quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!

Ontem a noite assistia as notícias do dia e quantas desgraças e tragédias... Guerras no Oriente Médio, aumento da criminalidade, avião cai em zona urbana após arremeter, vidas de inocentes são ceifadas indiscriminadamente, etc, etc, etc.

Me senti como Pedro que em diversos momentos teve medo. Medo de que? Medo das mazelas que podemos ser acometidos a qualquer instante, medo das incertezas, medo dessa impotência generalizada que toma conta da sociedade que clama por dias melhores e nem sempre encontra sombra para se refrescar.

Lembrei então do trecho do Evangelho de São Mateus que foi proclamado no último domingo (19º Domingo do Tempo Comum - Ano A) -  Mt 14,22-33 - que diz:

"Depois da multiplicação dos pães, Jesus mandou que os discípulos entrassem na barca e seguissem, à sua frente, para o outro lado do mar, enquanto ele despediria as multidões. Depois de despedi-las, Jesus subiu ao monte, para orar a sós. A noite chegou, e Jesus continuava ali, sozinho. A barca, porém, já longe da terra, era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário. Pelas três horas da manhã, Jesus veio até os discípulos, andando sobre o mar. Quando os discípulos o avistaram, andando sobre o mar, ficaram apavorados e disseram: “É um fantasma”. E gritaram de medo. Jesus, porém, logo lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!” Então Pedro lhe disse: “Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água”. E Jesus respondeu: “Vem!” Pedro desceu da barca e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus. Mas, quando sentiu o vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!” Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: “Homem fraco na fé, por que duvidaste?” Assim que subiram no barco, o vento se acalmou. Os que estavam no barco prostraram-se diante dele, dizendo: “Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!”

Quantas vezes agimos e nos comportamos como Pedro, tão medroso e cheio de dúvidas? Acaso esquecemos em Quem acreditamos? O vento continua a soprar, ora mais forte e violento, ora mais sutil e brando. Entretanto, a convicção precisa estar intacta diante das intempéries cotidianas. Precisamos ter esperança, mesmo com as diversas incertezas. São Paulo exortava os Romanos dizendo: "Justificados, pois, pela fé temos a paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Por ele é que tivemos acesso a essa graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança de possuir um dia a glória de Deus. Não só isso, mas nos gloriamos até das tribulações. Pois sabemos que a tribulação produz a paciência, a paciência prova a fidelidade e a fidelidade, comprovada, produz a esperança.E a esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado" (Rm 5, 1-5).


Nesse sentido, o Programa Partilhando Nossa Fé dessa quinta-feira (14/08/2014) retoma suas atividades depois de 3 meses, partilhando justamente sobre a esperança, essa virtude teologal tão necessárias em nossos dias. Desse modo, convido vocês para acompanharem a TV Cristo Rei a partir das 19:30hs pelo link: http://tvcristorei.com/ ou pela TV a Cabo (Canal 5) os que moram em Currais Novos.

De um indigno escravo da Cruz e da Virgem Maria

Nenhum comentário: