segunda-feira, 15 de abril de 2013

Apascenta minhas ovelhas


Não raramente o primado de Pedro é colacado em "xeque" por muitos teólogos, formadores de opinião, além dos anticatólicos de plantão que deturpam a doutrina cristã constantemente. A história da Igreja que está intimamente ligada à Sé de Pedro, isto é, a autoridade do Príncipe dos Apóstolos. Ademais, um dos títulos do Santo Padre é Petrus Apostolus Princeps Apostolorum, que singelamente significa pai.

No 3º domingo da Páscoa, tivemos a oportunidade de escutar e meditar parte do capítulo 21 do Evangelho segundo São João, que narra um dos encontros de Jesus Ressuscitados com os seus discípulos. Assim, urge demorar-se um pouco no "colóquio decisivo" para a Igreja ocorrido entre o Mestre Jesus Cristo e o discípulo Pedro:

Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”. 16E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus lhe disse: “Apascenta as minhas ovelhas”. 17Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas. 18Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”. 19Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me” (Jo 21,15-19).

Atualmente, temos o Papa Francisco como pastor que apascenta as ovelhas. Ele é o Pedro nos dias atuais, por isso afirmamos que o Sumo Pontífice é o Sucessor de Pedro, pois a este foi confiada essa árdua e necessária missão. Desse modo, como não dar nosso assentimento a voz do Pastor instituído pelo próprio Jesus Cristo? São Pedro é mais do que nunca um exemplo de humanidade (isso mesmo!), através de sua vida percebemos o quão somos parecidos, pois caímos em diversos momentos e negamos o Mestre tal qual fez o primeiro Papa (Mt 26, 69-75), todavia, Jesus nos chama a sermos cristão autênticos, a amá-Lo incondicionalmente, a segui-Lo com todas as nossas forças.

Não tive dúvidas para escolher um nome quando soube que o nosso terceiro filho é um menino. Pois bem, chamar-se-á Pedro José. Uma singela homenagem ao primeiro Papa (e nele a todos os demais), ao discípulo "ignorante e medroso" que se tornou mártir e coluna da Igreja, além de consagrá-lo ao meu glorioso São José - Patrono da Igreja Universal. 

Cabe a nós sermos verdadeiras ovelhas que sentem-se seguras no redil do seu pastor. Assim somos nós católicos com nosso amor filial ao Santo Padre. Que Deus nos dê essa graça da fidelidade e amor a Igreja, ao Papa!

Obs: As fotos foram tiradas em 2010 as margens do Lago Tiberíades ou Mar da Galileia, mais especificamente na igreja do Primado de Pedro. A pedra em destaque no interior da igreja refere-se ao lugar específico em que ocorreu a refeição entre Jesus e os discípulos (Jo 21, 9-13) e a conversa acima citada.

De um indigno escravo da Cruz e da Virgem Maria

Nenhum comentário: