segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

O prisioneiro livre!!!

No dia 14/11/2014 iniciamos o estudo sobre o YOUCAT no Centro de Estudos Bento XVI. E uma das atividades propostas aos alunos é a meditação durante a semana num determinado trecho do Catecismo para os jovens. Assim, além de ler uma série de páginas por semana, o aluno se compromete a intensificar sua atenção num número específico e ao aprofundar um pouco sobre aquele tema, ele escreve e me encaminha para que eu "avalie" de alguma forma.

Muito me alegrou o primeiro "exercício" recebido, que foi da minha amiga-irmã-comadre-confidente Laiane das Graças Silva, que já escreveu em outra oportunidade aqui no blog. Desse modo, alguns "exercícios" serão postados aqui (farei alguns acréscimos nos textos), pois creio que valem a pena serrem partilhados, pois anunciam a essência da nossa fé cristã. 
___________________

Reflexão sugerida – Número 09 do YOUCAT
Tema: O que nos mostra Deus quando nos envia o Seu Filho?
Deus em Sua infinita bondade, já no Antigo Testamento, buscou comunicar-se com a humanidade. Isso aconteceu desde a criação do homem, imagem e semelhança do próprio Deus, até o envio dos profetas que tinham a missão de anunciar o Deus imenso e soberano. Nesse sentido, o Senhor sempre se fez presente na História, todavia, é na plenitude dos tempos, isto é, a partir do Novo Testamento, que Ele permanece de forma sublime na nossa História, pois o Verbo se fez homem!!! Tamanho mistério que nos conduz a dobrar os joelhos em profunda adoração, pois Ele veio e permanece junto de nós.
Com o envio do Seu Filho único, o Senhor nos mostra o Seu verdadeiro plano de salvação e redenção; mostra-nos o quão imenso é o Seu amor. Vale destacar que Nosso Senhor também Se entrega a nós; se dá por inteiro e sem reservas, pois toda sua entrega é fruto do amor incondicional de Deus pela humanidade. Ele carrega sobre Si todo o nosso julgo e sendo Ele Santo, decide mergulhar na imensidão do nosso pecado, ou seja, assumir a condição de pecador. Logo Ele que é o Cordeiro Imolado sem mancha alguma. Ao assumir nossas mazelas e ao tocar o que temos de mais pecaminoso, o Verbo com Sua palavra, Seu olhar, Seu toque misericordioso, nos convida a santidade e nos assemelha a Ele.
 

Por isso, podemos afirmar com alegria e gratidão que em Jesus Cristo temos vida nova! Uma nova chance que nos foi dada por Aquele que venceu nossos medos, morrendo por nós e nos redimindo. Assim, Jesus Cristo nos libertou!!! Ah, a liberdade... Esta é paradoxal, pois só nos tornamos livres quando a Ele nos aprisionamos!!!

Viva Cristo Rei!! \o/

Laiane das Graças Silva

Essa canção de Nicodemos Costa (Com. Shalom) interpretada pela Ir. Kelly Patrícia, retrata muito bem a reflexão acima:
 

Nenhum comentário: