segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Livros que recomendo (VIII)

Recomendo o belíssimo livro do Mons. Brunero Gherardini que traz o título: “Concílio Vaticano II, um debate a ser feito” editado pela Pinus, visto que é um dos poucos livros sobre o Concílio Vaticano II em que é feito uma interpretação segundo a luz da Tradição, ou como disse o Papa Bento XVI, uma hermenêutica da continuidade.

Mons Gherardini demonstra a índole pastoral do Concílio Vaticano II, o único não “anematizante” ou dogmático. Apesar de sabermos que duas das mais importantes constituições do concílio, a Lumen Gentium e a Dei Verbum, trazem o adjetivo “dogmática”, não porque essas constituições definiram algum dogma novo, mas sim porque elas receberam dogmas precedentemente estabelecidos, pois como disse o beato Papa João XXIII: “O concílio havia sido convocado não para apontar erros e formular novos dogmas, mas para manifestar a verdade de Cristo ao mundo contemporâneo, à sua mentalidade e a sua cultura”. 

Infelizmente, o que mais encontramos atualmente é uma “dogmatização” do concílio por parte dos progressistas e uma “excomunhão” do concílio por parte dos tradicionalistas, e essas duas classes interpretam equivocadamente o Concílio Vaticano II como uma ruptura com a Tradição. O pior é que muitos teólogos e ditos pregadores falam do concílio ou do espírito deste sem nunca ter lido os documentos conciliares.

Recomendo o livro do Mons Gherardini a todos, desde o estudante de teologia ao simples fiel, pois ele vai demonstrando os males e manobras que houve no pós-concílio, e os “frutos estragados” dessa errônea interpretação, que ainda vemos hoje em nossas paróquias (a liturgia mal celebrada, para não dizer profanada, a pregação desse falso ecumenismo, que tem gerado o relativismo e o sincretismo).

Mons. Gherardini nos alerta contra os “célebres campeões” do pós-concílio, os hereges Karl Rahner, Hans Kung, E. Schillebeeckx, etc... E hoje em muitos seminários os escritos desses indivíduos são tidos como obrigatório. Importante a análise que o Mons. Gherardini faz sobre a Reforma Litúrgica (cap. VI) e sobre o grande problema da Liberdade Religiosa (cap. VII). Enfim, para aqueles que querem conhecer mais de perto esse grande acontecimento que foi o Concílio Vaticano II recomendo essa obra. 

Ir. Pio do Santíssimo Mistério do Calvário.
"Quotidie morior"

Um comentário:

Laiane das Graças disse...

Queria só registar minha alegria em ver de quem era o texto e a recomendação! ;) Uma boa parceria em Danilo? Seria muito bom algumas partilhar do Ir. Pio!