quarta-feira, 23 de julho de 2014

Pequena e sábia, uma sertaneja forte

No dia 05 de julho de 2014, numa ensolarada tarde, fui a zona rural da cidade de Cerro Corá, mas precisamente no sítio Poço dos Cavalos, onde mora tios e a avó de minha esposa. Na oportunidade, toda a família se reuniu juntamente com seus amigos para louvar e agradecer a Deus pela vida de D. Isabel que completara 97 anos. Isso mesmos caros leitores, noventa e sete anos de idade.

Na tardinha desse sábado, Nosso Senhor Jesus Cristo se fez presente naquela família que se reunia e entre abraços e sorrisos, o amor de Deus se revelava de maneira singela e mais do que afetuosa. Na presença do Pe. Givanildo - pároco de Cerro Corá - Jesus veio ao encontro daquele povo; na Sagrada Eucaristia, Jesus se fez presente de forma sublime e inigualável. Participamos da Santa Missa, uns mais quietos do que outros; uns que conversavam baixinho e outros que escutavam atentamente as palavras do sacerdote. Entretanto, fiquei observando a aniversariante que com sua seriedade estava atenta e lúcida com tudo que ocorria.

Nem sempre é necessário ver o sorriso para perceber a alegria do coração! Como assim? No jeito sério de D. Isabel eu percebia a alegria de uma vida longa e bem vivida. De uma vida dedicada aos seus filhos e família. De uma mulher sertaneja que nunca fugira de suas origens e raízes, por mais "aperreada" que fosse em alguns momentos, todavia, a fé permaneceu inalterável, mesmo diante da perda de seu dileto esposa a alguns anos atrás. 

Os seus 10 filhos, dentre eles o meu sogro Antônio Galdino, os 44 netos, 34 bisnetos (três destes filhos meus) e 2 tataranetos são uma prova de uma vida profícua (em todos os sentidos!) e abençoada. O Salmo 126 já exorta os casais em relação aos seus filhos. Nesse sentido, tenho que afirmar que no final daquela Santa Missa e ao retornar a minha casa, tive ainda mais convicção de que nessa vida o que vale são as experiências vivenciadas em Deus. São os detalhes pequenos da vida que nos tornam mais semelhantes ao verdadeiro "anawin" que é o próprio Cristo. Aliás, em D. Isabel enxerguei o rosto sagrado de Jesus que se alegra ao ver os seus filhos se reunindo num só coração e numa só alma para louvar e enaltecer o nome bendito de Deus!

O Evangelho daquela celebração foi : “Eu Te bendigo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas verdades aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Tudo me foi dado por meu Pai. Sim, Pai, Eu Te bendigo, porque assim foi do teu agrado. Ninguém conhece o Filho senão o Pai e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e a minha carga é leve”. (Mt 11,25-30)

Como não afirmar que D. Isabel é uma sábia e inteligente? Pois acima de qualquer coisa, ela tem sido pequenina, especialmente pela sua simplicidade, gentileza e docilidade. E assim, um Cortez Gomes se orgulha de fazer parte dessa família que me acolheu desde o primeiro instante. Por isso, obrigado por tudo meu Senhor e meu Deus! Abaixo seguem algumas fotos da Santa Missa e da família de D. Isabel:

De um indigno escravo da Cruz e da Virgem Maria

 Dona Isabel e seu bisneto Pedro José
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O sertanejo se protege do sol e ao mesmo tempo enfatiza sua devoção ao tirar o chapéu no momento de oração.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário: