sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Partilhas de Madonna House (XIII)


Depois de um período sem postagens, inicio novamente com as sempre belas Partilhas de Madonna House.
_____________

Queridos amigos,

 
Papa Francisco consagrou o mundo ao Coração Imaculado de Maria no dia 13 de Outubro. A estátua original de Nossa Senhora de Fátima foi trazida até a Praça São Pedro para esta ocasião. Este ato do Papa me fez pensar como eu, leiga consagrada na comunidade de Madonna House, vivo a consagração à Nossa Senhora e quais as consequências desta vivência. Então subiu em minha memória algumas estórias…
 
Partilhando estórias de Madonna House
 
A terra treme…
 

Estava dormindo no dormitório feminino dos visitantes em nossa casa mãe no Canadá. Às 5 da manhã acordei com a impressão que a minha cama estava balançando. Olhei para os lustres no teto e eles também estavam balançando. Um tremor de terra! Outras pessoas no dormitório começaram a acordar. O que fazer? Eu era a pessoa designada para ser uma presença da comunidade no dormitório dos visitantes. E agora? Nunca tinha estado em um terremoto na minha vida. Será que deveríamos todas sair para fora? Em segundos peguei o interfone e liguei para a pessoa encarregada de situações de emergência. Douglas me disse que parecia que era um tremor de terra e já estava passando… Não era preciso sair do dormitório. 
 
Então, com a máxima segurança possível na minha voz, disse a todos que estávamos passando por um pequeno tremor de terra e que todos podiam voltar a dormir pois não era nada sério. Em caso de dúvida uma das visitantes pegou o radinho para ouvir as notícias. As outras foram dormir, mesmo porque uma delas já estava bronqueando com aquele barulho todo, pois no seu sono ela nem se deu conta de que era um terremoto que nos tinha acordado. 
 
Tudo isto se passou em poucos minutos… Quando o dormitório voltou ao silêncio e a terra se aquietou, foi aí que eu rezei pedindo a Nossa Senhora e a seu Filho que abençoassem a terra pois era como se em minha oração a terra estava ferida e com raiva. Com toda a simplicidade peguei a garrafinha de água benta e andei pelo dormitório pedindo a benção da Mãe de Deus e louvei o Senhor pela terra e por toda a natureza. Presunção minha? Não sei, mas acho que a terra acolheu a benção pedida. Foi como se esta terra hoje tão violentada ansiasse ser terra consagrada.
 
Faxina
 
Sábado é dia de faxina na Madonna House onde moro atualmente. Fui limpar o chamado « quarto do bispo » -, quer dizer, é nosso quarto 5 estrelas. Nada de luxo, mas para nossa casa é, sem dúvida, o quarto mais confortável. 

Neste Sábado eu tinha uma intenção muito especial e estava intercedendo durante todo o dia por esta intenção. Vi um cantinho no assoalho do quarto que estava especialmente empoeirado. Peguei a vassoura e fui varrer aquele canto justamente atrás da poltrona bem pesada… Não era à toa que aquele canto tinha acumulado poeira pois para chegar até lá tive que puxar a poltrona e fazer algumas contorções para alcançar o dito cantinho… Ótimo, eu pensei !!! Vou oferecer a Nossa Senhora todo este esforço especialmente pela minha intenção daquele dia. Pois é… Justamente quando tinha terminado de limpar o quarto, ouvi como se Nossa Senhora me dissesse: « E se eu quiser usar este pequeno sacrifício por outra intenção? » Certamente um impulso me veio de dizer não e de discutir com ela… Mas logo compreendi que sou chamada a seguir o seu exemplo de FIAT.
 
Pequenos Gestos

Uma das leigas consagradas de Madonna House estava passando uma semana no Poustinia intercedendo pela comunidade e por outras intenções. Aconteceu que um dia desta semana eu estava servindo uma das mesas da sala de jantar em nossa casa mãe. Em um certo momento tive que ir até a cozinha para pegar mais comida para a mesa que eu estava servindo. 
 
Ao entrar na cozinha percebi que a pessoa em questão estava lá pegando um pouco de pão para continuar o seu poustinia. Ao me ver, ela me sorriu e vi no seu rosto a luz serena de quem vive intensamente perto de Deus. O seus olhos passaram de mim para um pano de prato que estava caído no chão por acidente. Ela se abaixou e pegou o pano de prato com um gesto calmo e cheio de atenção… Ela colocou o tal pano no seu lugar onde ele fica pendurado normalmente… 
 

E aí ela olhou de novo para mim. Sei que ela me ensinava que pequenos gestos feitos com amor alcançam uma imensidão e um valor redentor quando unidos com a Mãe de Deus e com próprio Jesus - Deus em Nazaré.

Nenhum comentário: