terça-feira, 22 de abril de 2014

A experiência da paternidade (VII)

Desde a última terça-feira (15/04) até o feriado de ontem (21/04) estivemos no Rancho São José em família (nesta incluem-se também alguns amigos-irmãos) para vivenciar a grande Semana Santa, que desde a Missa da Santa Ceia na quinta-feira até a noite do Domingo na Solenidade da Páscoa nos foi permitido vivenciar juntos. Além do mais, tivemos nossas partilhas após as refeições, a meditação da via-Sacra na quarta e sexta-feira santa, além de momentos de brincadeiras e muita diversão. Todavia, a postagem de hoje tem o objetivo de partilhar sobre o maior presente que um pai pode dá aos seus filhos: a fé!

Isso mesmo! Durante esses dias fica cada vez mais evidente para mim o quão é importante ensinar aos pequenos "as coisas do alto". Eles observam e aprendem nossa fé através dos gestos, das expressões, dos exemplos, dos testemunhos... Durante a Vigília Pascal, mesmo em meio a inquietação das Marias com as velas (uma chorou porque um pingo da vela derretida caíra no seu pé) e de Pedro José que não dormiu na Missa e ainda queria ficar "cantarolando", criamos as oportunidades para falar e explicar o centro da nossa fé Cristã: a Ressurreição!

As luzes foram acesas; o Glória cantado com entusiasmo; o Aleluia ressurge com o Cristo que vive no meio de nós; as felicitações de Feliz Páscoa; a gravata utilizada pelo pai nessas solenidades; as flores colhidas no jardim para enfeitar a casa; os "bilhetes" escritos e postos sobre a mesa; o banquete oferecido no domingo, com direito a churrasco, dentre outras coisas são "fatos" que possibilitam que eles vivam de forma sã e pura esses mistérios. Obviamente, quando estamos juntos das crianças não podemos esquecer das brincadeiras que são próprias dessa fase e mais do que necessárias. 

O "estar junto" torna-se mais do que sinal de comunhão, isto é, revela-se uma experiência fraterna abençoada pela Trindade, que é a comunhão perfeita por excelência. Nesse sentido, nossos filhos vão aprendendo a respeitar o próxima, inclusive os "mais próximos" que são os seus irmãos de "sangue". Esse aprendizado os forma não só para o convívio familiar, mas para a vida... E eis que Cristo veio para que tivéssemos vida em abundância (Jo 10, 10). Com os pés fincados nesse chão, busquemos ser sal da terra e luz para o mundo! E nessa Páscoa eu posso reafirmar o meu sentimento mais verdadeiro: O Senhor nos ama e nos dá a vida de forma abundante e plena! Deus seja louvado! Ele ressuscitou, verdadeiramente ressuscitou! ALELUIA!!! ALELUIA!!! ALELUIA!!!
 Maria Gabriela (8 anos), Pedro José (9 meses) e Maria Clara (5 anos). A foto no início da postagem é com os três também.
 Prontos para a Vigília Pascal na Matriz de São Francisco em Lagoa Nova/RN
A alegria de brincar... até na chuva!!!

De um indigno escravo da Cruz e da Virgem Maria

Um comentário:

Suília disse...

Lindo exemplo. Cada nova postagem (partilha) nos faz crescer como família. Obrigada. :)