terça-feira, 15 de abril de 2014

A Família de Nazaré na pedagogia de Madonna House

Ontem a noite (14/04/2014) tivemos mais um "evento" no Centro de Estudos Bento XVI e confesso um dos que mais me deixou ansioso e desejoso de participar, pois tivemos a presença serena e sempre amigável do Pe. Rodrigo Jovita Ubaldo (Diocese de Caicó) que partilhou um pouco sobre o seguinte tema: A Família de Nazaré na pedagogia de Madonna House. Como um padre associado de Madonna House que é uma comunidade de mulheres e homens (leigos e sacerdotes) que vivem numa família de celibatários consagrados na Igreja Católica - http://www.madonnahouse.org/pt/ - ele sempre será "a voz mais próxima" dos irmãos dessa comunidade que tanto admiro e tenho carinho. 

Foi uma noite muito agradável que contou com a presença de alguns casais amigos, pois a ideia iniciada por mim no Centro de Estudos é de "plantar sementes nos corações" para que sejam cultivadas em outros jardins, ou seja, pessoas que participam de diversos grupos e pastorais que se unem para partilhar sobre determinado tema e a partir daí possibilitar o anúncio, a difusão e o acolhimento dessas partilhas, que deve começar em nossas próprias vidas

De maneira singela e tranquila, como é característica própria do Pe. Rodrigo, nos foi apresentada algumas reflexões importantes sobre a Família de Nazaré, baseada principalmente nos escritos de Catherine Doherty (fundadora de Madonna House) - http://writings.catherinedoherty.org/pt/ - e por sua vez, na experiência daqueles que vivem a espiritualidade de Madonna House, a começar do sacerdote palestrante.

Para alguns que ali estavam, a forma como o tema foi exposto pode ter sido uma surpresa, todavia, uma surpresa que nos faz enxergar que o caminho da santidade se dá principalmente no ordinário do nosso cotidiano. Creio que os amigos que lá estiveram meditaram sobre pontos importantes a serem colocados em prática na igreja doméstica, nos nossos lares. 

Por fim, agradeço imensamente a participação e atenção dos amigos: Cícero e Katiana (RCC Currais Novos), Jô (Germinar), Thomaz Gustavo (que coordena os casais no Germinar junto com sua esposa Thalyta), Vitória, Leonardo e juntamente com minha sobrinha Tatiana (família), Socorro e Denildo (Aliança de Casais com Cristo) e Marcianita (Aliança de Casais com Cristo). Levem a outros "jardins" essa semente do amor.

De um indigno escravo da Cruz e da Virgem Maria
____________

Um dos textos utilizados pelo Pe. Rodrigo na sua exposição publico abaixo:

"Na teologia, tudo o que existe é chamado apropriadamente de criatura de Deus. Seu pano de limpeza é uma criatura de Deus; também sua pá de lixo. Na teologia do trabalho braçal, como explicado por São Bento, lemos: "Trate todas as ferramentas do mosteiro com a mesma reverência com que você cuida dos vasos do altar". Infelizmente, o cidadão comum considera o trabalho braçal como alguma coisa inferior a si próprio. Isto está muito afastado dos princípios da verdade do Evangelho e da dignidade do trabalho braçal. 

Cristo era um carpinteiro, um trabalhador braçal. Isso não "aconteceu" apenas por acaso. Ele escolheu isso. Também não podemos nos esquecer da nossa Mãe, a Abençoada Virgem Maria, uma humilde dona de casa na Palestina, que fazia todos os trabalhos domésticos sem qualquer de nossas modernas facilidades! Assim, para benefício de sua alma, para sua própria saúde, veja no trabalho doméstico e em todo trabalho braçal uma grande dignidade, glorificados e santificados que foram pela Sagrada Família - o próprio Senhor, Nossa Senhora e São José.

Como poderá você restaurar o mundo para Cristo, se você não consegue restaurar um quarto com sua ordem bonita e normal, e mantê-lo dessa maneira? Como poderá você restaurar o mundo para Cristo se você não consegue manter arrumadas suas gavetas e prateleiras e seus quartos?

Sugiro que você faça o sinal da cruz antes de começar. É a hora de Deus, a vassoura de Deus, o chão de Deus. Cabe a você decidir como irá se comportar com relação a isso. Você pode se tornar um santo quando estiver varrendo, porque Deus estará vendo a motivação em seu coração. Que sua tarefa de limpeza seja uma canção e uma prece de amor e reparação" (Catherine Dohery, Graça em todo dia, p. 153) - http://writings.catherinedoherty.org/pt/Catarina-Doherty-Graca-Em-Todo-Dia-PT.pdf
 
 
 
 
 

Nenhum comentário: