quarta-feira, 11 de julho de 2012

Livros que recomendo (V)

Publico novamente indicações de livros que recomendo para uma boa leitura e formação cristã católica. Vale a pena enveredar pelas páginas que revelam a história, a misericórdia e o imenso amor de Deus por todos nós.

Nessa postagem, trago inicialmente o livro "Decodificando Maria Madalena: a verdade, as lendas e as mentiras" da excelente historiadora Amy Welborn, publicado pela Ed. Cultrix. A figura de Santa Maria Madalena sempre foi relevante na história da Igreja, principalmente por ter sido a primeira testemunha da Ressurreição de Jesus Cristo. Assim, ao longo dos séculos, Maria Madalena tornou-se um modelo de cristão para todos nós, todavia, algumas confusões foram decisivas para distorções quanto a sua verdadeira história. Aliás, é frequente a falta de interesse de muitos católicos pela vida dos santos, como afirma Amy Welborn:

"Os católicos romanos em particular parecem ter perdido o interesse nela (Maria Madalena), como, é preciso admitir, eles o fizeram em relação à maioria dos santos".

Com a publicação do livro "O Código Da Vinci" de Dan Brown, inúmeras falácias tornaram-se comuns no pensamentos de muitíssimas pessoas, o que confundiu ainda mais a verdadeira história dessa grande santa. Desse modo, recomendo esse livro para todos aqueles que gostariam de conhecer mais sobre Santa Maria Madalena, extirpando todas as dúvidas enfatizadas pela teoria da conspiração abordada por Dan Brown, pois "o romance de Brown reúne tudo num pacote cômodo: Maria Madalena era a mulher de Jesus, teve uma filha dele e era a pessoa a quem ele deseja destinar a liderença do seu movimento" (WELBORN, 2006, p. 33).

Logicamente que Dan Brown está totalmente equivocado, tal como aborda pontualmente em diversos capítulos a historiadora Amy Welborn, que também publicou o livro "Decodificando Da Vinci: os fatos por trás da ficção de O Código Da Vinci", também da Ed. Cultrix. Por isso, o outro livro que recomendo trata das mentiras abordadas Brown, que infelizmente "fez a cabeça" de muitas pessoas (na maioria jovens) que optam por dar mais crédito a livros de ficção do que a história propriamente dita.

Abaixo segue um "aviso" que escrevi na primeira página desse livro de Amy Welborn, a fim de alertar os possíveis leitores: 

"Este livro são para aqueles que acreditam no conhecidíssimo adágio popular: 'Mentira tem pernas curtas'. Se porventura você leu 'O Código Da Vinci, analise as proposições/respostas desse livro a respeito desse romance-ficção. Espero que você seja inteligente o bastante para refletir e exercitar seu senso crítico em busca da verdade. Se por acaso você não leu 'O Código Da Vinci' (não perca seu tempo!), procure aprofundar seus conhecimentos a respeito daquilo que você acredita. Leia a Bíblia, leia o Catecismo da Igreja Católica, leia sobre a vida dos santos..."

De um indigno escravo da Cruz e da Virgem Maria

Nenhum comentário: