sexta-feira, 7 de março de 2014

Partilhas de Madonna House (XI)

________

Deus sabe porque fiquei encantado logo na primeira vez que visitei o "Coqueiral" em Emaús na cidade de Natal/RN na época em que uma casa de missão de Madonna House lá se instalara. Essa simplicidade e profundidade de compreender o cotidiano e ordinariedade de nossas vidas é fenomenal. Meus sinceros agradecimentos por nos enviar essas partilhas.

Danilo Cortez Gomes
________

Queridos amigos,
Daqui a poucos dias entraremos na quaresma... Vamos mergulhar no grande mistério do amor de Deus por nós expresso de forma tão forte na semana santa quando rememoramos o lava-pés, a instituição da eucaristia e a cruz e ressurreição de Jesus. Como vivemos o lava-pés em nossa vida? Como vivemos a nossa fé na ressurreição quando ainda estamos carregando a cruz? Talvez durante esta quaresma poderemos refletir um pouco sobre estas perguntas...

Partilhando estórias de Madonna House

No dia a dia de cada um de nós, a cruz é companheira. Getsemani e Calvário são lugares conhecidos, onde encontramos o coração aberto de Deus sangrando e derramando vida sobre nós. E no nosso amor unido ao Dele nós somos convidados a participar deste mesmo ato de amor da cruz de Jesus. E assim nós vamos ao nosso coração, a esta terra de missão e desolação e deixamos que Deus nos purifique. O Espírito Santo vai procurando nesta terra desolada a pérola perdida, Ele vai abrindo e alargando o nosso coração e vai nos chamando a uma maior fidelidade ao Pai e à Sua vontade. A primeira terra de missão é o nosso coração.

Em Madonna House, o chamado à hospitalidade do coração é essencial à nossa vocação. Mas acolher a Deus e ao nosso próximo na profundidade de nosso ser, exige que nosso coração seja evangelizado em sua profundidade. Aos poucos Deus vai revelando partes de nós mesmos que ainda não acreditam e não confiam plenamente Nele, partes de nós mesmos que ainda não se entregaram plenamente ao amor e à verdade, partes de nós mesmos que O rejeitam e que se rebelam contra Deus. Mas esta revelação de nós mesmos vem acompanhada pela infinita ternura de Deus que nos banha em Sua misericórdia. E ao receber a misericórdia de Deus nós somos chamados a entrar no coração de nosso próximo e lá derramar a misericórdia e compaixão que nós recebemos. “Vá ao fundo do coração dos homens; Eu estarei com você”, diz o mandato que Catarina recebeu de Deus para Madonna House. O fundo do coração dos homens é nossa terra de missão, a começar pelo meu próprio coração.

É parte da espiritualidade e missão de Madonna House a ida até o deserto, onde na solidão, no jejum e na oração, nós vamos adentrando em nosso coração em uma jornada interior de despojamento e purificação. Mas esta jornada interior não é feita somente em função de nós mesmos. Ninguém vai para o deserto, poustinia, nas palavras de Catarina Doherty, apenas para a sua própria ascese. Assim como ninguém vive para si mesmo apenas. Nós somos membros uns dos outros e mesmo que eu esteja no recolhimento de meu deserto, lá estará presente toda a humanidade, todo o corpo místico de Cristo. Assim meu coração estará sendo aberto no deserto para o acolhimento de toda a humanidade, e todo homem passará pelo meu coração que se tornará porta para o encontro do outro com Deus, assim como Maria foi e é porta para o encontro nosso com Jesus.

Na vida do dia a dia em Madonna House nós somos chamados a entrar no coração de cada pessoa que está ao nosso lado, nós somos chamados a acolher aqueles com quem nós convivemos e aqueles que batem às portas de nossas casas e de nossos corações.  A vida do dia a dia exige que amemos ao nosso próximo que muitas vezes está bem perto de nós. Somos vulneráveis e nossa vulnerabilidade não se esconde, ao contrário, ela se abre para receber o amor e a compaixão de Deus e uns dos outros. Nós recebemos muitos visitantes que participam plenamente de nossa vida, no trabalho, na oração, no lazer, nas refeições, no cotidiano da vida de Nazaré. Madonna House tem centros de treinamento para o Apostolado leigo, que na verdade são escolas de amor cristão, onde todos somos alunos de Nossa Senhora. Há pessoas que chegam em nossas casas e as visitam por uns minutos, algumas horas, alguns dias, por alguns meses, por toda a vida…  todos são convidados da Dona da Casa, todos são filhos Dela, todos são amados por Ela.

Mas este mistério do amor de Maria de Nazaré está talhado no corriqueiro do dia a dia, na luta para amar o outro, nas louças bem lavadas, no chão bem varrido. A pérola escondida vai se revelando e o amor vai sendo encarnado na simplicidade e naturalidade do aparentemente banal. Aí, então, nossa terra de missão pode ser a banalidade de uma cozinha, mas lá se encarnará o lava-pés.    

Nenhum comentário: