quinta-feira, 14 de março de 2013

Habemus Papam: Papa Francisco

Como muitos amigos podem imaginar, durante esses dias de Conclave, um misto de emoções tomam conta de mim, todavia, a esperança e confiança em Deus é maior. A certeza de que Deus direciona, orienta e conduz a Igreja é algo perene em meu coração. Nesse sentido, o dia 13 de março de 2013 foi um dia histórico e especial para todos nós católicos. A agonia que me inquietava (pois no horário do anúncio do Papa Francisco, eu estava numa reunião!!!! Pense numa impaciência!!!!) levou-me a refletir por alguns instantes esses sentimentos de amor e fidelidade a Esposa de Cristo - a Igreja Católica. Muito me alegra em saber que diversos irmãos espalhados pelo mundo todo sentem esse amor e emoção (não falo aqui de mera euforia, mas de um sentimento nobre e filial).

Escutar o nome Jorge Mario Bergoglio: Papa Francisco (1º Papa latino-americano, um argentino, nome "inédito" na lista dos papas) foi um tanto quanto surpreendente. Estávamos diante do 267º sumo pontífice da história da Igreja de Cristo. Creio que essa surpresa deu-se principalmente pelo fato de não conhecê-lo nem nunca ter lido algo sobre o mesmo. Entretanto, eu me alegrei imensamente por termos um Papa!!! Um jesuíta, um argentino, um cristão católico, um Pastor, um Romano Pontífice, um missionário, um homem simples e humilde! Que São Francisco de Assis e São Francisco Xavier sejam os grandes intercessores deste pontificado!!!

Assistindo hoje a tarde a homilia de Sua Santidade o Papa Francisco na Missa celebrada juntamente com os cardeais na Capela Sistina, seu jeito de pregar me chamou atenção. Ele olhou nos olhos daqueles seus irmãos bispos, ele falou aquilo que precisava ser dito e ouvido por todos nós:

"Quando professamos um Cristo sem cruz não somos discípulos do Senhor, somos mundanos, somos bispos, padres, cardeais, Papas, mas não discípulos do Senhor".

Não seria essa uma afirmação quaresmal e própria para nossa preparação rumo a Semana Santa? Não seria esse direcionamento principal - a Cruz - que precisamos realmente buscar?

Por fim, disse o Papa Francisco a toda a Igreja sem titubear: "edificar a Igreja sobre o sangue do Senhor, derramado na cruz, e confessar a única glória, Cristo crucificado: assim a Igreja avançará".

Confesso que aos poucos estou aprendendo a amá-lo ainda mais, e desde já minhas humildes orações suplicam a Deus para que seu pontificado seja fecundo e conforme a vontade do Senhor. Que a Virgem Maria o conceda a graça de ser todo de Deus, sendo todo Dela.


 De um indigno escravo da Cruz e da Virgem Maria

4 comentários:

Laiane das Graças disse...

Sabe que este tabém foi o meu sentimento diante da notícia!? Compartilho da sua agonia na hora do anúncio, estava em uma sala sem computador e televisão, quase piro! rsrsr... Mas como é bom confiar e ter a certeza que tudo é conforme vontade de Deus! A igreja, mais uma vez, mostrou que não está sob os comandos deste mundo, muito menos da nossa vontade. O Santo Padre já é amado mesmo sem ainda não o conhecermos profundamente, já estou ansiosa para lêr as suas encíclicas e homilias!! Esse foi o meu melhor aniversário!! rsrsr =D

Vitoria Oliveira disse...

Belas palavras amigo , e quanta emoção eu sentir ao ouvi o Cardial falar , Habemus Papam , não poderei deixar de lembrar de você , e ate mesmo esperar essa partilha aqui , Francisco , foi só ouvi esse nome e o arrepio tomar conta de mim , a certeza no coração , de que a vontade de Deus tinha sido feita , Irmão como eu amo a igreja Católica , Na hora eu estava trabalhando , viram a minha impaciência e mandaram eu ir lá para a sala de espera assistir , mãos tremulas , coração a mil , mas que sensação boa foi ver que nosso Pastor tinha sido escolhido por Deus . Por fim estejamos sempre em oração pela nossa igreja e pelo nosso Pastor , não poderei deixar de citar ele nosso Emérito Papa Bento XIV rezemos também por ele abraço .

Suília disse...

Amém

Anônimo disse...

Eu estava muito ansiosa com o Conclave, cheguei até a sonhar que estava no Vaticano participando (risos)... Deus é muito maravilhoso, nunca tive dúvida disso e nos deu o Papa do Seu coração!
Em Jeremias 3, 15 o Senhor nos diz: "Dar-vos-ei pastores de acordo com o Meu projeto. Eles governarão com clarividência e sabedoria."
Gosto muito de visitar aqui o blog, é uma verdadeira escola de catequese, aprendo muito! :)
Deus o abençoe!
Soraia Camila - Blog Venha ser Feliz -