sábado, 19 de janeiro de 2013

Livros que recomendo (IX)

Nas postagens "Livros que recomendo", gostaria de falar de alguns títulos que tive a oportunidade de ler no período de recesso que tive do trabalho (Natal e Ano Novo), os quais me chamaram muita atenção. Lembro que essas postagens servem para indicar aos amigos leitores bons livros que certamente ajudam no crescimento pessoal e espiritual daqueles que se aproximam das boas leituras. 

 1) Inicio pelo livro de São Bernardo de Claraval publicado pela Ed. Quadrante intitulado "Sermões de Natal". Este grande santo falecido em 20 de agosto de 1153 foi proclamado Doutor da Igreja pelo Papa Pio VIII em 13 de julho de 1830. Um homem de uma fecundidade espiritual incrível que tinha como características principais a humildade, o zelo apostólico e missionário e uma devoção belíssima a Virgem Maria. No século XII, mas precisamente em 1115, o abade de Cister encarrega o jovem monge Bernardo para fundar um novo mosteiro no vale do planalto de Langres, na fronteira da Borgonha, que viria a tornar-se famoso sob o nome de Claraval, o "claro vale". Neste mosteiro, São Bernardo foi abade durante 38 anos, através de uma vida penitente, inicialmente numa cabana e alimentando-se apenas de pão de cevada, sorgo e ervilhaca, raízes e bolotas, condimentadas unicamente com sal e azeite.

Para se ter uma ideia do trabalho apostólico de São Bernardo, no momento em que morreu, Claraval contava com setecentos monges, além dos outros 160 mosteiros espalhados por toda a Europa que dependiam de Claraval!!! Outra curiosidade do santo é que durante cerca de 20 anos ele comentou o Cântico dos Cânticos em 96 sermões, o que gerou um "tratado exegético" fecundo sobre um dos livros bíblicos mais belos. Obviamente, o centro das suas reflexões girava especialmente em torno de Jesus Cristo feito homem, tais como: "O que é que enriquece a alma que medita e que dá força às virtudes, faz prosperar os costumes bons e honestos, suscita puros afetos? É árido todo o alimento da alma se não tiver esse azeite, se não for temperado com esse sal. Se escreves alguma coisa, não gosto se não leio Jesus. Se discutes e falas, não me agrada se não ouço Jesus. Jesus é mel na boca, doce melodia no ouvido, alegria no coração"

Observa-se também o grande amor do santo para com a Mãe de Jesus, sendo um dos primeiros cristãos a chamar a Virgem Maria de Nossa Senhora. De acordo com uma tradição, São Bernardo ao ouvir os seus irmãos cantarem a Salve-Rainha, não pôde resistir à torrente de amor que o inundava e exclamou: "Ó clemente, ó piedosa, ó doce!", palavras que mais tarde foram incluídas na oração tão conhecida. No livro "Sermões de Natal", São Bernardo de Claraval nos ensina como melhor viver e experimentar o mistério do pequenino Menino-Deus. 

2) Outro livro que recomendo é do grande escritor ex-ateu convertido ao catolicismo André Frossard que versa sobre os "Grandes Pastores", dentre eles: Abraão, Moisés, Jesus Cristo, São Paulo, Karl Marx e Santa Bernadette. É muito interessante a forma como o autor aborda as características dos grandes pastores acima citados tendo em vista as particularidades de cada um, que vai desde a fé de Abraão, passando pela confiança inesgotável de Moisés e chegando aos ensinamentos precisos e divinos de Jesus Cristo. Sem esquecer da conversão e frutuosa missão de São Paulo, além da simplicidade da jovem Bernadette. Alguém pode se perguntar (como eu fiz no início da leitura do livro!): Então por que Marx encontra-se nessa relação? Diz a nota do editor: "A inserção desta figura entre os grandes pastores explica-se por se tratar de um personagem que levantou as massas, embora, como diz o Autor, as tenha levado a um colossal erro filosófico e histórico".

3) O livro "Santo Elias: o Doutor de Israel" do Dr. Rafael Vitola Brodbeck é mais um excelente título publicado pela Ed. Ecclesiae. Há pouco mais de 6 anos (desde que fiz minha conta no "quase morto" Orkut) acompanho debates e discussões na internet, especialmente na Comunidade Católicos, lugar onde encontrei vários católicos que prezam pela sã doutrina de Nosso Senhor Jesus Cristo. Tenho que afirmar que o Rafael Vitola é um desses! Sinto-me feliz por tê-lo como amigo "virtual", mas que através das orações e conversas, estamos sempre todos unidos em busca da santidade e propagação da fé cristã católica. Assim, o delegado de polícia Rafael Vitola traz em seu livro (prefaciado por Dom Fernando Rifan e Dom Athanasius Schneider) a figura não tão conhecida por nós católicos do Ocidente a figura de Santo Elias, o grande profeta, pai e inspirador dos monges. É dele a frase: "Estou devorado de zelo pelo Senhor, o Deus dos exércitos" (1Rs 19,10), que mai tarde tornou-se o lema da Ordem Carmelitana: "Zelo zelats sum pro Domino, Deo exercituum". Além do mais, ele traz comentários importantes sobre as passagens bíblicas que fazem referência a Santo Elias, bem como apêndices com o Próprio da Missa de Santo Elias, para a Ordem Carmelitana e a Ordem dos Carmelitas Descalços e o Próprio do Ofício de Santo Elias, e uma Catequese do Papa Bento XVI sobre a oração de Elias. Diz o autor com entusiasmo: "Ninguém como ele, em Israel, foi tão enfático no ensino da verdadeira doutrina, a ponto de a comunidade por ele fundada reconhecer de pronto a Jesus como o Messias prometido. Dos santos do Antigo Testamento, Elias é o que mais veneração recebe por parte dos fiéis católicos. É um autêntico doutor, um mestre, um professor. Esta é sua tarefa, esta é a sua vocação: ensinar com maestria, com autenticidade, com austeridade, com firmeza, com autoridade dada pelo próprio Deus. Elias foi absolutamente fiel a esta chamada divina. Elias mantinha aceso sempre seu ardente zelo pelo Senhor, e cumpria com dedicação e insistência sua missão de denunciar o pecado e convidar à conversão e à penitência. Santo Elias é o 'príncipe mais excelso entre todos os profetas', diz Santo Ambrósio.

4) Um assunto que nunca deveríamos deixar de meditar refere-se aos apelos de Nossa Senhora em suas aparições, particularmente a mensagem de Nossa Senhora de Fátima. No livro de Rita de Sá Freire - "Mensagem de Nossa Senhora de Fátima: O Plano Divino de Paz e Salvação - publicado pela Ed. Petrus, a autora um breve relato histórico das aparições e as mensagens na íntegra, além de explicitar detalhes das vidas dos três pastorinhos. O livro ainda conta com a posição da Igreja Católica sobre as aparições em Fátima e outras curiosidades. Interessante também são as orações e devoções citadas nos dois últimos capítulos do livro. Um detalhe que gostaria de enfatizar se dá pela "insistência" de Nossa Senhora para que rezemos o terço diariamente... Terminei a leitura do livro e fiquei perguntando a mim mesmo: Como pode alguém conhecer as mensagem de Nossa Senhora de Fátima e não rezar o Terço? Que Ela me conceda a graça da fidelidade a essa oração tão simples e poderosa! Pois Ela mesma afirmou na terceira aparição no dia 13 de julho de 1917: "(...) Continuem a rezar o terço todos os dias, em honra de Nossa Senhora do Rosário, para obter a paz do mundo e o fim da guerra, porque só Ela lhes poderá valer (...) Por fim, o Meu Imaculado Coração Triunfará".

5) Por fim, recomendo o livro do saudoso e grande teólogo Dom Estevão Bettencourt, OSB intitulado "Católicos perguntam" que concluí a leitura ontem. O livro é uma coletânea de vários artigos publicados na seção Cartas da revista O Mensageiro de Santo Antônio no período de 1994 a 1994. Enfatizo principalmente os artigos ligados à temática mediúnica (espiritismo kardecista), em que o autor esclarece questões como psicografia e reencarnação. É importante observar como a parapsicologia explica os ditos "fenômenos sobrenaturais" do espiritismo. Neste mesmo livro são respondidas perguntas corriqueiras sobre imagens, os "irmãos" e Jesus, o batismo de crianças, os anjos, a glossolalia (falar em línguas), a besta do Apocalipse, o purgatório, dentre outros.

De um indigno escravo da Cruz e da Virgem Maria

Nenhum comentário: