quinta-feira, 10 de abril de 2014

Livros que recomendo (XII)

1) Inicio essa postagem de livros que recomendo com a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium - A alegria do Evangelho - do Papa Francisco sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. Uma exortação com a "cara do Papa", pois o outro documento de relevância publicado antes - Lumen Fidei - tinha sido escrito por "quatro mãos" (Papa Bento XVI e Papa Francisco). Foi uma leitura agradável e desafiadora, pois este último ponto mexeu comigo enquanto cristão católico, principalmente no que tange à responsabilidade pessoal na evangelização e missão. Algumas afirmações do Papa são fantásticas, especialmente quando exortam os fieis para a alegria na missão.

"Há cristãos que parecem ter escolhido viver uma Quaresma sem Páscoa" (p. 07)

"Um evangelizar não deveria ter constantemente uma cara de funeral" (p. 11)

"Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças. Não quero uma Igreja preocupada com ser o centro, e que acaba presa em um emaranhado de obsessões e procedimentos" (p. 43)

"A crise financeira que atravessamos faz-nos esquecer de que, na sua origem, há uma crise antropológica profunda: a negação da primazia do ser humano" (p. 49)

Antes de propor algumas motivações e sugestões espirituais, invoco uma vez mais o Espírito Santo; peço-Lhe que venha renovar, sacudir, impelir a Igreja numa decidida saída para fora de si mesma a fim de evangelizar todos os povos” (n. 261).

A missão no coração do povo não é uma parte da minha vida, ou um ornamento que posso pôr de lado; não é um apêndice ou um momento entre tantos outros da minha vida. É algo que não posso arrancar do meu ser, se não me quero destruir. Eu sou uma missão nesta terra, e para isso estou neste mundo” (n. 273).

Por tudo isto, permiti que insista: Não deixemos que nos roubem a alegria da evangelização!” (n. 83)

Os desafios existem para ser superados. Sejamos realistas, mas sem perder a alegria, a audácia e a dedicação cheia de esperança. Não deixemos que nos roubem a força missionária!(n. 109) 


2) O segundo livro que recomendo é "A arte do aconselhamento - a direção espiritual segundo os grandes mestres" de Raoul Plus publicado pela Ed. Formatto. Além de dicas mais do que importantes para aqueles que desejam ter uma fecunda vida intelectual, o autor consegue aglutinar de forma esplendorosa a vida espiritual com a intelectual. Na verdade, este é um verdadeiro "manual" para o cristão que dedica-se aos estudos com mais veemência. Recomendadíssimo!!!

"Tanto mais valerá a santidade e o apostolado dos leigos, quanto mais valer a direção que receberem dos sacerdotes" (p. 8)

"O ministério da confissão consiste em restituir a graça à alma, perdida pelo pecado, mediante a absolvição sacramental; o ministério da direção consiste em guiar as almas" (p. 15)

"Pedir menos conselhos e seguir melhor os recebidos, eis uma regra de ouro. Geralmente os penitentes que falam mais, são os que obedecem menos. É no recolhimento da capela, diante do sacrário que se descobre o que é realmente importante dizer na direção. Desse modo a direção se torna objetiva" (p. 75) 

3)  O outro livro é a excelente obra do grande Pe. Júlio Maria de Lombaerde intitulada "O Segredo da Verdadeira Devoção para com a Santíssima Virgem" publicado pelo Serviço de Animação Eucarística Mariana. O Pe. Júlio Maria consegue explicar o Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria de São Luís Maria Grignion de Montfort de maneira magistral. Os exemplos dados, as explicações bem fundamentadas são excelentes. Por isso, aqueles que desejam (ou já são) vivenciar a Escravidão de Amor, devem ler esse belo livro de um sacerdote mariano. 

"Geração de Apóstolos de Maria, levantai-vos! Chegou a hora de mostrardes ao mundo vosso ideal e vossa chama! Levantai-vos e hasteai a bandeira azul das glórias de Maria no alto, bem no alto de vossos sentimentos!... Há mais de dois séculos que Montfort anunciou vossa chegada! O mundo vos espera! A Virgem vos contempla! Jesus vos anima! Já o clarim das novas batalhas vos anuncia o instante supremo... é vossa hora! Sois vós que deveis levantar a fé, a esperança e a caridade! É por vós que a cruz deve triunfar e que o Coração de Jesus deve regenerar o mundo, que está morrendo nas angústias da indiferença e da blasfêmia" (p. 60). 

4)  O dominicano, filósofo e teólogo francês - Antonin-Dalmace Sertillanges, escreveu o magnífico livro "A Vida Intelectual: Seu espírito, suas condições, seus métodos" publicado pela Editora É Realizações. Além de dicas mais do que importantes para aqueles que desejam ter uma fecunda vida intelectual, o autor consegue aglutinar de forma esplendorosa a vida espiritual com a intelectual. Na verdade, este é um verdadeiro "manual" para o cristão que dedica-se aos estudos com mais veemência. Os capítulos comentam sobre a vocação intelectual, as virtudes de um intelectual cristão, a organização da vida, o tempo, o campo, o espírito e a preparação do trabalho, além do trabalhado criador e o trabalhador e o homem. Recomendadíssimo!!!

"A vida de estudo é austera e impõe pesadas obrigações. Ela traz compensações, por sinal, generosas; mas ela exige um investimento à altura de poucos. Os atletas da inteligência, tal como os do esporte, devem prever as privações, os longos treinos e uma tenacidade às vezes sobre-humana. É preciso entregar-se de todo o coração para que a verdade se entregue. A verdade só está a serviço de seus escravos" (p. 22)

"Estudar tanto que não mais se pratique a prece, o recolhimento, que não mais se leia nem a palavra sagrada, nem a dos santos, nem a das grandes almas, tanto que se caia no esquecimento de si mesmo e que, de tão concentrado nos objetos do estudo, se chegue a descuidar do hóspede interior, é um abuso e uma enganação. Supor que assim se progredirá e se produzirá mais equivale a dizer que o rio fluirá melhor se sua fonte secar" (p. 39)

5) Por fim, recomendo o livro "A Cruz do Ressuscitado" escrito por Cassiano Rocha Azevedo e Maria Emmir Oquendo Nogueira publicado pelas Edições Shalom. O texto apresenta explicações concisas e bem objetivas sobre o ícone mais conhecido por "A Cruz de São Damião" ou "Crucifixo de São Francisco", porque foi esta cruz um instrumento de Deus na vida do pobre de Assis que se encontrava na Igreja de São Damião. O livro não adentra de maneira profunda sobre os detalhes do ícone, mas suas informações já são mais do que válidas e edificantes. É impressionante a quantidade e profundidade dos detalhes desse ícone. Muito belo! Uma boa leitura para a Semana Santa! Recomendo.

De um indigno escravo da Cruz e da Virgem Maria 

Nenhum comentário: