quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

A Igreja é hierárquica

Ontem a noite tive a graça de participar da II Semana de Formação Carismática promovida pela RCC aqui em Currais Novos. A convite do meu amigo e irmão José Ari (Coordenador do Movimento nesta cidade), partilhei um pouco sobre a seguinte afirmação: "A Igreja é hierárquica". Após uma breve pesquisa nos dados revelados pelo Anuário Pontifício 2013 que traz algumas informações interessantes sobre o clero, temos o seguinte: a) consta o nome de Bento XVI duas vezes, sendo como Sumo Pontífice e ao mesmo tempo na página dedicada à Diocese de Roma, como Sumo Pontífice Emérito, b) 1 bilhão e 214 milhões de católicos no mundo (dados de 2011), c) 5.132 bispos, d) 413.418 sacerdotes, e) 41.000 diáconos, f) 55.000 religiosos professos não sacerdotes e 713.000 religiosas professas, g) 120.616 candidatos ao sacerdócio (seminaristas), seja na vida diocesana ou religiosa. Aqui poderíamos citar o número de dioceses espalhadas pelo mundo inteiro, as novas comunidades, dentre tantos outros dados. No entanto, esses números apenas ilustram a necessidade da hierarquia da Igreja.  


O Catecismo da Igreja Católica trata de maneira mais específica nos números 871 a 945 a temática em questão. Nesse sentido, precisamos entender que a hierarquia da Igreja é um verdadeiro instrumento de unidade e ao mesmo tempo de organização (no sentido literal da palavra). Diferentemente do que disse o Pe. Fábio de Melo de maneira equivocada (“Jesus não queria a Igreja, queria o Reino de Deus, mas a Igreja foi o que conseguimos dar a Ele”), Jesus nos deu SIM a Igreja: "O próprio Cristo é a fonte do ministério na Igreja. Instituiu-a, deu-lhe autoridade e missão, orientação e finalidade: Para apascentar e aumentar sempre o Povo de Deus, Cristo Senhor instituiu em sua Igreja uma variedade de ministérios que tendem ao bem de todo o Corpo. Pois os ministros que são revestidos do sagrado poder servem a seus irmãos para que todos os que formam o Povo de Deus... cheguem à salvação" (Catecismo da Igreja Católica, nº. 874) e a instituiu de tal forma que a hierarquia faz parte desta desde o princípio. Vejamos o que nos ensina a doutrina católica no Catecismo: 

"Igualmente, é da natureza sacramental do ministério eclesial que exista um caráter colegial. Efetivamente, desde o início de seu ministério o Senhor Jesus instituiu os Doze, "os germes do Novo Israel e ao mesmo tempo a origem da sagrada hierarquia. Escolhidos conjuntamente, são também enviados conjuntamente, e sua união fraterna estará a serviço da comunhão fraterna de todos os fiéis; esta união será como um reflexo e um testemunho da comunhão das pessoas divinas. Por isso, todo bispo exerce seu ministério dentro do colégio episcopal, em comunhão com o Bispo de Roma, sucessor de São Pedro e chefe do colégio; os presbíteros exercem seu ministério dentro do presbitério da diocese, sob a direção de seu Bispo" (nº. 877). 

A hierarquia está a serviço da Igreja para que esta cumpra a sua finalidade como sacramento universal da salvação (Lumen Gentium, nº. 48). Jesus Cristo rogou ao Pai pela unidade dos cristãos e essa unidade se inicia a partir daqueles que dão testemunho diário dessa vida eclesial: "Como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. Santifico-me por eles para que também eles sejam santificados pela verdade. Não rogo somente por eles, mas também por aqueles que por sua palavra hão de crer em mim. Para que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviaste. Dei-lhes a glória que me deste, para que sejam um, como nós somos um: eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade e o mundo reconheça que me enviaste e os amaste, como amaste a mim" (Jo 17,18-23).


São Paulo também evidencia essa particularidade da Igreja de Cristo, isto é, somos um só, mesmo que dotados de diversos dons e atividades: "Há diversidade de dons, mas um só Espírito. Os ministérios são diversos, mas um só é o Senhor. Há também diversas operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos" (1Cor 12, 4-6).

Engana-se quem entende a hierarquia da Igreja como algo ultrapassado ou desnecessário. Repito: a hierarquia da Igreja é um instrumento de unidade!

De um indigno escravo da Cruz e da Virgem Maria

Nenhum comentário: