segunda-feira, 30 de março de 2015

Viva o matrimônio!

Iniciamos a Semana Santa e ao rezar as Laudes pela manhã lembrei dos meus irmãos e amigos casais do Instituto Hesed. Rezei por todos vocês pedindo ao Senhor que os conceda a graça da perseverança na vocação que abraçaram - o matrimônio. 

No último dia 8 de março, tivemos a oportunidade de partilhar um pouco sobre tamanho mistério instituído por Deus, isto é, o sacramento do matrimônio. Poderíamos aprofundar essa postagem no trecho bíblico em que São Paulo exorta os esposos, dizendo: "Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a igreja... E grande este mistério: refiro-me à relação entre Cristo e sua Igreja” (Ef 5,25.32), todavia, vários aspectos fogem ao nosso alcance, mas cotidianamente pedimos ao Senhor que nos faça compreender e experimentar essa exigência junto às nossas esposas. Obviamente que vale destacar que esse amor precisa ser regado de compreensão, renúncia e perdão, bem como no cultivo de um lar sadio e desejoso pela santidade.

É sempre uma imensa alegria poder compartilhar com outros casais a nossa experiência de casal. Mesmo sendo jovens e com apenas 10 anos de matrimônio, acreditamos que o nosso sim pode ser um testemunho do amor de Deus em nós. Nesse sentido, anunciar o amor de Cristo através do nosso casamento será sempre um dever! Isso mesmo! Ele nos concede tantas maravilhas, a começar dos nossos três filhos... Como titubear diante da necessidade de anunciar para o mundo que o matrimônio está vivo e que somos convidados a viver a santidade em nossos lares?
Aqui não enfatizo apenas a alegria de poder "falar" para os outros, mas sim para "apresentar" o quanto Deus fez, faz e continua fazendo na simplicidade de nossas vidas. Simples assim... É possível sim testemunhar o amor de Deus através das nossas conquistas e atividades cotidianas. Quem disse que a experiência da castidade não nos santifica? Quem falou que um casal aberto à fecundidade não alegra o coração do Senhor? Quem afirmou que as tarefas diárias, rotineiras e domésticas não são bem-vindas para Aquele que foi filho de carpinteiro? Quem ousou pensar que a fidelidade no matrimônio não enaltece o verdadeiro sentido de ser cristão?

Enfim, são inúmeras perguntas que parecem ser descartadas nos dias atuais... A Igreja nos ensina que "em nossos dias, num mundo que se tornou estranho e até hóstia à fé, as famílias cristãs são de importância primordial, como lares de fé viva e irradiante. Por isso, o Concílio Vaticano II chama a família, usando uma antiga expressão, de “Ecclesia domestica”. E no seio da família que os pais são “para os filhos, pela palavra e pelo exemplo... os primeiros mestres da fé. E favoreçam a vocação própria a cada qual, especialmente a vocação sagrada” (Catecismo da Igreja Católica, n. 1656).

Minha esposa sempre foi mais tranquila, serena, paciente e contida com as palavras em relação ao seu esposo. Em alguns momentos, sua timidez e "medo" eram demasiados ao ponto de até recuar um pouco em determinadas missões, todavia, sempre acreditei na sua capacidade de "ir além"... Essa capacidade já me era apresentada todos os dias em casa, ao me fazer enxergar a grandeza de uma mãe dedicada, de uma esposa adorável e de uma serva temente a Deus.
Por isso, hoje, não só obedecemos ao chamado de Deus, mas nos permitimos "avançar para águas mais profundas" quando Ele nos convida... O final de semana com os casais do Instituto Hesed foi mais uma oportunidade de experimentar a bondade de Deus para conosco, principalmente pela graça de conhecer tantos amigos que desejam e buscam viver conforme a vontade do Senhor!!! Vocês não imaginam o quanto nos ensinam... 

Já no término dessa postagem, gostaria de mais uma vez trazer um trecho do Catecismo (n. 1639): "O consentimento pelo qual os esposos se entregam e se acolhem mutuamente é selado pelo próprio Deus. De sua aliança “se origina também diante da sociedade uma instituição firmada por uma ordenação divina”. A aliança dos esposos é integrada na aliança de Deus com os homens: “O autêntico amor conjugal é assumido no amor divino”.

Como não se lembrar daquele SIM dado no dia 11/09/2004? Como não perceber a fortaleza que Deus constrói em nossas vidas a ponto de podermos anunciar ao mundo que Deus é amor e muito nos amou e ama! E que nesse amor somos cada dia mais apaixonados um pelo outro. Obrigado minha querida por ser meu apoio, meu amparo, minha metade, meu orgulho de ser esposo dessa esposa tão terna e bela! Obrigado por ter a ousadia de falar, de cantar, de sorrir e de chorar, mas principalmente de VIVER DIARIAMENTE esse tão grande presente e mistério que é o sacramento do matrimônio.

Aos amigos casais, bem como os irmãos e irmãs do Instituto Hesed, nossa gratidão pelo carinho e acolhimento. Vocês já fazem parte da nossa história, da nossa família! Forte abraço e contem com nossas singelas orações.

De um indigno escravo da Cruz e da Virgem Maria

No final deixo esse vídeo de uma canção que gostamos muito de cantar! Daqueles que você olha bem dentro do olho da sua metade! rsrsrs

Nenhum comentário: