quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Foi assim... 10 anos de Danilo e Adélisan

O dia 11/09/2014 foi muito especial para nossa família, pois nesta data tão ímpar para nós, Maria Gabriela recebeu pela primeira vez Jesus Eucarístico, e na mesma celebração, eu e minha esposa rendemos graças ao Senhor por 10 anos de matrimônio. Na mesma Capela de Nossa Senhora de Fátima, pudemos reunir familiares, amigos e agora nossos três filhos diante do Altar para agradecê-Lo por esses anos tão fecundos e cheios da presença de Deus em nossas vidas.

Alguns podem perguntar porque tanta ênfase a essa data, aos 10 anos... Respondo que o amor precisa e deve ser celebrado sempre, todos os dias! Apenas aproveitamos os 10 anos para tornar isso ainda mais especial, pois no dia 11/09/2004, Deus derramava abundantemente sua graça sobre uma nova família que se constituíra. O Catecismo nos ensina que "do Matrimônio válido origina-se entre os cônjuges um vínculo que, por sua natureza, é perpétuo e exclusivo; além disso, no matrimônio cristão, os cônjuges são robustecidos e como que consagrados por um sacramento especial aos deveres e à dignidade de seu estado" (n. 1638).

Desse modo, como não celebrar com muita alegria e gratidão esse evento tão marcante e exclusivo em nossas vidas? Acreditamos firmemente que naquele dia, chegávamos na plenitude de nossas vocações, isto é, dávamos sim um ao outro perante Deus e ao mesmo tempo compreendíamos o quanto Ele nos chamava a vida matrimonial. E como é bom fazer a vontade do Senhor!!!

Nesses dias em que a "instituição familiar" é cada vez mais bombardeada por todos os lados, o matrimônio, cujo autor é o próprio Deus, tem estado desacreditado para muitos que infelizmente já não enxergam a beleza, a grandeza e a necessidade desse sacramento. Ao falar sobre a graça advinda deste sacramento, a Igreja nos ensina que "'em seu estado de vida e função, (os esposos cristãos) têm um dom especial dentro do povo de Deus'. Esta graça própria do sacramento do Matrimônio se destina a aperfeiçoar o amor dos cônjuges, a fortificar sua unidade indissolúvel. Por esta graça 'eles se ajudam mutuamente a santificar-se na vida conjugal, como também na aceitação e educação dos filhos'" (Catecismo, n. 1641).

Assim, como não desejar profundamente esse sacramento? E se assim desejamos e vivenciamos um dia, como não continuar celebrando com muito vigor e alegria esse passo decisivo em nossas vidas? Posso afirmar categoricamente que nosso matrimônio tem nos santificado cotidianamente, mesmo em meio as dificuldades próprias do casal, todavia, as maravilhas são exponencialmente maiores, a começar dos filhos que Deus nos concedeu.

Por isso que ultimamente tenho partilhado a fé neste blog dando inúmeros exemplos do nosso cotidiano, da nossa família, pois acreditamos que a ação de Deus ocorre em cada gesto e desprendimento de todos nós que buscamos conduzir o outro para o Céu. Partilhar com vocês leitores essa data tão especial é para nós partilhar a fé em Cristo, pois Ele nos uniu e nos permite ser cada vez mais apaixonados um pelo outro, ao passo que vamos crescendo em número (e Ele tem sido muito generoso conosco por nos dá até agora 3 filhos), em santidade e em graça. Aqui não quero afirmar que somos santos, mas desejamos ser... Ah, isso sim! Desejamos santificar o outro através deste bendito sacramento, pois Ele foi muito claro quanto a nossa vocação (Mt 5, 38).

Acabei criando muita expectativa diante da data, mas depois pensei: Como não criar expectativa ao compreender a maravilha do matrimônio? 10 anos!!!! Puxa vida, isso precisa ser realmente celebrado. Quem faz parte do nosso convívio, sabe o quanto gostamos dos detalhes, de surpreender o outro, das declarações, das danças no meio da casa, das risadas que aliviam a alma, de um jantar "arrumado", de um forró bem tocado ou de um romantismo pairando no ar. Nesse sentido, busquei providenciar algumas surpresas nesse período:

1) Pedi a um amigo e excelente profissional (fotógrafo) que fizesse um ensaio (apenas alguns registros) conosco. Confesso que foi um dos dias mais divertidos da minha vida, pois nunca tive vocação para modelo, no entanto, ter passado o dia olhando nos olhos dela valeu muito a pena. Além do mais, o resultado ficou fantástico!

2) Nessa mesmo ensaio, o amigo John Paul Dantas produziu um vídeo do making-off do ensaio. Mesmo tendo o programa na TV Cristo Rei a 8 anos e está acostumado com as câmeras, a produção desse vídeo foi totalmente uma experiência totalmente diferente para nós.

3) No dia 11/09/2014 celebramos com muita alegria os 10 anos de matrimônio participando da Santa Missa presidida pelo amigo querido Pe. Stanley, que a 10 anos atrás nos acolhia no altar com seu coração de pai e amigo da família. Na ocasião, estavam presentes os padrinhos do nosso casamento, amigos, familiares e principalmente eles, os nossos amados filhos - frutos dessa união. É emocionante olhar para trás e perceber o quão Deus é bom conosco! Meu Senhor e meu Deus, eu creio piamente na Sua divina presença em nosso meio. Nessa noite memorável não contive as lágrimas ao ver minha filha receber o Amado pela primeira vez e ao lembrar da nossa história de casal de namorados, noivos, esposos... Obrigado Senhor!

Em seguida tivemos uma linda recepção na casa dos compadres Weslei e Telma, momento em que fizemos questão de evidenciar a primeira Eucaristia de nossa primogênita.

4) No dia seguinte, eu tinha preparado uma surpresa para minha esposa junto com meu "cúmplice" Tiago Jovita, além do casal Weslei e Telma, que gentilmente cederam o espaço e me incentivaram nesse "projeto". Foram mais de 2 meses de ensaio com Tiago, que passei a chamar de "Meu produtor". Ele foi realmente a pessoa que acreditou na minha ideia e mais me auxiliou para que tudo ocorresse como planejado. Fazer com que esse esposo cantasse, tocasse e se "soltasse" no palco foi mais do que um desafio. Além do mais, meu amigo Anderson (Excelência Cerimonial) caprichou nos detalhes... Minha comadre Telma, foi decisiva para me empolgar com essa "loucura" que no final deu tudo certo!

Na verdade, preparamos um "show musical" em que inserimos momentos de partilha, declamações de poemas (alguns antigos e outros recentes que compus para minha esposa) e muitas, muitas emoções... Como eu não tinha condições de convidar todas as pessoas que gostaria (até mesmo por causa da "surpresa"), convidei alguns amigos casais. Posso afirmar categoricamente que foi uma noite fenomenal. Utilizo aqui algumas expressões que escutei: "O amor estava em cada canto naquela noite" ou então a frase de Maria Gabriela ao dizer olhando para seus pais: "Hum... O amor está no ar!"

Poderia dizer que desejei contratar nossa banda favorita - Roupa Nova (risos!!!), mas o dinheiro não deu, entretanto, havia uma vontade imensa de expressar esse sentimento tão belo que existe entre nós. Por isso, na "falta" da nossa banda favorita, eu e Tiago preparamos um show com pouco mais de 20 músicas que falam da nossa história, tais como: Frisson (Tunai), Fica Comigo (Placa Luminosa), Chuvas de Verão (José Augusto), Dona (Roupa Nova), Primeiro Olhar (Anjos de Resgate), Eu e você (Eliana Ribeiro), Sem limites pra sonhar (Fábio Jr.), Pra você (Paula Fernandes), dentre outras. 

Enfim, foi uma experiência INCRÍVEL em todos os aspectos, a começar pela sinceridade dos nossos olhares durante todo o "show" que durou quase 2 horas. Vale deixar registrado a alegria e animação dos nossos amigos que também fizeram a diferença!!! 5 meses já se passaram desse evento, mas parece que tudo foi ontem... Aliás, esses 10 anos passaram muito rápido! Ontem a noite assistimos alguns vídeos feitos naquele show, vimos as fotos... E nos emocionamos novamente por perceber quão grande é o nosso amor e principalmente por perceber o quanto Deus é generoso com nossa família. 

A todos que nos acompanham direta ou indiretamente, Deus lhes pague pela amizade sincera e pelas orações. Que a Virgem Maria junto ao seu Esposo São José intercedam por todos vocês. Que o Senhor nos conceda a graça de compreender a beleza e a sacralidade do sacramento do Matrimônio. Viva o Matrimônio!

Abaixo seguem algumas partes do "show" e algumas fotos da Santa Missa (quinta-feira) e do show (sexta-feira), isto é, desses dias inesquecíveis: 

Declamação de um dos poemas naquela noite
E o tempo? Mas que tempo?
O tempo em que estamos juntos?
Não sei dizer nem explicar...
Só sei que o tempo é testemunha de um tempo
feliz, intenso, apaixonante, familiar
...cheio de amor!

Te amo independentemente do tempo... ;)

Com você eu sempre direi que sou um homem realizado! Te amo demais!
 
 Deus sempre derramou abundantemente Seu amor sobre nós
 
Um beijo mais do que sincero...
 
Nosso querido amigo Pe. Stanley, um sacerdote sempre presente nos momentos mais marcantes de nossas vidas
Com o nosso "presente", uma benção especial pelos 10 anos do Papa Francisco
 
Os padrinhos do casamento comemoraram conosco os 10 anos de cumplicidade, amizade e carinho
Nossa família muito feliz numa noite bendita e inesquecível
A Ti todo louvor e toda honra sejam dadas!!!
 
Dizer SIM um ao outro tornou-se uma ação cotidiana durante esses 10 anos...
E continuaremos sendo um para o outro aquilo que Deus sonhou para nós...
Porque juntos somos uma só carne!
 
Se alguém me perguntasse sobre o que me deixou mais feliz com essa surpresa: Eu diria que foi ver o seu lindo sorriso.
Amigos que são parte de nossa família...
Amigos que se alegram com as nossas alegrias...
O que refletiu mesmo nessa noite foi o amor entre nós
 Cantar para você será sempre um motivo de alegria
 Se alguém me perguntasse qual o momento mais marcante dessa noite, eu diria: Foi todas as vezes que eu a vi sorrir.
 Uma dupla que se empolgou com essa surpresa... Tiago e Danilo
 E brindaremos sempre o amor, a cumplicidade, a honestidade, o amor que nos une
 Tudo valeu muito a pena!

 No entardecer daquele dia
A sequidão que sobrevive
Testemunhou o abraço sem medo.
Os olhares foram suspensos
Assim como os pássaros no arrebol
E a liberdade pairou ali
...em silêncio
Soaram apenas as batidas do coração
a dizer sutilmente: amo você.

Um comentário:

Suília disse...

Foi tudo lindo. Abençoado por Deus.