quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

A Escolha: tudo pertence a Deus

No último sábado, dia 24/11, a Renovação Carismática Católica de Currais Novos se reuniu junto com o Neo Coordenador Diocesano e o Neo Coordenador Estadual da RCC, Geraldinho e Condinho, respectivamente, para juntos rezarmos e vivermos um importante momento para este movimento nos próximos dois anos. Era o encontro para oração e eleição da Coordenação da RCC/CN para o biênio 2013/2014. 

Como esperávamos, o ambiente em nossa sede era fraterno e acolhedor. Após a oração na capela e a leitura das diretrizes da RCC para a escolha de seus coordenadores, iniciamos o processo. Após a primeira consulta, secreta, três nomes foram indicados para a função de coordenador local: Gilvan (Coordenador do Grupo de Santos Reis), Cícero Marciel (Atual Coordenador da cidade) e eu (José Ari) - Coordenador do Grupo de São Francisco.
Passamos para o segundo momento da escolha, também secreta. Os 19 eleitores presentes puderam viver um forte instante de emoção. A cada voto “revelado” aumentava a ansiedade para a definição do coordenador. Por propósito de Deus, a definição aconteceu no último voto. Empatados, Cícero e eu aguardamos atenciosamente a leitura deste. Como nem sempre conseguimos entender o que Deus nos prepara, por uma diferença mínima, fui escolhido para a missão de pastorear a RCC de Currais Novos nos próximos dois anos.


Todo o processo vivido me fez lembrar um episódio bíblico narrado no I Livro dos Reis, no Capítulo 19: Elias, o grande profeta, estende o manto sobre Eliseu. Este gesto era característico da escolha. Mas Eliseu não era profeta, era um simples lavrador. O que algumas histórias da Bíblia ensinam é que Deus tem desígnios diversos e por vezes desconhecidos de todos nós para a escolha. No entanto, não se pode fugir do chamado. O Deus que chama, ama e sempre estará conosco. Eliseu foi coberto por um manto dado por Elias. Hoje somos cobertos pelo Amor de Deus. Cristo nos escolhe porque tudo pertence a Ele.


Expresso a minha alegria pela forma como tudo aconteceu. Estávamos unidos em oração, como estavam os Apóstolos e Nossa Senhora no Cenáculo no dia de Pentecostes. O momento não permitia distração. A bandeira da RCC foi colocada no centro da sala, e muito mais que isto: era a unidade, marca forte da Igreja de Cristo, que estava acentuada. Certamente o processo de escolha nos fez crescer enquanto movimento eclesial. Parabenizo a todos os que fazem a Renovação Carismática de Currais Novos, em especial ao meu amigo Cícero Marciel, que como um filho obediente a Deus, acolheu e acolhe a todos sem distinção, e durante este período de pastoreio tem sido fiel ao que o Espírito Santo o ordena. Agradeço a Danilo Cortez pelo espaço dado neste blog cristão católico e, sobretudo agradeço pela sincera amizade.

Quero concluir esse relato dizendo que sou grato a Deus pelo olhar misericordioso que Ele tem por mim, agradecer a Cristo porque recebo muitas graças no Seu Nome Santo, ao Espírito Santo pelos carismas e dons gratuitos que recebo. Agradeço e louvo a este Deus UNO e TRINO que conheci e amo através da Santa Igreja Católica. Deus honra minha fé! Paz e Bem pra todos(as)!

José Ari de Oliveira

Ao servo de Deus não deve desagradar, senão o pecado”. (São Francisco de Assis)

Nenhum comentário: