sexta-feira, 11 de março de 2011

Exortação Apostólica Pós-Sinodal Verbum Domini (II)


A Palavra de Deus e o Espírito Santo


Em tudo demos graças a Deus e recorramos ao Seu divino auxílio que nos chega através do Espírito Santo de Deus – o Paráclito. Não teremos condições plenas e concretas de compreender verdadeiramente o sentido da Palavra de Deus sem a intervenção do Espírito Santo! De fato, o Papa Bento XVI afirma na Verbum Domini: “De fato, não é possível uma compreensão autêntica da revelação cristã fora da ação do Paráclito. Isso deve-se ao fato de a comunicação que Deus faz de si mesmo implicar sempre a relação entre o Filho e o Espírito Santo (n. 15)”.



Por isso, erramos ao querer “forçar” nosso coração a entender a voz do Senhor sem primeiramente suplicar a ação do Espírito Santo. Aliás, a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade não nos é “algo estranho e distante”, mas um verdadeiro amigo que nos acompanha desde o momento do batismo, momento em que somos inseridos no Corpo Místico de Cristo que é a Igreja Católica. Desse modo, se faz necessário intimidade e compromisso com o Espírito Santo, Aquele que é o Esposo da Virgem Maria (Mt 1, 18; Lc 1, 35), que desceu sobre Jesus em forma de pomba no Rio Jordão (Mt 3, 16) e que foi derramado sobre os discípulos (Jo 20,22; At 2, 1-4).

Assim, “conscientes deste horizonte pneumatológico, os Padres sinodais quiseram lembrar a importância da ação do Espírito Santo na vida da Igreja e no coração dos fiéis relativamente à Sagrada Escritura: sem a ação eficaz do ‘Espírito da Verdade’ (Jo 14, 16), não se podem compreender as palavras do Senhor (n. 16)”. 

Nesse sentido amados amigos, o que precisamos fazer? Antes de nos debruçarmos sobre as Sagradas Escrituras, invoquemos primordialmente o amoroso auxílio do Espírito Santo de Deus para que Ele nos conceda a graça de sermos verdadeiros discípulos que não apenas ouvem, mas põem em prática os mandamentos do Senhor (Lc 8, 21).

De um indigno escravo da Cruz e da Virgem Maria

Um comentário:

Laiane das Graças disse...

Nessa parte, "A Palavra de Deus e o Espírito Santo", da Exortação Apóstólica. Me tocou profundamente qando Papa Bento XVI, citando Ricardo de São Vitor afirma que "são necessários 'olhos de pomba', iluminados e instruídos pelo Espírito, para compreender o texto sagrado". (n.16)
Se Ele, o Espírito Santo, constitui uma única economia de salvação com o Filho como não clamar sua ação em nossos corações!?