sábado, 8 de setembro de 2012

Natividade de Nossa Senhora

Hoje (08 de setembro) celebramos a Festa da Natividade de Nossa Senhora, isto é, do nascimento da Virgem Maria. Assim como comemoramos o dia do nosso nascimento, a Igreja desde os primeiros séculos nos convida a glorificarmos a Deus por nos ter agraciado com tão terna Mãe. No hino das Laudes, duas estrofes trago para ilustrar essa festa: "Hoje é o teu dia: nasceste; vieste sem mancha à luz: com teu natal tu nos deste o do teu Filho Jesus / Em ti celeste e terrena, o nosso olhar se compraz, Rainha santa e serena, que a todos trazes a paz"

Na antífona do Cântico Evangélico ainda das Laudes, exclamamos: "Vosso natal, ó Mãe de Deus, alegrou o mundo inteiro: de vós nasceu o Sol da justiça, Jesus Cristo, nosso Deus, que nos trouxe a grande bênção; dissolvendo a maldição e humilhando a própria morte, deu-nos vida sempiterna".

Assim, essa data não deve passar despercebido por nós cristãos católicos que amamos Nossa Senhora. Comemoremos e rendamos louvores a Deus por ter escolhido o Vaso Honorífico que se chama Maria de Nazaré. De maneira particular, expressa-se São Pedro Damião no Segundo Sermão sobre a Natividade de Nossa Senhora:

"Hoje é o dia em que Deus começa a pôr em prática o seu plano eterno, pois era necessário que se construísse a casa, antes que o Rei descesse para habitá-la. Casa linda, porque, se a Sabedoria constrói uma casa com sete colunas trabalhadas, este palácio de Maria está alicerçado nos sete dons do Espírito Santo. Salomão celebrou de modo soleníssimo a inauguração de um templo de pedra. Como celebraremos o nascimento de Maria, tempo do Verbo encarnado? Naquele dia a glória de Deus desceu sobre o tempo de Jerusalém sob forma de nuvem, que o obscureceu. O Senhor que faz brilhar o sol nos céus, para a sua morada entre nós escolheu a obscuridade (1 Rs 8,10-12), disse Salomão na sua oração a Deus. Este mesmo templo estará repleto pelo próprio Deus, que vem para ser a luz dos povos".

Catherine Doherty diz que "tudo que nos acontece, espiritualmente, tudo nos ajuda a crescer, nos conduzirá mais perto de Deus, se dissermos Sim". Nossa Senhora pronunciou o "Sim" mais esperado da história da humanidade. Por isso, somos gratos a Deus pelo nascimento da pequenina Maria e a Maria pelo seu amor incondicional a seu Filho Jesus, tornando-se a colaboradora mais do que especial no projeto de Deus para nós, isto é, a nossa salvação.

Nossa Senhora criança, rogai por nós! São Joaquim e Sant´Ana, intercedei por nós!

De um indigno escravo da Cruz e da Virgem Maria

*As fotos abaixo foram tiradas na Igreja de Sant´Ana em Jerusalém, lugar onde há uma profunda devoção ao nascimento de Nossa Senhora






Nenhum comentário: