domingo, 5 de junho de 2011

"É preciso que Ele cresça..."

Com a Solenidade da Ascensão do Senhor, fixou-se em minha mente uma frase conhecida que está no Evangelho de São João 3, 29: “É preciso que Ele cresça, eu, porém, que diminua”! Se analisarmos bem, poderemos perceber o verdadeiro sentido e a força de tal palavra. Repito: “É preciso que Ele cresça”. Mas como pode crescer Aquele que é o Grande, como pode mudar o Imutável e melhorar O que é a própria Perfeição?

Através dessas perguntas torna-se bem claro que a ação sugerida por São João deve acontecer em nós. Essa frase pode ser entendida como uma palavra dita pela nossa mente ao nosso coração. Diz a mente: “É preciso que Ele cresça”, ou seja, é preciso que tu, coração duro, te abras, te rasgues, te escancares e permitas que o Cristo cresça em ti.

Precisamos nos esquecer, diminuir e deixar que Cristo impregne com o Seu perfume suave as nossas vidas, as nossas ações e os nossos pensamentos, pois assim Ele crescerá e se “derramará como um óleo” pelo mundo (cf. Sal 132,2). Um cristão, se quer ser digno deste nome e amar verdadeiramente o Cristo, deve se reprimir, se jogar para o lado, para a margem e abrir espaço para o Nazareno, e assim será alter Christus, outro Cristo.

Para provar que a mudança sugerida por essa passagem deve acontecer em nós, na nossa vida espiritual e também terrena, apelo para a própria Palavra de Deus contida nas I Vésperas da Ascensão do Senhor. O Salmo 112 (113), no versículo 4 diz: “O Senhor está acima das nações, sua glória vai além dos altos céus”. Ele é grandioso, o Imenso. E este mesmo salmo nos mostra o que Ele fará conosco se nos fizermos pequeninos: “Levanta da poeira o indigente e do lixo ele retira o pobrezinho”. (v. 7).

O Cântico do Apocalipse no capítulo 11, versículo 17 diz: “Graças vos damos, Senhor Deus Onipotente (...), porque assumistes o poder que vos pertence e enfim tomastes posse como rei!”. E no cap. 12, v. 10: “Chegou agora a salvação e o poder e a realeza do Senhor e nosso Deus”. O Senhor é o grande Rei, é perfeito, não necessita de crescimento. Deixemos, portanto, espaço para que Ele cresça, reine e viva em nós.

            Simão Pedro
Menor Apóstolo da Divina Sabedoria

2 comentários:

Laiane das Graças disse...

Encantada com os texto de Simão! Parabéns, pequeno, grande homem, servo de Deus... Também com um nome desses! =)

Simão Pedro disse...

Fico muito feliz de poder escrever para tão grandioso blog. Que o Senhor nos abençoe!