sábado, 2 de março de 2013

Partilhas de Madonna House (XI)

Eu já estava com saudades das "Partilhas de Madonna House", principalmente nesse período da Quaresma, esse tempo "tremendo" para nossa fé e conversão. Assim, segue mais uma bela partilha dos nossos irmãos da Comunidade Madonna House.


Queridos Amigos,

Quaresma... O que significa para cada um de nós este tempo de quaresma? Penitência? Conversão? Tempo de dilatar os nossos corações? Tempo de suplicar ao Senhor por Sua Igreja especialmente neste momento em que um conclave vai se reunir em Roma para eleger um novo Papa? Tempo de  permanecer vigilantes sobretudo pelos jovens que se preparam para a jornada mundial da juventude no Rio? Mas como tudo isto se expressa no nosso dia a dia? Foi refletindo sobre estas perguntas que decidimos partilhar com vocês duas estórias da vida cotidiana em Madonna House. Se vocês quiserem fazer algum comentário sobre estas estórias basta enviar um E-mail para a gente.

Partilhando estórias de Madonna House

“Cansaço”

Cansaço! Fui até a cabana da Catarina (ver foto)  para me aliviar um pouco... Simplesmente parar e descansar. Ela tinha vivido e morrido nesta cabana por muitos anos. E foi lá também que ela morreu. No meio de uma ilha com  árvores imensas rodeando a cabana, a impressão é de silêncio e de paz. Da janela da cabana eu posso ver o rio azulado em pleno inverno ensolarado. Parece estranho mas os dias mais frios são os dias mais ensolarados.  

Eu deitei na cama e adormeci profundamente. Era como se Catarina estivesse lá nos meus sonhos cantando cantigas de ninar. Uma das cantigas falava sobre Jesus que dizia: “Reze sempre. Eu serei o seu descanso!” Acordei assustada pois alguém entrou na cabana. Na verdade era o vigia que vinha fechar a porta cada noite. 

Olhei o relógio... Quanto tempo eu tinha dormido? Uma hora e pouco... Acordada eu me levantei para ir embora adentrando a floresta para voltar para casa, mas a canção da Catarina soava ainda bem forte dentro de mim. O medo de me desgastar, de ir além de meus limites tinha desaparecido. Eu estava inteiramente renovada interiormente. O vento soprou e o ruído das folhas sussurrou: “Não tema! Nada nos separará do amor de Deus!” 

“Cem envelopes”

Nossa visitante tinha chegado há já alguns dias. Ela estava feliz de estar em Madonna House e ela estava participando de tudo na vida da casa. Naquela tarde íamos fazer alguns envelopes... Nós não tínhamos envelopes em casa e o simples fato de poder usar nossas mãos e fabricar envelopes pode ser um trabalho que nos libera de uma certa agitação interior. Catarina sempre nos falava do poder curador do trabalho criativo, da arte e do artesanato e ela tinha criado um departamento especifico para o artesanato dedicando este departamento a São Rafael que é o anjo da cura.  Preparamos as folhas de papel  eu e ela nos sentamos para começar o nosso trabalho. 

Nossa visitante me disse eu vou fazer cem envelopes... Imediatamente quando ela disse isto eu pensei faremos cem envelopes se Deus quiser... e foi aí que tudo começou. A tarde toda a campainha da casa não parou de tocar. Tivemos um fluxo ininterrupto de visitantes e todos tinham muitas estórias para contar. Assim “perdemos” toda a tarde e não chegamos a fazer nem mesmo dez envelopes...

Temos os nossos planos, mas Deus tem a preferência sobre eles. Eu sou o Terceiro... Deus é o primeiro, o próximo é o segundo e eu sou o terceiro. Assim naquela tarde em que preferíamos fazer os nossos cem envelopes, a nossa frustração se tornou alegria de nos sabermos em lugar privilegiado para o nosso encontro com o Amor de Deus... O terceiro lugar...

Um comentário:

Anônimo disse...

Que Bela Partilha.