sábado, 8 de junho de 2013

Ir. Maria Raquel

No último dia 26 de maio - Solenidade da Santíssima Trindade - tive a graça de participar junto com alguns familiares e amigos da Santa Missa no Instituto Hesed em Fortaleza/CE. Na oportunidade minha prima Patrícia "apagava mais uma velinha", todavia, a nossa maior alegria estava em ver os seus olhos brilharem de tanta alegria!!! Quase 15 dias passaram-se e aquele sorriso lindo e totalmente entregue a Deus passeia em meus pensamentos.

Minha prima Patrícia entrara no Instituto Hesed a uns 3 anos, logo após concluir seu bacharelado em Direito e sua aprovação na prova da OAB. Para muitos, foi uma loucura "largar" tudo... Mas quem disse que não é preciso ser louco para seguir Jesus? São Paulo inspirado por Deus diz: "A linguagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas, para os que foram salvos, para nós, é uma força divina" (1 Cor 1,18). Pois bem, aquela "louca" da Patrícia resolveu deixar tudo para ir ao encontro Dele, aliás, Daquele que é TUDO!!! 

Nesse bendito domingo, minha prima dava seus primeiros passos no Noviciado do Instituto Hesed, ou seja, mais um caminho a percorrer com confiança na misericórdia e providência do Senhor. Como de costume, as religiosas "abandonam" seu nome civil e a partir de então utilizam seu nome religioso. Obviamente que civilmente continuará sendo Patrícia, mas a sua nova vida pede um novo nome (eis um dos significados para a mudança). Assim, para nossa alegria e surpresa, no dia 26 de maio de 2013 eu pronunciei Ir. Maria Raquel do Verbo de Deus da Santa Cruz de Nossa Senhora das Dores

Nome extenso! É bem verdade! Mas sei também que extenso é o amor dessa jovem por Jesus e pela Santíssima Virgem Maria. Assim, gostaria de tratar pormenorizadamente desse nome que muito me falou naquele domingo:

- Raquel que em hebraico é "Rahel" significa ovelha. Era a filha mais jovem de Labão e a esposa de Jacó. Aquela que era estéril, mas que Deus tornou-a fecunda (Gn 30,22-23), dando-lhe a graça de ter um filho, chamado José. Aqui deparo-me com a verdadeira conversão que Deus permitira no coração de uma jovem chamada Patrícia. A esterilidade de sua alma não estava na sua natureza, mas na dificuldade até então existente para encontrá-Lo, para aprender a amá-Lo. Um dia Deus a tocou e tudo se fez novo! Patrícia tornou-se Raquel, que tem fecundado muitos corações jovens com seu exemplo e despojamento.

- do Verbo de Deus: Como imaginar seu nome sem antes pensar no Pão Vivo descido do Céu? Jesus Sacramentado foi, é e continuará sendo seu Esposo Diletíssimo. É Nele que encontrara as delícias jamais oferecidas pelo mundo. E o verbo se fez carne e habitou entre nós!!! Ele habitou em você de forma tão bela que o sua voz confunde-se na Dele. Aliás, o seu coração de esposa e filha é todo Dele... No Verbo de Deus nos encontraremos até a eternidade!

- da Santa Cruz: Ah, bendita árvore da Vida!!! Quão preciosa és para nós!!! São poucos os escolhidos para contemplar mais de perto as agruras do Filho de Deus Crucificado. Na Cruz o Esposa nos revela de forma esplêndida o verdadeiro leito nupcial dos esposos. Como nos ensina Catherine Doherty: "O outro lado está vazio e é meu!" Ir. Raquel entendeu que a sombra da Santa Cruz é fecunda e doce. O gosto amargo da dor é sobreposto pela alegria de ser toda do Senhor. Na Cruz contemplas profundamente o Verbo de Deus que se fez homem e por amor foi até o fim. 

- de Nossa Senhora das Dores: Haveria outra forma de contemplar a Santíssima Virgem Maria tendo em vista sua caminhada? Maria, a mulher provada na dor, nos convida e sustenta para estarmos sempre ao lado do Verbo de Deus na Santa Cruz. Minha querida Ir. Raquel percebeu que o Coração Imaculada da Virgem Santa fora também atravessado devido aos sofrimentos do seu Divino Filho. E que esse Coração de Mãe precisa ser amado. Lembro-me de uma jaculatória ensinada pelo grande Apostólo da Eucaristia - São Pedro Julião Eymard: "Santa Mãe, dá-me isto: trazer as chagas de Cristo gravadas no coração!". Que a Virgem Maria lhe ensine a reparar o Coração Sagrado de Jesus.


Creio que a foto acima, especialmente a "cena simbolizada no canto superior esquerdo" deixa bem claro o porquê desse seu nome. És uma filha e serva que está no Calvário aos pés de Jesus junto da Santíssima Mãe.!

Por fim, peço diariamente a Deus que a mantenha firme, perseverante e fiel ao chamado Dele mesmo a senhora. Creia que estaremos sempre unidos no Altar do Senhor. Nesse domingo (26 de maio) um filme passou em minha cabeça... E me deu vontade de chorar... De tanta alegria que não cabia no meu peito! Na senhora eu vi, eu senti, eu presenciei, que o amor de Deus tem reinado de forma majestosa!!!

Te amo muito! Demais...

De um indigno escravo da Cruz e da Virgem Maria

Nenhum comentário: