sábado, 1 de setembro de 2012

Partilhas de Madonna House (IX)

Segue mais uma "Partilhas de Madonna House". Diria que uma das mais significantes para mim e para todos aqueles que fazem parte da história do Pe. Rodrigo, que atualmente, mais do que nunca, tornou-se um "pedacinho" de Madonna House entre nós. Muito obrigado Pe. Tom e Elisabeth (aos quais saúdo toda a comunidade Madonna House!) por tudo!
_________________


Queridos amigos,

Elisabeth Bassarear e Pe. Tom Tolentino que viveram muitos anos na nossa casa em Natal voltaram ao Brasil durante o mês de Julho para estarem presentes na ordenação de Pe. Rodrigo na diocese de Caicó no Rio Grande do Norte. Pe. Rodrigo tornou-se padre associado de Madonna House e recebeu a cruz de Madonna House alguns dias depois de sua ordenação. A Elisabeth escreveu uma carta para os membros de Madonna House que viveram no Brasil e partilhamos com vocês alguns segmentos desta carta…

« A viagem foi uma alegria do começo ao fim. De novo eu fui carregada pelo amor e pela generosidade de todos. Havia mais de 15 pessoas no aeroporto de Natal para nos encontrar (Pe. Tom e eu) e esta foi a primeira surpresa. Seguimos do aeroporto para o túmulo de Dom Nivaldo onde nos recolhemos e rezamos. Este foi o começo de vários dias cheios de re-encontros. Houve tantos momentos preciosos nos encontros com amigos tão queridos, nas conversas, nas partilhas das nossas vidas no momento atual. Foi um privilégio e uma benção.

Nós (Pe.Tom e eu) pegamos uma carona para Caicó na sexta-feira, 13 de Julho, com as irmãs do Bom Pastor. Lá em Caicó nós encontramos muitas vêzes com o pessoal do grupo de jovens « Germinar ». Cinco outros jovens foram ordenados padre juntamente com Rodrigo. Os dois que eu encontrei me pareceram rapazes dedicados e cheios de zêlo. Eu fiquei muito impressionada pela grande quantidade de padres jovens presentes na ordenação e havia muito poucos padres mais velhos.

Na segunda-feira, 16 de Julho, foi a primeira Missa de Pe. Rodrigo. Ele esteve bem ocupado no fim de semana concelebrando nas primeiras Missas dos outros padres ordenados com ele. Todos foram na primeira Missa uns dos outros.

No fim da primeira Missa de Pe. Rodrigo, Danilo (do grupo “Germinar”) fez um pequeno discurso no qual ele falou sobre a vocação de Pe. Rodrigo, incluindo o fato de ele ter feito parte do grupo “Germinar” e aí Danilo falou da relação deste grupo com Madonna House mencionando o desejo deles todos de viver a espiritualidade de Madonna House: “fazer bem as pequenas coisas por amor de Deus e amar Cristo no próximo”.


Na manhã seguinte nós todos nos encontramos às 8 horas da manhã na pequena capela da escola das Irmãs do Amor Divino. A maioria da família de Rodrigo estava lá com alguns seminaristas, alguns padres e os amigos do grupo « Germinar ». Nós rezamos laudes e depois o Pe. Tom se levantou e deu uma explicação sobre as promessas, nossos padres associados, o pequeno mandato. E então, é claro, Pe. Rodrigo fez as promessas e recebeu a cruz de Madonna House. Que ele encontre amor e paz vivendo esta cruz.

Do começo ao fim desta viagem eu senti uma paz no meu coração, simplesmente um silêncio interior dado por Deus. Refletindo sobre esta paz interior no meu coração em meio aos encontros com nossos amigos, a única palavra que me resta é graça… Graça imensa e cheia de quietude – presente dado por Deus e na qual vivemos… »

Partilhando estórias da Catarina
Os sacerdotes merecem nosso maior respeito. Eis um ser humano igual a você ou a mim. Só que ele é um ser humano especial, alguém diante do qual podemos nos ajoelhar e ter nossos pecados apagados. Ele é alguém que pode nos dar o Corpo e o Sangue de Cristo, para que possamos ter a vida que nunca se acaba.

A forma de tratarmos um padre é com respeitosa informalidade e a ênfase está na palavra respeitosa. Lembro-me de uma vez em que um padre veio a Madonna House e ele estava muito bêbado, de modo que o coloquei numa cama para "curar a bebedeira". Pela manhã trouxe-lhe café. Ele estava um pouco “perdido” e com olhos vermelhos, mas eu me ajoelhei ao lado de sua cama e pedi-lhe que me abençoasse. Ele olhou-me e disse, "Você percebe quem eu sou e o que fiz? Você percebe que sou um vagabundo?" Eu respondi, "Sim, mas o senhor é também um padre e eu estou pedindo-lhe a benção, porque é a bênção de Cristo!" Ele abençoou-me e depois começou a chorar.

Assim, lembre-se, que os sacerdotes são um dom de Deus e nós devemos tratá-los com generosidade, gentileza e delicadeza e tornar a vida simples para eles, não complicada. Acima de tudo, devemos rezar por eles porque sua vocação é dura e difícil. Eles dependem muito de nossas orações.

Quando eu tinha dez anos, minha família viajou de férias para a Polônia. Eu estava passeando pela rua quando, subitamente, avistei caído no meio da lama o padre da aldeia. Ora, desde criancinha eu tinha sido ensinada a amar e reverenciar os sacerdotes e aquilo quase despedaçou meu pequeno coração! Corri para casa chamando minha mãe e disse, "Lá está o Monsenhor, bêbado, bêbado, bêbado! O padre está bêbado!" Mamãe olhou-me e disse, "Ah, é isso? Então vamos até ele".

Com ela levando-me pela mão, voltamos pelo meu caminho em silêncio. Quando chegamos ao padre, ainda no meio do lama, minha mãe disse, “Catarina, você já é grandinha. Ajude-me a levantá-lo daqui”. Antes que o fizéssemos, porém, ela beijou a mão suja dele. Depois o levamos até o presbitério, onde, ainda em silêncio, ela o entregou à mulher encarregada.

Quando chegamos em casa, mamãe pediu-me para pegar o peniquinho do bebê, enchê-lo com água e trazê-lo para ela. Enquanto eu fazia isso, ela colheu um buquê de lindos lírios brancos do jardim. Quando cheguei com o penico, ela colocou as flores dentro dele e disse: "Olhe isto. Os lírios brancos não mudam, mesmo que estejam em um peniquinho de latão em vez de um belo vaso. Lembre-se sempre disto, Catherine. Imagine que este peniquinho pode ser o padre. O lírio branco é Cristo, o Cristo que nunca muda, o Cristo que está no sacerdote de um modo especial. Sim, o padre pode ser menos digno, mas o Cristo nele permanece sempre como estes lírios. Nunca, em toda a sua vida, cometa o engano de misturar os dois".

(fragmento do livro Dearly Beloved, vol. III - coletânea de cartas de Catarina Doherty; Madonna House Publications. Este mesmo segmento foi publicado em português no livro Graça para todo tempo – meditações para cada dia do ano disponível no nosso site).

2 comentários:

Ir. Laryssa disse...

Paz e Bem, Danilo!
Como faço para ter contato com você?
Ir. Laryssa.

Danilo Cortez Gomes disse...

Ir. Laryssa, pode entrar em contato pelo e-mail: daniloeadelisan@hotmail.com