quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

A importância da formação cristã

Atendendo a um pedido da Igreja e certo do dever enquanto leigo, assumi a alguns anos esse apostolado específico de formação e catequese. As atividades ocorrem através deste blog, do programa "Partilhando Nossa Fé" pela TV Cristo Rei, da Escola de Catequese "Mons. Ausônio de Araújo Filho" das Paróquias de Sant´Ana e Imaculada Conceição na Diocese de Caicó, e atualmente em formações no Centro de Estudos Bento XVI aqui na minha residência. O Catecismo da Igreja Católica no parágrafo 906 afirma que "os leigos que forem capazes e que se formarem para isto podem também dar sua colaboração na formação catequética, no ensino das ciências sagradas e atuar nos meios de comunicação social". Nesse sentido, esforço-me para que esse ensinamento seja inteiramente de acordo com as bases da doutrina católica, tal qual exortava São Paulo: "O teu ensinamento, porém, seja conforme à sã doutrina". (Tt 2,1).

Nos dias 14 e 15 de janeiro tivemos uma breve formação para membros do Movimento das Universidades Renovadas (MUR) da Renovação Carismática Católica em Currais Novos. Tomamos por base os pontos discutidos sobre a história e a vida da Igreja do livro "Luzes e sombras na Igreja" de Alfonso Aguiló, já recomendado aqui - http://partilhandonossafe.blogspot.com.br/2011/12/livros-que-recomendo-iii.html -, bem como do livro "Uma história que não é contada" do Prof. Felipe Aquino. 

Nessas duas noites em companhias de pessoas agradáveis (mesmo com o calor no nosso sertão!), aliás, jovens que buscam sinceramente conhecer a fé católica, falamos um pouco da História da Igreja, da Doutrina Católica, de temas polêmicos, dentre outros assuntos que foram surgindo no decorrer da formação. Certamente esse "pontapé" inicial nos impulsiona a firmar compromissos de que esses momentos ocorram mais vezes.

Agradeço imensamente a presença dos amigos: Luciano Alexandre, Cristiano, Romário, Rômulo, Rafael Garcia, Júlio Mike, José dos Santos, Carlos Eduardo, Aline Xavier, Fernanda, Alinne e Vítor. Creio que vocês saíram pelo menos "mais curiosos" para aprender sobre a doutrina cristã católica. Já dizia São Josemaria Escrivá: “Para o apóstolo moderno, uma hora de estudo é uma hora de oração”. Assim, precisamos estar alertas e vigilantes, pois as deturpações da sã doutrina são constantes. Lembrem-se: "Estai sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança, mas fazei-o com suavidade e respeito". (1Pd 3,15b).

De um indigno escravo da Cruz e da Virgem Maria

 
 
 
Da esquerda para a direita: Rômulo (acertei?), Rafael Garcia, Júlio Mike, José dos Santos, Romário, Danilo, Luciano, Fernanda, Alinne, Vítor e Carlos Eduardo.

Nenhum comentário: