quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Dona Poty: 90 anos de fé, coragem e amor

O mês de agosto foi realmente especial em minha vida e na de toda minha família. Primeiramente porque nos dias 15 e 16 de agosto pudemos realizar o I Encontro dos Cortez das Balas, mesmo com a ausência dos nossos avós Olavo e Pepita. As 55 pessoas que foram ao Rancho São José certamente compreenderam que a nossa família se tornou a base para o que somos hoje. As memórias e lembranças de um passado não tão distante permanecem vivas em nossos corações e há de ecoar até o fim de nossas vidas. Por isso, reencontrar, conversar, sorrir e abraçar os primos, tios e demais familiares foi simplesmente um momento ímpar que espero poder repetir em outras oportunidades. 

No final do mês, nos dias 29 e 30 de agosto, os Gomes (meus avós paternos Alcides e Poty) também se reuniram, só que dessa vez para celebrar uma data muito significativa para todos nós, pois no dia 26 de agosto de 2015, Dona Poty completara 90 anos!!!! Eita que a senhora gentil da Rua da Safira, que já foi de Pedra Branca e da Serra Verde, com seus cabelos brancos, continua jovem no seu intenso compromisso de se doar... Isso mesmo! Vovó Poty é uma das pessoas que pela graça de Deus tive a oportunidade de conhecer, que tem essa capacidade de se doar o tempo inteiro. Mas como? Amando!!!

Amando seus filhos, netos, bisnetos, noras, genros, familiares, vizinhos, amigos... É impressionante como sua pouca audição consegue ser sobreposta pelo coração gigante e amoroso que tens. Nesse final de semana pude contemplar a sabedoria dos idosos através da minha avó que tinha em seu entorno toda uma família que a ama e devota todo respeito e carinho para com a mesma. Pude ver a atenção de TODOS para ouvir suas singelas e amorosas palavras para partilhar sua alegria daquele momento ou para contar histórias das "antigas", de ninar, de mulher, de esposa, de gente da gente que soube acreditar em dias melhores.

Na Santa Missa em ação de graças por sua vida, que ocorreu no sábado a tarde, mais uma vez vi minha avó adorar o Pão Vivo descido do céu. Tive ainda mais certeza de quem me tornei, isto é, muito do que sou devo as orações dessa velhinha que tanto amo. Além do mais, sua vitalidade em querer estar junto dos seus é algo que cativa, que inflama nossas almas, especialmente quando estas estão "murchas" e "sem sal". Conviver com Vovó Poty nos faz desejar o céu que começa a ser alcançado aqui nessa terra.

Nesse final de semana (assim como o que ocorrera 15 dias com os Cortez) também pude sentir como é bom estar junto... Estar junto... Estar junto... Primas e primos que não conhecia pessoalmente foram acolhidos com sorrisos e abraços e ao mesmo tempo, fui acolhido com generosidade e respeito, o que nos revela que laços não são feitos apenas na infância ou com o convívio pueril, mas que as oportunidades que surgem podem (Digo podem porque só depende de cada um de nós!) se tornar o início de grandes amizades. De fato, resgatar nossa história através dos familiares é sempre uma dádiva! 

Nesses dias "resgatei" fotos antigas e vi algumas que não conhecia e para minha surpresa encontrei meu pai (de saudosa memória) em alguns momentos com nossa família. Como foi bom descobrir aquela foto com aquele sorriso que a mais de 22 anos não posso contemplar! Como foi bom escutar dos meus tios e primos que o meu pai foi importante em suas vidas assim como foi na minha! Como foi bom poder contemplar o amor de família nos olhares de tantos.

Percorremos a história (literalmente!), pois fizemos uma visita a casa em que nossos avós moravam (no sítio Pedra Branca), além de escutarmos diversas histórias sobre a vida de vovó Poty que se traduz nas nossas, pois o sinônimo dela é amor, é família! Confesso que para mim um dos momentos mais marcantes foi quando no domingo a tarde ela começou a contar histórias de antigamente... Ali comecei a observar os olhares atentos de TODOS que estavam naquele momento. Alguns se sentaram no chão, outros imóveis nas cadeiras e alguns de pé, todavia, os corações estavam atentos, de prontidão, de "orelha em pé" para contemplar a beleza de uma mulher de 90 anos que exala o perfume de Cristo para nós quando fala, quando sorrir, quando reza suas contínuas orações, quando chora com saudades, quando diz: amo você meu filho... Vovó, que a Virgem Maria interceda sempre por vossa vida!
Nessa minha partilha aqui no blog, penso que todos os meus primos, tios e demais familiares subscrevem aquilo que relatei, pois acredito firmemente que através da senhora e com a graça de Deus, somos um só coração e uma só alma! Amo vocês meus queridos familiares! Forte abraço!

De um indigno escravo da Cruz e da Virgem Maria


















Nenhum comentário: