segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Espera no Senhor a exemplo da Virgem Maria

Depois de alguns dias sem postar algo no blog devido a outras atribuições, retomo as atividades partilhando sobre um tema muito importante que comentei no último sábado junto ao meus irmãos de caminhada do Germinar. Venho falar sobre a necessidade que temos de viver nossas vidas mergulhadas na esperança em Deus, isto é, saber ESPERAR no Senhor. "Espera no Senhor e sê forte! Fortifique-se o teu coração e espera no Senhor!" (Sl 26,14), já nos ensina a Palavra de Deus. É bem verdade que nos moldes atuais caracterizados pelo imediatismo, consumismo, hedonismo, egoísmo, dentre outros, não é tarefa fácil renunciar suas próprias vontades para fazer a vontade de Deus. Mas quem foi que disse que ser cristão é fácil e não requer sacrifícios?

Desse modo, não tenho como partilhar sobre essa espera em Deus sem falar na Santíssima Virgem Maria, aquela que soube verdadeiramente ESPERAR... Uma característica da Virgem Maria que o evangelista São Lucas enfatizou foi que ela sabia guardar todas as coisas em seu coração (Lc 2,51), ou seja, ela sabia esperar o tempo de Deus, mesmo que em algum momento fosse conveniente sua intervenção, como no caso das bodas de Caná (Jo 2). Assim, podemos nos ater um pouco mais na passagem que trata da visitação da Virgem Maria a sua parente Santa Isabel (Lc 1,39-45). Convido você a ler, meditar e rezar com essa passagem das Sagradas Escrituras... Faça essa experiência de imaginar toda essa cena que ocorreu há vários séculos atrás, em que a Mãe de Jesus se encontrou com um serva de Deus que foi agraciada pelo Senhor, pois Isabel era tida por estéril, mas Deus concedeu a graça de torná-la mãe do precursor - São João Batista - aliás, esse encontro também foi por demais especial, encontro de crianças, de futuros mártires, sendo um mártir por amor a Deus e por vocação, e outro, o Mártir por excelência, o Redentor, o Cordeiro Imolado de quem outrora falara o profeta Isaías (Is 53,7).

Mas o que tem a ver esse encontro com a espera em Deus? Calma amigo(a), é preciso meditar um pouco mais e pedir ao Espírito Santo que nos conceda a graça de penetrar na Palavra de Deus, assim como ela penetra em nossos corações a ponto de modificá-lo... Lembre-se que a Virgem Maria estava grávida, e é bem verdade que após o anúncio do Anjo Gabriel, sua vida tomou um rumo totalmente diferente, mesmo sabendo que a Virgem Maria desde sua concepção era e sempre foi preservada para Deus, para o plano salvífico do Senhor. Mas quando falo de "rumo diferente", falo das possibilidades e renúncias que se sucederam após esse anúncio. A Virgem Maria (a Virgem do Silêncio) certamente passou a viver em constante adoração, pois sabia que carregava em seu ventre o Salvador do mundo, o Emanuel - Deus conosco! 

Entretanto, a espera pelo nascimento não foi uma espera PASSIVA, mas ATIVA! Como assim? Veja que logo ao saber que sua parente Santa Isabel estava grávida, não titubeou e logo foi ao seu encontro para ajudá-la. Assim agem os servos do Senhor... Esperam em Deus ajudando o irmão naquilo que é possível e necessário! Nossa Senhora esperou pelo nascimento do Menino-Deus; esperou para retornar a sua terra natal quando esteve no exílio no Egito; esperou o momento que Jesus crescesse e pudesse anunciar a Boa Nova; esperou que seu Filho retornasse a sua casa em Nazaré após diversas viagens com seus discípulos; esperou angustiada o momento cruel da paixão e morte do seu Senhor; esperou ansiosamente a Ressurreição de Jesus, quando muitos desfaleciam na fé; esperou o dia de Pentecostes, a descida do Espírito Santo sobre a Igreja; esperou que seu Filho a viesse buscar para que no céu fosse coroada e recebida por Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, bem como por toda a milícia celeste.

Amados irmãos, a Virgem Maria esperou em Deus e nos revelou o quanto é possível e necessário também fazer esse itinerário (silencioso na maioria das vezes!) rumo ao Céu! Precisamos aprender com ela a melhor servir o Senhor, principalmente pelas vezes que somos muito inquietos e insatisfeitos com as nossas condições atuais (solteiro, casado, triste, doente, desempregado, órfão, etc.). Um conselho que dou e que tenho me esforçado é que sejamos crianças que buscam o Colo da Mãe, pois lá encontrarei o Verbo de Deus, lá aprenderemos a "balbuciar" o perfeito louvor a Deus, louvor que brota da pureza dos corações pequeninos, de crianças que a mãe amamenta: "Da boca das crianças e dos pequeninos sai um louvor que confunde vossos adversários, e reduz ao silêncio vossos inimigos". (Sl 8,3). Essa mãe é a Virgem Maria, aquela que é toda formosa, grandiosa e que seu nome alegra o céu! "És um jardim fechado, minha irmã, minha esposa, uma nascente fechada, uma fonte selada". (Ct 4,12).

Abaixo compartilho com vocês algumas fotos de momentos inesquecíveis que vivenciei na Terra Santa, principalmente nos lugares em que a Mãe de Deus esteve, lugares esses que permitiram que meu amor por Ela tornasse maior. Diante do mistério que de Deus derramado e experimentado pela Virgem Maria, eu só posso dobrar os joelhos e dizer: Obrigado Senhor por tão terna e doce Mãe!!! Enfim, não precisamos saber O QUE esperamos, mas QUEM esperamos - Jesus Cristo Salvador!!! Vinde, Vinde Senhor Jesus!

 No interior da Basílica da Anunciação, mas precisamente na cripta - lugar sagrado em que a Virgem Maria recebeu o anúncio do anjo Gabriel. "Verbum Caro Hic Factvm Est" (Aqui o Verbo se fez Carne!).
 Eu e minha amada na nave central da Basílica da Anunciação. Como escravos de amor, esse dia foi mais do que especial! Muito emocionante!
 "Fachada" da Basílica da Anunciação
 Na subida até a Basílica da Visitação: são 90 degraus que representam os dias que a Virgem Maria esteve com sua parente Santa Isabel (Esse percurso foi feito por Nossa Senhora diversas vezes - ela estava grávida para pegar água numa fonte que há logo abaixo)
 Uma imagem que muito me chamou atenção! Fica logo após o portão e em frente a Basílica. Retrata o encontro de Nossa Senhora e Santa Isabel. No fundo vemos a belíssima oração do Magnificat em diversas línguas, e minha amada é claro!
 Mosaico belíssimo na fachada da Basílica da Anunciação - Nossa Senhora montada no burrico (Sorec) e conduzida pelos anjos de Nazaré a Ain Karen: travessia de mais de 150 km!!!
 Pintura no interior da Basílica, mais precisamente no lugar onde era a casa de Santa Isabel e Zacarias.
Essa pintura se encontra numa igreja muito bela bem próxima a Basílica da Anunciação. Escolhi ela para essa postagem, pois falei por diversas vezes do Colo da Mãe!
 Fachada da Basília da Visitação. Ao lado da cruz acima do portão, estão as imagens de Zacarias e Santa Isabel.

De um indigno escravo da Cruz e da Virgem Maria

Nenhum comentário: