sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Sou fã do Papa Francisco?

Tem sido bastante interessante os primeiros meses (quase um ano) do pontificado do Papa Francisco. Além do período próprio da transição, vamos nos acostumando com o jeito simples e despojado do Papa argentino. Por mais que a mídia comece a ficar "com um pé atrás", pois ele não disse (e obviamente não dirá!) que é a favor do aborto, dos relacionamentos homossexuais, da ordenação das mulheres, dentre tantas outras coisas, observamos que ele ainda está "na moda" e "de bem" com a sociedade de forma geral. Isso se dá principalmente pelas suas características de acolhimento, alegria e despojamento, típicas de um religioso que enquando Bispo na Argentina já agia dessa forma. Penso que uma das palavras que resumem o Papa Francisco seja coerência. 
Mas essa postagem não pretende traçar um perfil do Servo dos servos de Deus, mas apenas lembrar que "o Papa, Bispo de Roma e sucessor de São Pedro, 'é o perpétuo e visível princípio e fundamento da unidade, quer dos Bispos, quer da multidão dos fiéis' Com efeito, o Pontífice Romano, em virtude de seu múnus de Vigário de Cristo e de Pastor de toda a Igreja, possui na Igreja poder pleno, supremo e universal. E ele pode exercer sempre livremente este seu poder" (Catecismo da Igreja Católica, nº. 882).

Tenho lido inúmeros depoimentos, compartilhamentos de fotos e vídeos nas redes sociais, dentre conversas que escuto e participo, um "fenômeno" de "fã-clube" do Papa. Muitos se dizem fãs, pois "este Papa é muito legal. É diferente dos outros. É humilde, é simples. Esse Papa é desenrolado". De acordo com o Dicionário Aurélio, fã é uma "pessoa que tem grande admiração por artistas (de cinema, teatro, televisão) ou figuras populares (campeões esportivos, jogadores de futebol, etc.). / Admirador". Nada contra ser fã do papa, mas enquanto cristãos católicos, não somos meros fãs, somos filhos e servos, e a ele devemos obediência. Mas então, posso dizer que sou fã do Papa? Sim! Sim! Todavia, seja um fã que acompanha e segue seu "ídolo". Prefiro dizer que sou filho e o Papa Francisco, meu pai na fé. Prefiro dizer que sou ovelha e o Papa Francisco, meu Pastor!

Não fiquemos na admiração superficial, mas acolhamos o Papa Francisco como verdadeiro Sucessor de Pedro, como o Sumo Pontífice que atua como ponte entre o povo e seu Senhor. Não sejamos apenas fã, sejamos filhos obedientes e coerentes com as exortações e ensinamentos do Santo Padre. Rezemos por sua vida, seu pontificado, pela Igreja que ele hoje governa. Demos esse presente ao Papa Francisco, isto é, sejamos autênticos cristãos que fazem a vontade de Deus. 

De um indigno escravo da Cruz e da Virgem Maria

Nenhum comentário: