luís Maria Grignion de Montfort nos apresentou a Escravidão do Amor como uma via de santificação e apostolado de vida! Eis que as correntes de amor nos uniram ao Imaculado Coração de Maria para dali nunca mais sair. 

Meu amigo e afilhado iniciou seu caminho vocacional para se tornar um filho predileto de Nossa Senhora. E fiquei por aqui acompanhando de longe, de perto, rezando, torcendo, se preocupando, chorando, sorrindo, amando... Deus é Deus e eu devo ser um adorador! Depois de tantas intempéries e certo daquelas que estão por vir, essa é a única afirmação que consigo expressar diante de tamanha graça que foi a Ordenação Sacerdotal do Ir. Pio, junto dos seus irmãos de fraternidade, Ir. Bernardo do Coração Eucarístico de Jesus, Ir. Leão do Mistério da Santíssima Virgem e Ir. Pedro Luís de Montfort, por imposição de mãos e oração consecratória de Sua Excelência Reverendíssima Dom Medardo de Jesús Henao, no Santuário de Nossa Senhora de Belém na cidade de Ubaque na Colômbia, no dia da Solenidade de Nossa Senhora do Carmo, oportunidade em que nosso filho Pedro José completou 2 anos, tendo esse grande presente em sua vida, que foi testemunhar a realização das promessas do Senhor na vida desses servos de Maria.

Na manhã daquela quinta-feira lembrei do versículo do Salmo 125,5 que diz: "Os que semeiam entre lágrimas, recolherão alegria". Meu Deus do Céu, quantas cenas passaram na minha imaginação naquela manhã antes da ordenação!!! Esse versículo bíblico se tornava mais do que realidade diante dos meus olhos, o Senhor permitia que eu experimentasse a alegria que brota do Seu Coração Sagrado. Imagine a alegria desses irmãos, dos familiares desses homens despojados e configurados ao Sacerdote Jesus Cristo.
Às 10hs daquela quinta-feira vi uma cidade pequenina chamada Ubaque, disponível e alegre no sentido pleno destas palavras, para acolher os neo-sacerdotes. Apesar de ser feriado, os estudantes fardados fizeram um corredor na rua central da cidade para acolher a procissão em que os acólitos, o Bispo, os sacerdotes e os diáconos que seriam ordenados, faziam com grande piedade, precedida da banda marcial da localidade. Eu vi crianças e famílias com cartazes e bandeirinhas ao céu se alegrando por tamanha dádiva de Deus. Foi realmente emocionante presenciar essa cena tão simples e cheia de sentido para aqueles que creem no Sacramento da Ordem.

Uma celebração belíssima em que o Bispo Dom Medardo demonstrou mais uma vez o papel de um pastor perante seu rebanho, com exortações e conselhos para os futuros sacerdotes que neste mesmo dia foram acolhidos paternalmente por ele. Todo o rito da ordenação foi marcante (desde a Ladainha até o diálogo dos diáconos com o bispo), mas o acolhimento dos neo-sacerdotes pelo pastor diocesano foi encantador. As subidas dos degraus do presbitério pelos recém-ordenados, configurando uma só família com o senhor Bispo e demais sacerdotes ali presentes, encheu todos de alegria e gratidão.
A nós coube apenas contemplar a grandeza e beleza de Deus... Minhas lágrimas foram reflexo da minha gratidão ao Senhor por tudo! Ao término da Santa Missa, pudemos receber as bençãos dos novos sacerdotes e em seguida beijar as suas mãos, bem como abraçá-los com muito carinho e estima. Lembrarei para sempre do abraço que dei e recebi do Ir. Pio naquela manhã de quinta-feira. Levei junto comigo para a Colômbia vários irmãos e amigos brasileiros que, assim como eu, querem bem e amam o Ir. Pio. Confesso que não me contive de emoção nesse momento. Poder estar ali junto com minha esposa e filhos presenciando aquela cena era algo que eu sonhava a anos, desde quando ele entrou para o seminário que eu falava: "Marco Antonio, quando um dia você for ordenado, independente de onde for, eu estarei lá com minha família!" Na época, tínhamos apenas Maria Gabriela, mas hoje também com Pedro e Maria Clara, além do bebê que carregamos em nossos corações, experimentamos a misericórdia e o zelo de Deus com nossa família, pois estávamos ali ajoelhados recebendo a benção do Padre Pio ou Ir. Pio! De fato, ir até Ubaque na Colômbia com as crianças se tornou uma "aventura", mas aquelas aventuras que nos enchem de alegria do início ao fim. Posso afirmar com toda a certeza do mundo que a experiência que eles tiveram esses dias serão inesquecíveis.
Por alguns instantes, com lágrimas nos olhos, percorri meu olhar atento aos irmãos e irmãs presentes na solenidade, bem como de algumas pessoas simples e humildes da comunidade. As expressões de alegria, de emoção e gratidão eram belíssimas. Nunca esquecerei do semblante da Ir. Gemma, membro da Opus Cordis Mariae, que ao me abraçar dizia: "É verdade o que estou vendo?". Deus é bom o tempo todo, Deus é mais! 

Me senti extremamente lisonjeado de compartilhar de tudo isso com os pais do Ir. Pio que lá estavam, meus compadres Marco e Rita. As palavras de carinho de Rita para comigo e minha família serão guardadas eternamente em nossos corações. Fico feliz por ela saber que Ir. Pio é como um verdadeiro filho para nós.

Após a Santa Missa participamos de um almoço festivo com a presença dos irmãos e irmãs da Fraternidade Opus Cordis Mariae, do pároco do Santuário Nuestra Señora de Belén, o Pe. José Soto, o Bispo Dom Medardo que com seu amigo Pe. Robinson Antonio Léon Álvarez, o Pe. Rodrigo Maria, e alguns familiares e amigos dos irmãos que foram ordenados. Nosso filho Pedro José ainda "pegou carona" no bolo feito para a ocasião festiva dos irmãos, mas ainda houve tempo para cantarmos os parabéns (Cumpleaños Pedrito!!! rsrsrs) para o pequeno menino que certamente alegrou e "agitou" o santuário durante 4 dias. De fato, foi uma experiência singular conviver com os religiosos e religiosas durante esses dias em Ubaque. 

A tarde, mais precisamente às 16hs, o Ir. Pio celebrou a sua primeira Missa. A Missa Tridentina ou de São Pio V, ou ainda, na Forma Extraordinária do Rito Romano, foi celebrada solenemente. Vale destacar que em 7 de julho de 2007, o Papa Bento XVI publicou uma Carta Apostólica sob forma de Motu Proprio chamada Summorum Pontificum regulamentando o uso da Forma Extraordinária do Rito Romano, tal qual celebrada pelo Ir. Pio. Infelizmente há uma tendência ou falta de informação relacionada a esta forma de celebração, gerando não raramente, equívocos tacanhos que vão desde a concepção de que o uso do latim nas celebrações litúrgicas foi proibido no Brasil ou em outros lugares, que a "Missa em que o padre fica de costas para o povo (Versus Deum) não existe mais", etc. 
Os poucos fieis que participaram, dentre eles, eu e minha família e seus pais, novamente agradecíamos a Deus pelo que víamos e presenciávamos. Ali se realizava um trecho do Salmo 115, tão partilhado entre eu e o Ir. Pio nas tardes de outrora rezando as Vésperas na Matriz de Sant´Ana. Por fim, deixo que as fotos falem por si.

"Mas que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que ele me tem dado?
Erguerei o cálice da salvação, invocando o nome do Senhor.
Cumprirei os meus votos para com o Senhor, na presença de todo o seu povo.
É penoso para o Senhor ver morrer os seus fiéis.
Senhor, eu sou vosso servo; vosso servo, filho de vossa serva: quebrastes os meus grilhões.
Oferecer-vos-ei um sacrifício de louvor, invocando o nome do Senhor.
Cumprirei os meus votos para com o Senhor, na presença de todo o seu povo,
nos átrios da casa do Senhor, no teu recinto, ó Jerusalém!" (Sl 115,3-10).

Que a Rainha do Céu e da Terra interceda por cada um de vocês que fazem parte dessa fraternidade. Seja o Senhor Jesus Cristo o Caminho, a Verdade e a Vida de vossas existências. Seja o Santíssimo Sacramento a iluminar suas vocações cotidianamente. Deus lhes pague pela entrega e pelo sim ao chamado do Bom Pastor. Por isso, Honra e Força!!!! Por Deus e pela pela Rainha!

16 de julho de 2015: dia indescritível e inesquecível! Obrigado Senhor!

De um indigno escravo da Cruz e da Virgem Maria







































Nenhum comentário: