segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Ela é a Imaculada Conceição!

No último dia 08 de dezembro celebramos solenemente a Imaculada Conceição!!! Um dia mais do que especial para a Igreja, que durante o Advento, dá uma "pausa" para entoar com toda a milícia celeste Glória a Deus nas alturas por nos dá a graça de sermos filhos de Maria. É impressionante como nunca teremos palavras suficientes para descrever tal mistério que é a união de Deus com a Virgem Maria. Sendo Ele a verdadeira esposa do Espírito Santo, torna-se também o porto seguro no qual precisamos buscar. Na intimidade espiritual de Nossa Senhora encontramos a simplicidade e grandeza de Deus! Desse modo, partilho um trecho do livro "Rainha do Céu e da Terra" de São Maximiliano Maria Kolbe - Ed. Petrus:

"Ela está unida de maneira inefável ao Espírito Santo, pelo fato de que é sua Esposa, porém o é em um sentido incomparavelmente mais perfeito do que esse termo pode expressar nas criaturas. De que categoria é essa união? Antes de tudo, é a união do seu ser com o ser do Espírito Santo. O Espírito Santo habita n'Ela, vive n'Ela, e isso desde o primeiro instante de sua existência, sempre e para a eternidade.

Em que consiste esta vida do Espírito Santo n'Ela? Ele mesmo é amor n'Ela, o amor do Pai e do Filho, o amor com que Deus se ama a si mesmo, o amor de toda a Santíssima Trindade, um amor fecundo, uma concepção. Nas semelhanças criadas a união de amor é a mais íntima. A Sagrada Escritura afirma que serão dois em uma só carne (Gn 2,24) e Jesus sublinha: 'Assim que já não são dois, senão uma só carne' (Mt 19,6). De uma maneira sem comparação mais rigorosa, mais interior, mais essencial, o Espírito Santo vive na alma da Imaculada, em seu ser, e a fecunda e isso desde o primeiro instante de sua existência, para toda a vida, quer dizer, para sempre. Esta Concepção Imaculada Incriada concebe imaculadamente a vida divina no seio de sua alma [de Maria], sua Imaculada Concepção. Também para Ele está reservado o ventre virginal de seu corpo, que concebe no tempo - como todo o material sucede no tempo - também a vida divina do Homem-Deus.

E assim o regresso a Deus, a reação igual e contrária, procede pelo caminho contrário ao da criação. No que se refere à criação [esse caminho vem] do Pai através do Filho e do Espírito Santo, enquanto que aqui, por meio do Espírito, o Filho se encarna no ventre d'Ela e, através d'Ele, o amor regressa ao Pai. Ela, integrada no amor da Santíssima Trindade, converte-se desde o primeiro instante de sua existência, e para sempre, eternamente, no complemento da Santíssima Trindade

Na união do Espírito Santo com Ela, não só o amor une estes dois seres, senão que o primeiro deles é todo o amor da Santíssima Trindade, enquanto que o segundo é todo o amor da criação, e assim nessa união o céu se une com a terra, todo o céu com toda a terra, todo o Amor Incriado com todo o amor criado: é o vértice do amor" (São Maximiliano Maria Kolbe, Niepokalanów, 17-II-1941*)

*Esse pequeno texto foi ditado pelo Pe. Maximiliano a Fr. Arnoldo Wedrowski na manhã de 17 de fevereiro de 1941, dia em que o Pe. Maximiliano foi feito prisioneiro pela Gestapo, sendo este seu último escrito.

Nenhum comentário: