sábado, 11 de janeiro de 2014

A experiência da paternidade - Parte I

Publicarei algumas postagens sobre minha experiência enquanto pai de família e que ao mesmo tempo se torna filho com os seus filhos. Atualmente, as inúmeras atribuições que nos são confiadas podem se tornar um grande risco para não aproveitarmos como deveríamos as oportunidades de estarmos mais junto dos nossos filhos. Nesse sentido, há 8 anos (desde a concepção da minha primogênita) que eu procuro tornar essa relação a mais bela possível. O adjetivo "belo" não no sentido superficial (apesar de achar nossa família muito linda), mas belo enquanto laços fortes que são perpetuados entre nós. 

Assim, a primeira partilha fala das oportunidades de diversão e brincadeiras que precisamos encontrar para estarmos juntos. O entretenimento é um excelente instrumento para conhecer melhor seus filhos, além de uma oportunidade também de educar, principalmente quando contamos estórias, coisa que gosto muito, e as crianças também.

Mas algum pai pode está lendo essa postagem e se questionando: "Mas eu não tenho tempo!" Será? Qual a sua medida de tempo? Será que você está aguardando aquelas férias que nunca chegam para poder se divertir com sua família? 

O tempo para estar junto acontece diariamente. E mesmo que o tempo seja curto, ele deve ser intenso e verdadeiro. É óbvio que nem sempre a disposição, as preocupações, o trabalho nos permite ter tempo como gostaríamos, todavia, eis o esforço que nos cabe. E ao se esforçar para estar mais junto, fazemos o bem para os nossos filhos e convenhamos, conseguimos dormir mais tranquilo, pois a certeza de participar, de ser um com eles, não dá esse alento. Compartilhei uma imagem publicada no facebook da amiga Aline Rocha (esposa do amigo Rafael Vitola) - casal que possui o excelente blog http://domesticaecclesia.blogspot.com.br/ - uma foto de um pai brincando com seus dois filhos. Além da imagem, me chamou atenção a seguinte frase: "A causa da maior parte dos problemas comportamentais não é a falta de disciplina. Na verdade é a falta de vínculo entre pai e filho" (Dra. Aletha Solter). Pois bem, esse vínculo entre pai e filho precisa ser cultivado, e somos os principais responsáveis por isso.

Abaixo estão algumas fotos minha com meus filhos (Maria Gabriela, Maria Clara e Pedro José - também está na foto meu querido afilhado João Gabriel)

 E a história do Natal foi contada...
 Sob os olhares atentos das crianças...
 Que desde cedo aprender a amar a Deus.
 Ensinando Maria Gabriela a "boiar" na piscina
 Brincamos muito de "tirar o sério"
Seu sorriso me alegra demais
 Meu patrãozinho, se deixar, já quer pular.
 E haja dobrinha hein Pedro?
Dando uma chave de braço no meu pequeno.

De um indigno escravo da Cruz e da Virgem Maria

Nenhum comentário: