sábado, 12 de novembro de 2011

Partilhas de Madonna House (V)

Partilhas de Madonna House

Amados irmãos, depois de alguns dias em peregrinação na Cidade Eterna e na Cidade Santa, volto as postagens deste singelo blog, todavia, ainda de forma lenta, pois muitas outras tarefas surgiram na minha ausência e tenho que colocá-las em dia. Começo então com uma partilha que recebi durante esses dias de viagem... Muito me alegrou ver a menção ao meu querido irmão Rodrigo que tem o desejo de se tornar padre associado de Madonna House, ele que será ordenado diácono no próximo dia 26 de dezembro de 2011. Deus o abençoe nessa nova etapa de sua vocação! Só mais um detalhe: alguns dos amigos de "Natal" citados na Partilha abaixo são eu, minha esposa Adélisan, Marquinhos e Jô, que tivemos a alegria de se encontrar com Cristina (leiga consagrada de Madonna House - atualmente residindo na Bélgica). Foram pouquíssimas horas de nostalgia e alegria. Certamente Nossa Senhora de Combermere preparou esse encontro. Quem sabe um dia nos encontraremos em Combermere ou quem sabe na Bélgica... Abaixo, segue o texto que recebi via-email:

Queridos Amigos,

Depois de dois meses sem nos comunicar, eis-nos de volta com as “Partilhas” de Madonna House… Vamos centrar esta mensagem de hoje no amor de Madonna House pelos padres. A Catarina sempre amou e rezou especialmente pelos padres do mundo inteiro... Ela escreveu um livro que se chama “Querido Padre” e que está disponível na internet. A Igreja precisa de padres santos e todos nós em Madonna House rezamos pelos padres. E rezamos também por famílias verdadeiramente cristãs pois é no meio destas famílias que as vocações sacerdotais vão surgir. Sim, a Igreja precisa de vocações firmes seja na vida de família, seja na vida religiosa, seja na vida sacerdotal. Todos nós somos chamados à santidade e todos nós somos chamados a viver profundamente o nosso batismo.

Como a maioria de vocês já sabem nossa comunidade tem padres membros integrantes de Madonna House e temos também padres associados que vivem o carisma de Madonna House seja lá onde estiverem. Assim existem padres associados de Madonna House que vivem em paróquias, ou que são capelães de hospitais, de escolas, exército, etc...

No mês passado um seminarista brasileiro da diocese de Caicó pediu para se tornar padre associado de Madonna House. Assim ele recebeu uma pasta com os documentos de Madonna House para a sua formação. Eu estava de férias no Brasil para ver a minha família e tive então a honra de estar com este seminarista em Natal e preencher com ele o formulário oficial para se tornar associado da comunidade. Foi também com uma certa nostalgia que encontrei com alguns de nossos antigos amigos desta bela cidade onde estivemos presentes com nossa casa por mais de quinze anos. Pena que o tempo em Natal foi tão curto... Quase não vi ninguém e não tive coragem de ir ver a nossa antiga casa lá na granja de Emaús. Peço desculpas aos amigos de Natal e de todo o Brasil... São tantos e gostaríamos de poder encontrar cada um, mas parece que a saudade aumenta quando a gente se encontra. E o tempo passa rápido demais, mas estamos unidos no coração de Nossa Senhora. Quem sabe Ela abre os caminhos para Madonna House no Brasil... Mas o que podemos oferecer ao Brasil? As saudades são muitas e todos os membros da nossa casa de Natal são unânimes neste ponto...  Nossa amizade em Deus e nossas orações já estão com vocês.

Padre Paul BechardSim, neste começo do mês de Novembro, nós todos celebramos o dia de finados. Madonna House celebra especialmente a vida de Padre Paul Béchard, membro da comunidade por mais de 50 anos... Ele faleceu no dia 31 de Agosto deste ano. Ele já tinha mais de 65 anos de padre e foi alguém que viveu verdadeiramente uma vida escondida no coração de Jesus no seio da Casa de Nossa Senhora. Ele trabalhou como carpinteiro na comunidade além de exercer o seu ministério como padre. Você pode ver a foto dele nesta Partilhas... 

Partilhando estórias da Catarina
Eis aqui uma carta que a Catarina escreveu para um padre em formação. Esta carta está publicada no livro “Querido “Padre” e acredito que a sua leitura nos convida a todos a rezar pelos padres...
  
      Você me pediu para te escrever sobre a grande vocação para o sacerdócio, porque você está pensando neste chamado e você não sabe bem se você tem esta vocação… Então você quer que eu te ajude a ver com mais clareza.

      Eu me sinto honrada com este pedido. Por que você pediu esta ajuda a mim, uma leiga, mulher comum? Eu sei bem, pois eu me lembro de ter dito a você, já faz algum tempo, do meu amor por sacerdotes e da necessidade trágica que o mundo tem deles.

      Assim, eu vou tentar dizer o que está no meu coração em relação a esta vocação estupenda. Mas eu não posso e, portanto, não vou cobrir todo um terreno já explorado. Também eu não posso falar de uma maneira sentimentalmente pia sobre a glória do sacerdócio, pois não se pode ser sentimental no que diz respeito a uma cruz nua com um homem pregado nela!

      Ser um sacerdote é ser chamado realmente por Deus, pois Ele diz claramente: “Eu escolhi você; não foi você que me escolheu.” Ser um sacerdote é ser também o filho de Deus, pois Ele disse: “Você é Meu Filho” e “Você é um sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.”

      Você sabe o que isto significa? Significa que você vai ser todo Dele, mas, em termos humanos, você vai experimentar a solidão maior que se pode viver nesta terra; você vai caminhar no meio de multidões envolvido pela solidão.

      Você realmente vai ter que «ir, vender tudo o que você possui e seguir Cristo.» (Mt 19,21)  Você entende agora, na flor da sua juventude, o que você é chamado a ser e a fazer? Lentamente a sua vida vai se modelar à Dele. Noite e dia, você vai andar cansado no meio das pessoas, trazendo a elas a alegre boa nova do amor. Mas elas vão rir de você e vão continuar o caminho delas. A sua roupa vai estar empoeirada pelos dias gastos à procura de almas. A noite vai chegar e as suas mãos vão estar vazias e a sua face vai estar coberta com o cuspe do desprezo e da rejeição.

      Você vai trabalhar com o pecado toda a sua vida. Você vai conhecer e entender (melhor que os outros) quão grande é o tamanho de um pecado mortal. Você vai ter que se fortalecer para encarar rios e mares de pecados. Você vai se engasgar com eles; você vai ser envolvido por eles; o pecado vai fazer você tremer e se sentir fraco.

      Você vai se vestir, talvez várias vezes por dia, das vestimentas mais lindas feitas pela criatividade dos homens. Você vai se movimentar em meio ao ouro e ao incenso trazido de lugares distantes. Mas você terá que ser pobre da mesma forma como o Prisioneiro do Amor, a quem você serve, é pobre no sacrário.

      Você vai ter que ser pobre em bens do mundo para vencer a idolatria moderna da posse de bens materiais. Você vai ter que ser pobre em espírito e pobre de sua vontade, pois você vai ter entregado a sua vontade ao seu bispo; você vai ser pobre pessoalmente e pobre de consolações. De fato, a hora vai chegar em que você, como o seu Mestre, vai ter que ser despojadamente pobre; você vai seguir um Cristo nu até a Sua Cruz.

      E você vai ser crucificado também pela carne que estará ainda com você, pelo demônio que não deixará por menos, pelos mornos e indiferentes do seu rebanho, pelos ricos e orgulhosos dos primeiros bancos da sua igreja, pelos descrentes e cínicos do lado de fora, pela sua própria fraqueza e medo.

      E você será como um morto – um punhado de argila – para que o Escultor Mestre possa trabalhar em você e fazer a sua obra de arte. Você vai sentir o toque de Seus dedos divinos  batendo, moldando, machucando o barro que você é. Será Deus Pai fazendo de você a imagem de Seu filho, o Homem das Dores.

      Você vai conhecer a escuridão como poucas pessoas a conhecem. Ela vai ser palpável, tangível; uma escuridão pesada que vai envolver você por todos os lados. Não haverá nem um minúsculo ponto de luz nesta escuridão e ela, às vezes, poderá quase sufocar você. Você vai ter que continuar a andar, viver, estando nesta escuridão talvez pelo resto de sua vida natural. Você caminhará nela através da luz da sua fé somente. E mais ainda, enquanto a sua alma estiver nesta escuridão completa, você terá que ser uma luz para milhares de pés.

      Dúvidas e medos, tentações e mesmo pecado vão tentar caminhar com você. Freqüentemente você não será compreendido por aqueles acima e abaixo de você. Haverá alguns que vão querer usar você como instrumento para os seus próprios desígnios. Outros vão apedrejar você com o ridículo. E através de tudo isto, você estará aparentemente sozinho.

      Mas isto não é tudo. Nos dias de hoje, você terá que estar pronto, em um minuto e mesmo sem aviso, a dar a sua vida por seu Deus e seu rebanho. E o que talvez seja mais terrível, você poderá ser separado deste rebanho e de sua Igreja. Pode ser que não te será permitido morrer como um homem, mas você será obrigado a viver nos subterrâneos de uma prisão ou em um campo de concentração de trabalho forçado.

      Você está pronto?

      Se você estiver pronto, a sua vida vai ser a mais gloriosa a ser vivida. Você será o enviado de Cristo, pois está dito:  “Veja, eu estabeleço você como ministro e testemunha.” Você vai se tornar um símbolo de Deus, não somente por suas palavras, mas através de toda a sua vida. E, na sua carne, a infinita e alegre loucura da cruz se concretizará.

      À sua palavra, pecadores vão ressuscitar da morte do pecado e vão deixar cair o seu envoltório fantasmagórico e, quem sabe, eles vão ser grandes santos de Deus e de Seu  amor.

      Na verdade, você não vai trazer paz, mas a espada. Você será um sinal de contradição que vai fazer os homens pensarem e viverem. Você vai ser um ministro do fogo, ordenado  para espalhar este fogo sobre a terra. Você será também ministro da inquietude, o distribuidor de uma nova fome e nova sede.

      Você vai ser pobre e a sua pobreza vai enriquecer milhões. Você vai ser casto com a castidade de um imenso e ardente amor por um Deus que reservou este amor para Ele – amor de uns poucos filhos especialmente consagrados. A sua castidade vai curar a sensualidade de muitos corações e vai dar a você o poder de expulsar os demônios de muitas partes do mundo. Pois você fará suas estas palavras: Deus meus et omnia (meu Deus e meu Tudo).

      Sim, você andará na escuridão, talvez durante toda a sua vida, talvez por uns poucos anos, ou por uns dias. Mas, ao mesmo tempo, você será uma luz que destruirá a trágica  escuridão do mal que o homem tem diante de si nestes nossos dias de ateísmo e secularismo.

      A solidão será a sua constante companheira. Mas a sua presença será uma benção para todos e ela dispersará a solidão dos outros. Você trabalhará com o pecado durante toda a sua vida, mas o pecado não tocará você, pois você caminhará na glória do Senhor, a Quem as suas mãos tocam diariamente – Aquele que as suas palavras trazem até nós.

      Você terá muitos tipos de fome, mas você preencherá a sua alma e o seu coração com o Pão da Vida. Você aplacará a sede infinita dos homens por Deus. Você aplacará esta sede com as águas vivas da Verdade.

      Você vai rezar e o céu vai escutar, o inferno vai tremer e a morte vai ouvir.

      À sua palavra, um filho do pecado vai se tornar filho de Deus; um jovem vai se tornar soldado de Deus; um pecador vai se tornar um santo. Os famintos serão saciados, os moribundos serão encaminhados em paz na direção certa de casa.

      Você vai abrir a boca e ensinar e a plenitude da verdade vai transbordar de você. O Verbo vai se encarnar de novo e habitar entre os homens e muitos vão se levantar e seguí-Lo.

      As suas mãos vão curar, abençoar e ajudar. A sua presença vai trazer alegria e paz. Você mesmo vai caminhar na paz e você será um artesão da cidade eterna desta paz. Você saberá muito e você será humilde. Você rezará muito e então você rezará mais ainda. Pois você saberá que a oração é a sua força e a força de seu rebanho. Você vai jejuar e fazer penitência e você será um cálice cheio até a borda; muitos virão beber destas águas sagradas.

      Você vai andar à parte e multidões vão seguir você para onde você for – mesmo  no deserto. Porque elas estão sob a sua sombra, o deserto vai florescer.

      Você será tudo para todos os homens. Você, como Cristo, será elevado para que os homens vejam e sigam você. Mas você não se importará com o fato de estar crucificado nu em uma Cruz, porque Cristo estará do outro lado da Cruz e você estará perdido no êxtase de estar com Ele e de ser Dele.

      Assim será e tudo isto acontecerá com você se você se levantar agora e responder ao mero sussurro que a sua alma jovem ouve… Este sussurro do qual você não está muito seguro.

      Sim, meu querido jovem amigo; é isto que significa ser um padre. Esta é a vocação para o sacerdócio; é assim que eu a vejo. Humildemente, reverentemente, eu passo a minha visão para você. E quando tudo já foi dito e feito, eu sei que a essência  do chamado que você ouve é de ser um outro Cristo, um alter Christus.
      Será que pode haver um milagre maior da graça de Deus? Será que pode haver uma vocação maior? Se houver, eu não a conheço.

2 comentários:

aparecida disse...

linda partilha! essa parti é muito lindo quando ela diz " Será que pode haver um milagre maior da graça de Deus? Será que pode haver uma vocação maior? Se houver, eu não a conheço.

laiane disse...

Saudades do blog... Há dias não olhava!
A simplicidade desta comunidade, em especial, esta mulher nos revela muito Jesus não é?!
Linda a partilha! Que Nossa Senhora conduza estes servos sempre!