quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Ó pia batismal

O dia 31 de outubro é sempre um dia muito especial em minha vida, pois nesta data celebro não o dia do meu nascimento "natural" (06 de outubro), mas o dia em que fui inserido no Corpo Místico de Cristo - a Igreja Católica Apostólica Romana. No parágrafo 1213 do Catecismo da Igreja Católica, temos: "O santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito (“vitae spiritualis janua”) e a porta que abre o acesso aos demais sacramentos. Pelo Batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-os membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão: “Baptismus está sacramentum regenerationis per aquam in verbo O Batismo é o sacramento da regeneração pela água na Palavra”.

Como então não agradecer a Deus por tão grande graça em minha vida? Hoje de forma particular, comemoro 30 anos em que essa "porta da vida no Espírito" me foi aberta por Deus através dos meus pais e padrinhos. Creio que nós cristãos católicos batizados deveríamos zelar um pouco mais não apenas essa data específica, como aprendi a alguns anos em Madonna House pelo exemplo de Elizabeth, mas com o verdadeiro significado do sacramento do Batismo. Urge observarmos mais atentamente a voz de Deus e da Igreja naquilo que se relaciona com a nossa fé. 

Durante esse Ano da Fé instituído pelo Santo Padre o Papa Bento XVI, o sacramento do Batismo tem um significado ainda mais relevante, tendo em vista que a experiência nos demais sacramentos e na vida comunitária e eclesial depende do Batismo. Afinal, como estou me comportando como filho de Deus, como batizado? Eis uma pergunta que deveria ser feita em alguns momentos por todos nós. 

Uma das ações indulgenciadas nesse Ano da Fé promulgado pelo Papa Bento XVI é a visita piedosa ao batistério em que foi batizado, conforme decreto tornado público no dia 05 de outubro de 2012: "d) um dia, livremente escolhido, durante o Ano da Fé, para a visita piedosa do batistério ou de outro local em que tenham recebido o sacramento do Batismo, desde que renovem as suas promessas batismais em qualquer fórmula legítima".

Desse modo, fui cedinho a Santa Missa e logo após, fiquei por alguns instantes junto a pia batismal da Matriz de Sant´Ana de Currais Novos, lugar que Deus escolheu para me tornar cristão! Fiz as minhas orações, agradeci por diversas vezes, rezei pelas intenções do Santo Padre e por fim recitei uma fórmula renovando minhas promessas batismais. A intenção de lucrar a indulgência plenária foi secundária, até mesmo porque como Escravo de Amor, se Deus permitiu que eu a recebesse, esta fora depositada integralmente nas mãos de Nossa Senhora para que Ela disponha da maneira que lhe aprouver. Nesse sentido, a Ela continuo depositando toda minha confiança para que os próximos "aniversários de batismo" eu possa sempre estar junto do Bom Pastor.

Finalmente, rogo ao meu Anjo da Guarda que continue a me proteger, bem como agradeço a Deus por meus pais: Maria Iaponira e José Milton; meu irmão Leonardo; meus padrinhos: Paulo Pinheiro e Maria Coeli; e ao Mons. Ausônio, que foram instrumentos do amor de Deus para um pequenino que certamente recebia naquele bendito 31/10/1982, o doce e suave beijo de Deus.

Ó pia batismal
Que resistes ao tempo
Ao esquecimento de tantos
Às indiferenças juvenis

Ó pia batismal
Sepulcro do homem velho
Detestável pela Maldade
Manjedoura do homem novo

Ó pia batismal 
Que na sua brancura recebera
A água benfazeja derramada
Sobre minha cabeça ainda tão delicada

Ó pia batismal
Rio Jordão do meu sertão
Quisera eu sempre lembrar-te
E guardar-te eternamente em meu coração

Ó pia batismal
Louvado seja Deus por tua existência
Dando-me a graça de existir
E ser com Ele quem sou

De um indigno escravo da Cruz e da Virgem Maria

Nenhum comentário: