terça-feira, 28 de maio de 2013

Livros que recomendo (X)

Os últimos livros lidos que recomendo são bem diferentes quanto ao conteúdo e assunto abordados, pois vão desde economia, passando pela poesia até chegar mais propriamente na Cristologia.

Desse modo, refiro-me aos seguintes títulos:

1) Aproveitando a JMJ 2013 que ocorrerá no Rio de Janeiro, li o livro "A Revolução de Deus: discursos para a XX JMJ em Colônia na Alemanhã do Papa emérito Bento XVI, publicado pela Editora Paulinas. Vários discursos foram feitos e publicados, entretanto, uma frase me marcou profundamente e ajudou-me a preparar o discurso para a turma do 4º ano integrado em Alimentos do IFRN - Câmpus Currais Novos que chamava-se "Amor e Revolução". Disse o Papa Bento XVI em 2005: "só dos santos, só de Deus, provém a verdadeira revolução, a mudança decisiva do mundo".

2) Outro livro que gostei bastante e recomendo é "A moralidade do capitalismo: o que os professores não contam" de Tom G. Palmer, publicado pela Editora Peixoto Neto. São vários artigos de autores diversos que tratam sobre a temática da economia de livre mercado, inclusive "desmistificando" alguns paradigmas incutidos em nossa sociedade moderna, que automaticamente torna culpável o livre mercado - o capitalismo - de todas as mazelas atuais.

3) Para deleite da alma, saboreei o presente enviado pelo amigo-irmão e autor Frei Fabiano de Santa Maria do Monte Carmelo, do seu livro "Sazonadas: Poesia" publicado pela Editora Taba Cultural. Belas poesias que evidenciam o multifacetado Antonio Fabiano, ou seja, paraibano, potiguar (cerrocoraense), mineiro, carmelita descalço. Obrigado amigo pela gentileza!

4) Encontrei uma pérola (por dois motivos) em minha biblioteca. O primeiro se dá pelo autor de "O Nordeste e as secas" - Celestino Alves - curraisnovense que tanto encantou e continua encantando com sua poesia o povo sertanejo, principalmente pela sua rara característica de "desenhar" em letras o sertão sofrido e belo que é o nosso Nordeste, o Seridó. O livro fora publicado outrora pela Editora Itiquira. O outro motivo é que este livro foi um presente que ganhei do meu saudoso avó Olavo Dantas Cortez.

5)  Há pouco tempo conheci o escritor André Frossard quando li seu livro intitulado "Grandes pastores" da Ed. Quadrante (já comentei sobre ele por aqui). Assim, consegui adquirir o seu célebre livro "Deus existe - eu o encontrei" publicado pela Editora Record na década de 60, que apresenta seu processo "instantâneo" de conversão. É impressionante o relato desse homem que era ateu, pois foi formado em toda sua infância e juventude pelos princípios comunistas-socialistas (o pai foi um dos fundadores do partido comunista na França). Enfim, um dia o jovem André Frossard encontreu Jesus Sacramentado... e sua vida nunca mais foi a mesma! Excelente leitura!!!

6) Por último, recomendo o livro do médico francês Pierre Barbet intulado "A Paixão de Cristo segundo o cirurgião" publicado pela Editora Loyola. É um livro razoavelmente denso e "maçante" devidos as inúmeras informações técnicas e precisas utilizadas pela autor para descrever a Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. É interessantíssimo a riqueza de detalhes expostas pelo autor, explicando cada minúcia do sofrimento de Jesus Cristo, principalmente através das evidências do Santo Sudário de Turim.

"Mas existirá no mundo algum objeto de meditação mais importante para o homem do que esses sofrimentos em que se materializam duas misteriosas verdades, as únicas que realmente lhe interessam: a Encarnação e a Redenção?"

Boa leitura!!!

De um indigno escravo da Cruz e da Virgem Maria

Nenhum comentário: