terça-feira, 23 de abril de 2013

"Os ideólogos falsificam o Evangelho"

Atualmente, as ideologias são predominantes em nossa sociedade, especialmente nos ditos meios intelectuais. Busca-se, compra-se, vende-se e empresta-se ideologia... Ledo engano, quando esta não está fundamentada na Verdade que é Cristo Jesus. Segue a belíssima e forte homilia do Papa Francisco, com alguns comentários postados pela Rádio Vaticana. Como citei no facebook, para o bom entendedor, meia palavra basta!

A conversão de São Paulo e o discurso de Jesus na sinagoga de Cafarnaum são as leituras bíblicas do dia, no centro da homilia do Papa, toda ela focalizada em Jesus que fala: fala a Saulo que o persegue, fala com Ananias, chamado para acolher Saulo, e fala também aos doutores da lei, dizendo que quem não come sua carne e não bebe o seu sangue não será salvo. A voz de Jesus - disse o Papa - "passa pela nossa mente e vai ao coração. Por que Jesus procura a nossa conversão". Paulo e Ananias respondem com perplexidade, mas com o coração aberto. Os doutores da lei respondem de outro modo, discutindo entre si e contestando duramente as palavras de Jesus:

“Paulo e Ananias respondem como os grandes da história da salvação, como Jeremias, Isaías. Também Moisés teve as suas dificuldades: "Mas, Senhor, eu não sei falar, como irei ter com os egípcios para lhes dizer isso? '. E Maria: "Mas, Senhor, eu não estou casada!". E’ a resposta da humildade, daquele que acolhe a Palavra de Deus com o coração. Os doutores, pelo contrário, respondem apenas com a cabeça. Não sabem que a Palavra de Deus deve ir ao coração, não sabem de conversão".

O Papa explica quem são aqueles que respondem apenas com a cabeça:

"São os grandes ideólogos. A Palavra de Jesus vai ao coração porque é Palavra de amor, é palavra bela e traz o amor, nos faz amar. Estes cortam o caminho do amor: os ideólogos. E também o da beleza. E se puseram a discutir fortemente entre si: "como pode este homem dar-nos a sua carne para comer?'. Tudo um problema de intelecto! E quando entra a ideologia, na Igreja, quando entra a ideologia na inteligência do Evangelho, não se percebe nada".

São aqueles que percorrem somente "a estrada do dever": é o moralismo daqueles que pretendem realizar do Evangelho apenas o que eles entenderam com a cabeça. Não estão "no caminho da conversão, daquela conversão à qual Jesus nos convida".

“E estes, na estrada do dever, carregam tudo sobre os ombros dos fiéis. Os ideólogos falsificam o Evangelho. Qualquer interpretação ideológica, venha ela donde vier - de um lado e do outro - é uma falsificação do Evangelho. E estes ideólogos - como vimos na história da Igreja - acabam por ser, se tornam, intelectuais sem talento, eticistas sem bondade. E de beleza nem falemos, porque não percebem nada”.

"Pelo contrário, a estrada do amor, a estrada do Evangelho - recorda o Papa - é simples: é a estrada que os santos entenderam":

"Os santos são aqueles que levam a Igreja para a frente! O caminho da conversão, o caminho da humildade, do amor, do coração, o caminho da beleza ... Rezemos hoje ao Senhor pela Igreja: que o Senhor a livre de qualquer interpretação ideológica e abra o coração da Igreja, da nossa Mãe Igreja, ao Evangelho simples, àquele Evangelho puro que nos fala de amor, que traz o amor, e é tão bonito! E também nos faz bonitos a nós, com a beleza da santidade. Rezemos hoje pela Igreja".

Nenhum comentário: