quarta-feira, 3 de junho de 2015

Carta para o(a) nosso(a) filho(a)

Peço licença aos leitores deste blog para adentrar numa das partilhas mais íntimas e ao mesmo tempo, a mais difícil desses meus poucos mais de 32 anos de vida. Por mais que eu tenha tido a experiência de perder um ente bem próximo, como o meu pai em 1993, o fato que hoje vivenciamos em nossa família nos enche de dor, mas nunca de desesperança ou incredulidade Naquele que tudo é e sempre será! A partir de agora, escreverei uma carta para o(a) nosso(a) filho(a)... Carta essa que gostaríamos demais de ser dita ao pé do ouvido em canções de ninar, nos parabéns com as notas escolares ou até mesmo com as reclamações típicas dos pais aos filhos. Todavia, Deus assim permitiu que fosse... E não cabe a nós compreender os desígnios do Alto, mas apenas pedir ao Senhor que nos dê forças para seguir em frente louvando e bendizendo o nome do Altíssimo!
___________

CARTA AO NOSSO BEBÊ

Querido(a) filho(a),

Escrevo nessa noite palavras que certamente não conseguem expressar o tamanho do amor que por você sentimos. Lembro de uma canção chamada "Cartas" da banda romântica que seus pais mais gostam - Roupa Nova - que certamente você ouviu em uma de nossas andanças no carro. Pois bem, essa música apresenta um pouco daquilo que as cartas desejam produzir em relação ao sentimento que se transmite em cada letra, palavra, linha ou frase. Na certeza de que a caridade nunca cessa, como nos ensina São Paulo aos Coríntios, acreditamos que essa carta chegará ao seu coraçãozinho que tanto nos ensinou a amar.

Começo pelo dia 28 de abril, memória de São Luís Maria Grignion de Montfort, um dos baluartes de nossa família. Neste dia você foi gerado fruto de um amor verdadeiro entre seus pais. Em nossa agenda, esse dia será celebrado como a sua data de chegada em nosso meio, pois temos certeza que fora concebido neste dia bendito. Quanta alegria de seus pais em se abrirem a vida conforme a vontade de Deus! No fundo já aguardávamos ansiosos o bendito "atraso", que sinaliza a boa notícia que está por vir. Por isso, passaremos a partir de então a celebrar essa data como sua chegada no seio de nossa família.

De fato, a boa notícia chegou, e justamente no dia 20 de abril, aniversário do seu Tio Weslei. Quanta alegria!!!! Pela quarta vez os corações de seus pais pululavam de encanto, de gratidão, de emoção! E a ansiedade para contar a seus irmãos? Seu nome já tinha sido escolhido! Seria Bento José ou Maria Catarina! Sei que também se alegraste por tão festiva e bela recepção dos seus amigos-irmãos e confidentes que pouco puderam lhe falar, mas o pouco foi o suficiente para lhe dizer o quanto é amado. Depois dê uma olhada no vídeo que gravei. Ele mostra Gabriela lendo o exame que dizia POSITIVO! Êba, mamãe tá grávida!!! Nessa mesma noite, ficamos sem jeito no aniversário do seu tio, pois a notícia da sua chegada parece ter ofuscado o aniversário do nosso compadre, mas amigos que se amam se alegram sobremaneira com essas notícias. E esse ano de 2015 no Germinar tem sido uma constante! Bebê, você também faz parte desse histórico 2015!

Assim, tivemos pouco mais que 1 mês ou 5 semanas para estar do seu lado... Foram dias intensos em que sua mãe já sorria mais do que nunca. Ah, quanto a barriga de sua mãe foi acariciada durante esses dias... E os beijos? A cada saída minha para o trabalho ou dos seus irmãos para a escola, era um "tchau bebê!" e um beijo. E Pedro José que se deu satisfeito como segurança da mãe e do bebê quando os demais não estavam em casa? Seus avós, seus tios e primos ficaram muito felizes por saber que nossa família estava aumentando. Filho(a), como você foi e é querido por todos nós!

Lembro com carinho de como comecei a brincar com você falando bem baixinho de que já ia nascer chamando atenção, pois iria ser natalense e só queria está na capital! E as brincadeiras a noite antes de dormir pensando em como seria aqui fora nesse nosso ninho de amor que é a nossa casa, a nossa família? Ah, durante esse período curto, eu e sua mãe fizemos muitos, mas muitos planos...

Teríamos que comprar uma cama beliche para o quarto das meninas ou você faria companhia ao patrãozinho? Ia jogar bola com o flamenguista ou as suas irmãs iriam ensinar você a fazer tranças? Meu Deus, quantos planos! E mais: começamos a pensar em nossas viagens... Será que os amigos Luiz e Joselice ainda iriam receber uma comitiva curraisnovense com 6 pessoas? (risos...). E se fôssemos para um hotel, pediríamos quantas camas? Em duas caberia todo mundo? Como foi bom pensar em tudo isso...

E nosso carro? Ele foi adquirido com 7 lugares pensando justamente em sua chegada, mas ao saber que você viria, sua Tia Laiane das Graças ficou foi preocupada com a carona dela em nossas viagens. Precisei dizer a comadre: "Calma minha amiga, ainda tem vaga para uma pessoa, só preciso comprar um bagageiro para acomodar nossas malas!".

Nesses pouquíssimos dias você pôde experimentar a alegria, a cumplicidade, o amor daqueles que sempre sonharam com você. Não esqueça que você participou do I Retiro para as crianças do Jardim da Fé no Rancho São José! Isso mesmo filho(a)!!! Você louvou, rezou, brincou e esteve junto conosco nesse momento tão singular. As crianças do Jardim da Fé também sonharam com sua chegada. Sabia que papai ganhou até uns cartões de Alícia e suas primas externando a alegria porque eu seria papai de novo?
 
E o nosso pedacinho do céu nessa terra? Você também pôde usufruir conosco do Rancho São José com toda a simplicidade e paz que nos transmite. Lá você até participou de uma peça de teatro junto da sua mãe e irmãs. Garanto que você seria aceito tranquilamente no Germinarte. Não posso esquecer que também já pensávamos nos seus padrinhos de batismo, sabe quem seriam? Leila e Laço! Estávamos esperando você crescer mais um pouquinho para lhes fazer o convite. Acreditamos que eles ficariam muito felizes, pois já são parte de nossa família.

Mas deixa eu lhe contar de outro grande evento que você participou... Foi o casamento dos nossos queridos Eduardo e Laiane Simões. Sua mãe estava bela como sempre para a cerimônia, no entanto, só eu e ela tinha a suspeita de que você já estava na barriga, o que foi confirmado poucos dias mais tarde. Aproveitamos neste dia e tiramos várias fotos com você e seus irmãos. Posso dizer que elas serão recordações muito queridas por nós e sempre iremos olhá-las com carinho e gratidão a Deus por tê-lo(a) ao nosso lado por breves instantes.

Outro detalhe em que você fez a diferença foi no dia das mães!!! Na sexta que antecedeu o domingo, você foi para o Educandário Jesus Menino participar do dia das mães na escola das suas irmãs. Sua mamãe Adélisan se alegrava pelas quatro pérolas que Deus a concedeu. Que domingo feliz e cheio de emoção para todos nós. Você ainda aproveitou e comeu do nhoque e torta de maçã que seu pai fez com muito capricho. Parece que você gostou!

Na noite do dia 30 de maio alguma coisa pareceu estranha e mamãe juntamente com papai ficaram preocupados... Neste sábado a noite coroamos a Virgem Maria no Germinar. Mesmo sua mãe em repouso absoluto e seu pai meio desorientado com esse probleminha que apareceu, consagramos mais uma vez sua vida. No domingo não conseguimos lhe ver na ultrassonografia, mas havia a esperança de você ser muito pequenino ao ponto daquela médica não lhe enxergar. Voltamos para casa com essa esperança... Sua mãe continuou repousando e fui ao encontro dos seus irmãos na Missa. Maria Gabriela estava ansiosa demais para saber se eu tinha lhe visto e foi logo perguntando: "Papai, é um ou são dois bebês?". Confesso que me segurei um pouco e disse que você parecia estar se escondendo de nós, coisas típicas de crianças brincalhonas...
 
 
Nesta quarta, dia 03/06, véspera da grande Solenidade de Corpus Christi, tivemos a notícia que você já não mais habitava o ventre de sua mãe... Doeu ver o resultado daquele exame (sua mãe nem teve coragem de abrir!) e ainda está doendo, mas peço que não se preocupe demasiadamente conosco, pedimos apenas que reze por nós para que Deus nos conforte.

Mais duro ainda foi explicar para seus irmãos... A poucos dias assistimos o filme do Pequeno Príncipe e foi com esse exemplo que expliquei que você virara uma estrelinha brilhando no céu e que partira dessa terra para junto do Pai. Disse a eles que seu Vovô José Milton pôde conhecer o(a) primeiro(a) neto no céu!!! Foi difícil segurar nossas lágrimas junto das de suas irmãs, pois Pedro só conseguia rir porque não entendia o que estava acontecendo. Maria Gabriela disse que queria ir para o céu naquele instante, pois tinha planejado lhe colocar nos braços, lhe dá beijos e brincar muito com você! E me perguntava por que isso tinha acontecido conosco... Não consegui responder nem nunca conseguirei... Apenas olhei para o Crucifixo que está em nossa sala e pedi a todos que depositássemos aos pés de Jesus essa dor tão grande. 

Querido bebê, essa dor doravante se permutará em amor, em amor, em amor... Gostaria de continuar escrevendo aqui até o fim dos meus dias, para ver se essa saudade (sim, já sentimos saudades!) se abrevia nessas linhas escritas com lágrimas de amor e gratidão a Deus por nos ter concedido mais um filho. Espero que nós possamos continuar dando testemunho do imenso amor de Deus por nós, sendo uma família unida que se ama. Você faz parte dela! Quando alguém nos perguntar quantos filhos temos, responderemos: "Quatro, mas um já está junto de Deus!". Por fim, termino essa carta com a mesma expressão que utilizei quando dei a notícia a alguns amigos e familiares: 

"Bebê, nós bendigamos a Deus pelo pouquíssimo tempo que Ele nos permitiu viver junto de você. Saiba que continuaremos lhe amando por toda a eternidade. Reze por nós!"

Te amamos muito, muito, muito, muito!

Papai Danilo e Mamãe Adélisan,
Seus irmãos Maria Gabriela, Maria Clara e Pedro José.

Um comentário:

SOLANGE BRITO disse...

SIM, DANILO. lOUVE E AGRADEÇA A DEUS POR ESTES POUCOS MOMENTOS COM SEU FILHINHO, POIS FOI O NOSSO AMADO DEUS QUE O PERMITIU. SÓ ELE SABE AS RAZÕES PARA TUDO ISSO... MAS CREIO QUE DEUS LHES DEU A OPORTUNIDADE DE AMAR ESSE SER TÃO ESPECIAL, QUE DEUS LEVOU PRA JUNTO DE SI. SIM, 4 FILHOS. EU DIGO SEMPRE TENHO 5, MAS UM JÁ MORA COM DEUS.
O QUE NOS CONFORTA, CONFORTARÁ A VCS, QUE ELE VIVE E ESPERO O DIA DO ENCONTRO.MEU FILHO CONHECEU O SEU, QUE COISA, NÃO É? RSRS, E NÓS NEM NOS CONHECEMOS BEM... DEUS É MARAVILHOSO, EM TODO TEMPO ELE É BOM, SÁBIO...ELE TBM CONHECEU A DOR DA PERDA DE UM FILHO E A GLÓRIA DO REENCONTRO. ESTEJAMOS FIRMES NISSO, BUSCANDO AGRADA-LO, CONHECENDO-O CADA VEZ MAIS. LOUVO A DEUS POR SUAS VIDAS. E QUE DEUS, JESUS E ESPIRITO SANTO DE DEUS CONFORTE SEUS CORAÇÕES!! DEUS OS ABENÇOE!!