quarta-feira, 5 de setembro de 2012

O importante é não desistir

Mais uma vez minha filha Maria Gabriela me surpreende com suas ações e principalmente por sua determinação! A minha pequena de quase 7 anos está naquela fase de "arrancar" seus dentes "de leite". No último domingo sua avó Ana fez o serviço, isto é, prendeu um pedaço de fio dental no dente e... Ai!!!! Doeu demais vó!!!! Chorou, ficou aperriada quando viu sangue, etc.! Só que outro dente também amoleceu! E agora? Novamente a experiência com a avó??? Ela insistia que nunca mais! Todavia, sua amiguinha de sala - Marina - lhe ensinou uma "tática fantástica" para tirar o dente sem doer. Vejam só as coisas de crianças... Disse Marina:

"Gabriela, você fique assistindo televisão e ao mesmo tempo amoleça seu dente contando até 100 por quatro vezes (penso que a contagem até 100 seja porque elas só chegaram até aí na escola!). Minha filha achou complicado fazer isso sozinha - amolecer o dente e contar - então sobrou para a prima Tatiana, que não pôde ajudá-la como gostaria, até que o pai teve que começar a contagem!!! 1.2.3.4.5.6... 100! 1.2.3.4.5... Confesso que na segunda centena ela resolveu ir deitar, pois já eram 22:30hs e todo mundo estava com sono. 

Mas crianças realmente nos ensina bastante. Depois de segurar sua pequena e suada mão, de observar que seu coraçãozinho batia muito forte e de encorajá-la diversas vezes, percebi que minha filha estava com receio de não ser corajosa o suficiente para chegar ao seu principal objetivo daquela terça-feira. Fiquei com muita pena de vê-la triste e chorando por não ter conseguido... Obviamente não queria forçá-la a nada, mas enfatizei que ela continuava sendo minha filha amada, corajosa, forte e muito inteligente. 

Na rede eu colocava Maria Clara (a filha mais nova) para dormir e em alguns instantes escutei uma sorriso tremendo, gritos de alegria que talvez tenham acordado os vizinhos... Isso mesmo caro(a) leitor(a), Maria Gabriela conseguiu "arrancar" seu dente sozinha! Assim, alguém pode está se perguntando ou afirmando ao ler essa postagem: E o que isso tem a ver? Coisa tão normal de acontecer! 

Realmente essas situações são normais, entretanto, a forma como encaramos faz toda a diferença. Quando Gabriela entrou no quarto para falar de sua façanha vocês não imaginam a alegria dela e o sorriso lindo que me era apresentado (se bem que com duas "janelinhas" na boca). Ademais, ela deu um beijo na minha testa para se despedir, pois já iria dormir e disse a seguinte frase: "Papai, o importante é nunca desistir!".

Meu Deus, como sou tão adulto para entender seus ensinamentos... Fui dormir pedindo ao Senhor que me desse apenas um coração de criança, pois assim nunca desistirei de torná-Lo amado e de buscá-Lo incessantemente! Que a Virgem Maria nos ensine a sermos pequenos, confiantes e simples diante do amor de Deus por nós!

*A foto acima foi do último domingo, logo após a avó ter tirado o dente. Fiquei tão emocionado com a emoção dela que nem lembrei de registrar o fato de ontem com uma foto, mas deixo essa postagem para registrar minha gratidão a Deus por aprender tanto com os pequenos detalhes da vida.

De um indigno escravo da Cruz e da Virgem Maria

Um comentário:

Camila disse...

É preciso ser violento de coração e enfrentar nossos medos. Lembrei muito da minha infância lendo isso, porque eu mesma arrancava meus próprios dentes, talvez daí tenha surgido a vontade de ser odontóloga. Gabriela é sem dúvida um toque de Deus na vida de cada um de nós, nos relembrando a grandeza de ser puro de coração.

Parabéns, Gabriela, muita coragem para vencer os desafios, estamos orgulhosos de você!