segunda-feira, 3 de setembro de 2012

A mártir das mártires

Ontem escutei uma expressão que me chamou muita atenção e até o presente momento não consigo esquecê-la. Diz o seguinte: "O coração da Virgem Maria foi muito agredido pelas dores do seu filho Jesus Cristo". Confesso que passei vários minutos "mastigando" essa expressão e colocando-se no lugar de Nossa Senhora e da minha amiga que falava para que o meu coração entendesse realmente aquilo que estava sendo pronunciado.

Obviamente, compreendi perfeitamente o sentido daquelas palavras, isto é, que o Coração Imaculado de Nossa Senhora sofreu demais por ver tamanha dor que sentiu seu filho na Sua gloriosa Paixão. Vale salientar que a Virgem Maria é considerada a mártir dos mártires, a mártir por excelência, pois "a violência da dor penetrou em tua alma e nós te proclamamos, com justiça, mais do que mártir, porque a compaixão ultrapassou a dor da paixão corporal" (São Bernardo, séc. XII). 


Assim, agradeci imensamente a Deus por nos tornar filhos de tão amada Mãe. Entretanto, a palavra "agressão" soou muito forte e por que não dizer estranho em meus ouvidos... Sabemos que a Virgem Maria não foi agredida fisicamente ou moralmente (falo de uma agressão direta a mesma!), todavia, o sofrimento do seu Filho tornava-se também seu. Costumo pensar que as dores e Paixão de Jesus foram o ápice da profecia de Simeão quando outrora lhe dissera que uma espada traspassaria tua alma (Lc 2, 35). Na verdade, as dores do seu Filho Jesus "jorravam" abundantemente o amor de Deus sobre a humanidade, a começar pela Virgem Maria. Nesse sentido, as dores de Jesus revelavam o amor infinito do Senhor ao passo que a aflição e o sofrimento maternal Dela só revelava o mesmo amor recebido gratuitamente. Vejam que encontro de "amores" ocorrem na Paixão de Jesus, principalmente quando meditamos a quarta estação da Via-Sacra que trata do encontro de Nosso Senhor com Nossa Senhora.

Ademais, creio que a "agressão" sofrida pela Virgem Maria ocorre quando recusamos as graças de Deus que por Ela passam; quando nos comportamos como filhos "sem" Mãe; quando ferimos o Coração Imaculado que tanto amou e ama; quando decididamente dizemos não ao amor de Deus. 

Que a intercessão da Virgem Dolorosa, que celebraremos logo mais no dia 15 de setembro, nos alcance e nos faça mais filhos.

De um indigno escravo da Cruz e da Virgem Maria

Um comentário:

laiane disse...

Nossa Senhora nos ensine de fato a ter um coração de filho e filha de Deus! Ela sem dúvida saberá nos ensinar o caminho do sagrado coração de Jesus!