quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Partilhas de Madonna House (XIV)

Segue mais uma Partilhas de Madonna House...
_________________

Queridos amigos,

Feliz ano novo !!! Espero que o natal tenha trazido muitas graças a cada um de vocês… E agora depois das festas vamos entrar pouco a pouco no tempo ordinário… Sim, ainda estamos no tempo de natal… Mas a Santa Família teve que fugir de  Belém e depois de viver em exílio ela voltou para Nazaré… E de Nazaré pode algo de bom vir ?  É verdade que Nazaré e tempo ordinário podem se equivaler… Partilhamos com vocês duas estórias que se conectam com o significado da vida em « Nazaré »  para nós de Madonna House. E penso que para nossos amigos também… 


Partilhando estórias de Madonna House

Valei-nos São José


Refletindo sobre a família de Nazaré, um momento vivido em uma das casas de Madonna House subiu ao nível de minha consciência na minha memória. Foi um momento vivido com uma criança de 4 anos que veio nos visitar com sua avó. 


Nós de Madonna House temos uma devoção especial ao Menino Jesus de Praga e praticamente em todas as nossas casas tem uma imagem Dele. Nosso amiguinho logo que chegou aqui em casa viu a estátua do Menino Jesus e ficou muito admirado…  A pergunta saltou dos seus lábios: « quem é este menino ? » De fato,  a estátua era quase do tamanho dele e ela atrai o olhar de muitos dos nossos visitantes. 


Depois de receber a explicação de quem era aquele menino, a criança sorriu e deu um beijo no rosto de Jesus. Foi muito bonito, mas nós temos uma outra estátua perto da porta de de nossa casa… É são José com o menino Jesus nos braços. Nosso amiguinho quando estava se preparando para sair, viu a estátua… Ele olhou para São José e de novo a mesma pergunta brotou : « quem são ?… Nós então dissemos que era o menino Jesus com seu pai. « Não ! Não ! Não ! » A criança ficou brava e com muita raiva começou a chorar e a gritar dizendo na sua linguagem que aquele homem não era bom pai, que ele era violento, que ele era malvado… Imediatamente nós começamos a rezar interiormente e silenciosamente intercedemos pela família do menino. 


Aos poucos ele se acalmou e, antes de ir embora, ele nos deu um beijinho tímido. Sim, ele foi embora deixando no ar a urgência de uma redescoberta da força protetora e corajosa de São José ; uma redescoberta da firmeza e da mansidão de sua paternidade. Valei-nos São José !


“Dever do Momento Presente”


Eu tinha tentado falar com a Jeanny o domingo inteiro… O que eu queria falar com ela? Nada de especial… Simplesmente queria ter um contacto com ela. Jeanny Fox era a diretora geral das leigas consagradas de Madonna House naquele tempo. 


Nos domingos, nossa Missa é de manhã. Eu tentei falar com ela antes da Missa e depois da Missa. Não deu certo… Ele chegou na Igreja com alguém e saiu da Igreja com outra pessoa. Pensei que talvez conseguisse falar com ela antes ou depois do almoço mas o fluxo da vida não nos levou a um encontro. Bem, eu pensei ainda tenho a tarde toda… Nada… Eu telefonei  mas Jeanny estava ocupada no momento… O mesmo antes e depois das vésperas… Na hora do jantar não tinha lugar para mim na mesa de Jeanny… O fim do dia estava se aproximando. Eu ponderei se não for hoje, talvez seja amanhã… 


Chegou a hora de lavar a louça e eu fui enviada para limpar os talheres antes de os colocar no lava-louça. Foi então que eu rezei dando Jeanny para Deus; e ofereci todo aquele dia, especialmente o trabalho que estava fazendo. Naquele momento Jeanny estava passando pela cozinha com duas pessoas « em procissão » atrás dela tentando falar com ela. Silenciosamente eu continuei rezando e fazendo o que era o meu dever do momento. Na porta da cozinha, Jeanny parou. Ela olhou para mim e veio até mim. Ela me deu um abraço e por alguns segundos o tempo parou e eu compreendi. Muitos anos depois eu me pergunto se eu realmente aprendi…
 

Ps : Para aqueles que se interessam, estamos presente na rede social facebook com o nome Madonna Partilhas…

Nenhum comentário: