sábado, 21 de fevereiro de 2015

Via-sacra em família

Já estamos neste tempo litúrgico intenso chamado Quaresma. Serão 40 dias não apenas de reflexão nos mistérios do sofrimento de Jesus Cristo, mas principalmente nas decisões que devemos tomar haja vista o convite que Ele nos faz para uma verdadeira conversão. Nesse sentido, alguns exercícios piedosos são muito bem-vindos e indicados pela Igreja para que seus fieis se aproximem ainda mais do Cordeiro Imolado. 

Dessa forma, aproveitamos esse tempo para também rezarmos em família, que por sua vez, se torna uma oração/catequese em que as crianças aprenderão um pouco mais sobre nossa fé, além de com seus próprios corações, entregarem ao Bom Deus todos os seus desejos e pensamentos, estimulando-as a uma intimidade com o Senhor. 

Na noite desse sábado rezamos a Via-Sacra em casa. Além de ser um exercício piedoso tão difundido pela Igreja e de estarmos na quaresma, a notícia da morte de um amigo nos motivo ainda mais nesta noite, pois nesta meditação da Paixão do Senhor, entregamos todo o sofrimento da família enlutada e ao mesmo tempo rezamos em sufrágio pela alma de Daniel Marciano.

Diz a Igreja a respeito da religiosidade popular: "Fora da liturgia dos sacramentos e dos sacramentais, a catequese deve ter em consideração as formas de piedade dos fiéis e a religiosidade popular. O sentimento religioso do povo cristão desde sempre encontrou a sua expressão em variadas formas de piedade, que rodeiam a vida sacramental da Igreja, tais como a veneração das relíquias, as visitas aos santuários, as peregrinações, as procissões, a via-sacra, as danças religiosas, o rosário, as medalhas, etc. (Catecismo da Igreja Católica, n. 1674).

Enquanto fazíamos as meditações de cada estação da via-sacra, percorremos todos os cômodos da nossa casa, como um gesto de entrega de tudo que temos e somos, nas mãos do nosso Redentor. Destaco a utilização do crucifixo que trouxemos da Terra Santa que sempre nos acompanha nas orações em família. Abaixo seguem algumas fotos. Aproveito e indico esse excelente artigo do saudoso Dom Estevão Bettencourt, OSB sobre a origem da via-sacra.

Nenhum comentário: