segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Ó Pão Vivo descido do céu!


Comemoro e celebro com muita alegria e gratidão ao Senhor mais uma data importante neste ano de 2012, pois há 20 anos (12 de novembro de 1992) eu tinha a sublime experiência de receber pela primeira vez o Corpo, Sangue, Alma e Divindade - a Santíssima Eucaristia. Lembro-me bem daquela manhã e de que como eu estava ansioso e atento aos mínimos detalhes daquela celebração. É bem verdade que fui muito bem orientado por minha catequista Dona Zefinha, bem como pela incansável Dona Ivanilda que organizava toda a catequese na Escola de Nossa Senhora. 

Foi um dia em que a divindade de Deus tocou de forma mais profunda minha humanidade... Um garoto de 10 anos participava do Banquete Eucarístico pela primeira vez... Confesso que após alguns anos eu quis fugir, quis ser independente, não consegui, não resisti... Em outros momentos senti-me como o profeta Jeremias (Jr 20, 7-9): "Seduzistes-me, Senhor; e eu me deixei seduzir! Dominastes-me e obtivestes o triunfo. Sou objeto de contínua irrisão, e todos zombam de mim. Cada vez que falo é para proclamar a aproximação da violência e devastação. E dia a dia a palavra do Senhor converte-se para mim em insultos e escárnios. E, a mim mesmo, eu disse: Não mais o mencionarei e nem falarei em seu nome. Mas em meu seio havia um fogo devorador que se me encerrara nos ossos. Esgotei-me em refreá-lo, e não o consegui".

Hoje aqui estou para louvá-Lo, pois Tu és o Senhor, nosso Deus, o único Senhor". Portanto, dai-me a graça de amá-Lo com todo o meu coração, com toda a minha alma e com todas as minhas forças (Dt 6,4-5). Que a Virgem Maria do Santíssimo Sacramento interceda todas as vezes que me aproximar do Santíssimo Sacramento e torne o meu pobre coração uma verdadeira manjedoura para acolhê-Lo com todo o respeito, amor e adoração que só a Ti são devidos.

Na Eucaristia, o fogo abrasador do amor de Deus, a chama viva que faz arder o coração, me faz experimentar a graça de ser amado, muito amado por meu Amado!

Eu, eu, eu
Eu, eu, Jesus
Eu, Jesus, Jesus
Jesus-Hóstia

Um trecho do livro "Flores de Eucaristia" de São Pedro Julião Eymard: "Christus Regnat" - Cristo reina.

"Não é sobre os territórios que Jesus reina, mas sobre as almas, e reina pela Eucaristia. Um soberano deve reinar por meio das suas leis e pelo amor que os súditos lhe dedicam. Ora, a Eucaristia é a lei do cristão, lei da caridade, lei de amor, promulgada no Cenáculo, no admirável discurso após a Ceia: 'Amai-vos uns aos outros, eis o meu preceito. Amai-vos como Eu vos tenho amado. Permanecei em Mim e observai os meus mandamentos' (Jo 15,12.9-10).

É ainda lei revelada na Comunhão. Como os discípulos de Emaús, a alma, percebendo então tudo claramente, compreende a plenitude desta lei (Lc 24,30-31). Era a fração do pão que tornava os primeiros cristãos fortes contra os perseguidores, e fiéis em praticar a lei de Jesus Cristo: 'Erant perseverantes in communicatione fractionis panis' - Perseveraram na fração do pão (At 2,42). A lei de Jesus Cristo é una, santa, universal e eterna, nada lhe será mudado, nada poderá enfraquecê-la. O próprio Jesus Cristo, seu divino autor, a protege, e gravando-a em nosso coração pelo amor, promulga-a, como Legislador, a cada uma de nossas almas". 

Nenhum comentário: