quarta-feira, 18 de novembro de 2015

A experiência da paternidade (XII)

Há dois meses postei as fotos contidas nessa postagem no meu perfil do facebook/instagram e perguntei aos amigos qual seria a legenda mais adequada para as mesmas. Diversos amigos, que desde já agradeço, gentilmente comentaram a foto com as seguintes expressões: "De pai para filho", "Pai e filho: uma relação de muito amor e admiração", "Pai e filho: um aprendizado", "Amor de pai", "Ah, como eu queria ser um pai assim", "Cumplicidade", "Amor", "Pai, filho e seus segredos", e "Mais atitudes e menos o que fala". 

Fiquei muito feliz em ver os comentários amigos de pessoas que nos conhecem e compreendem o esforço que fazemos para realizar os desígnios de Deus em nossas vidas. Além do mais, acredito que todo pai e mãe sente em seu coração a mesma alegria que eu também sinto ao contemplar os nossos filhos. De todo modo, essa contemplação exige dos pais uma disciplina e exercício! Isso mesmo! A paternidade/maternidade requer esforço, pois o aprendizado é contínuo! 
Quantas vezes nos deparamos em situações inusitadas com nossos filhos? Ora são perguntas "estranhas" (risos...), ora são as curiosidades de cada faixa etária. Em alguns momentos, são os "chiliques" próprios de cada personalidade... Enfim, cada filho com sua peculiaridade e cada pai/mãe com sua formação específica. Por isso que a relação pai e filho é construída... E aqui me ponho a usar essa metáfora da construção para explicar um pouco dessa relação de amor, dessa cumplicidade, desse aprendizado.

Toda construção necessita de um alicerce! Se engana quem acha que esse alicerce é fabricado com suas próprias mãos ou com o dinheiro ou com a inteligência ou com seja lá o que for. Na na ni na não! Esse alicerce deve ser a rocha firme (favor conferir o versículo Lc 6,48). Nessa rocha firme encontramos a essência da família, o Amor! Nessa rocha encontramos abrigo seguro e condições adequadas para iniciar nossa tapera, nossa casa de conjunto, nosso apartamento, nosso sítio, nossa mansão, nosso castelo... Repito: sem esse alicerce, as construções ficam vulneráveis e tudo que nela contém! Mais cedo ou mais tarde elas podem ruir... E o pior: os tesouros que lá estavam depositados podem se perder... (Deus nos livre dessas intempéries!).

Sendo assim, digo fortificados nesse alicerce, precisamos pedir a graça ao Senhor para desenhar e planejar bem essa construção, que de antemão já sabemos, não se findará aqui nessa terra, mas apenas no céu. "Puxa vida! Trabalhar a vida inteira e não gozar da construção acabada que tanto sonhei?" Perguntarão e reclamarão alguns! Mas precisamos entender que essa vida nos é dada em prol da vida eterna. Estamos num verdadeiro processo de conversão e santificação. Por isso essa construção em família requer paciência, calma, discernimento e trabalho árduo. No cotidiano das famílias devemos cultivar o amor, a cumplicidade, a alegria, o respeito, a autoridade dos pais e obediência dos filhos, a fraternidade entre os irmãos, a disciplina, o convívio com as diferenças, etc. Percebam que isso é em si a construção da sua casa!
Quando Pedro José chegou em nossas vidas, já tínhamos Maria Gabriela e Maria Clara. Ele então se tornou mais um ajudante para santificar nossa família. Em alguns momentos sou pedreiro, ajudante de pedreiro, supervisor de obra ou uma espécie de cliente que contempla o serviço feito. E assim também são minha esposa, minhas filhas e meu filho, além do bebê que intercede por nós. 

Essas fotos foram tiradas por minha esposa num belo domingo em que estávamos num ônibus indo para o sítio onde meus avós paternos criaram seus filhos. Era o encontro da Família Gomes em Currais Novos. Nesses cliques minha esposa conseguiu captar momentos simples, porém, muito significativos na vida de um pai e um filho (poderia ser na vida de uma mãe e uma filha/filho). São momentos como esse que você percebe que a construção tem sido realizada conforme a vontade de Deus. Fica perceptível que nesse trabalho "braçal", a doçura também existe! Sente-se que nessa árdua tarefa de educar, o ouvido precisa ser atento mais do que a fala... Precisamos escutar os anseios e sentimentos dos nossos filhos!!!!!! 

Põe um tijolo, outro tijolo e mais um tijolo... Maria, traz por favor uma areia peneirada! José, tem como você concluir o reboco da sala? Clarinha, quando terminar a louça aí, passa o ciscador no muro! Gabriela, lê uma estória de família para nós enquanto terminamos o serviço, tudo bem? Parabéns pessoal pelo trabalho, a casa está ficando uma belezura!!! Esses sons permeiam a casa... Como chiado de panela de pressão cheia de feijão que "carrega" a casa com aquele cheiro de comida boa, de amor, de sentimento, de tempero que só a família sabe fazer.

E vem a refeição e todos se sentam em derredor da mesa e olham um para o outro; e alguém conta uma história que se passou na escola; o outro pede carne no prato; alguém diz peraí, tenha calma!; e todos se entreolham e se amam. Isso também acontece quando vão passear, visitar amigos, lanchar juntos, irem a Missa! Meu Deus, quantas molduras seriam necessárias para enquadrar essas fotos de família! Não há suficientes, então vamos guardar todas no coração!

E a construção? Em que pé anda? Está bonita e firme, pois o alicerce é dos bons. Aliás, é o melhor! Vocês já podem tirar um "retrato" na frente da casa, do apartamento, do castelo. Agora já não são dois, mais chegou outros dois, três, quatro... Que coisa linda! Que casa acolhedora e aconchegante! Me sinto tão bem nesse lar!

Espera aí Seu Retratista/Fotógrafo, está na hora de dormir, de descansar da labuta do dia que foi pesado... E um beijo estala aqui, outro acolá! "Bença mãe, bença pai! Deus te abençoe, Deus te guie, Deus te crie para o bem, Durma com Deus e a Virgem Maria..." Cobertores cobrem corpos que se desnudam diante de Deus, porque em família somos o que somos... filhos muito amados por Deus!

Lembrem-se: Sua família é muito querida por Deus! Ela é e sempre será bela aos olhos do Criador! Cultive o amor, a cumplicidade e o respeito entre vocês e verão que a paz reinará sempre em seus lares. Para aqueles que desejam se aventurar nessa bela aventura que é formar uma família, que a Sagrada Família de Nazaré os abençoe! Vocês já ouviram por onde começa a construção, isto é, pelo ALICERCE que é Deus! Bom trabalho!
Por fim, lembro-me de quando chegamos de nossa lua de mel, logo no dia seguinte, imprimi um versículo e pus na porta de entrada de nossa casa: "Eu e minha casa serviremos ao Senhor" (Js 24,15).

De um indigno escravo da Cruz e da Virgem Maria

Nenhum comentário: