terça-feira, 3 de abril de 2012

Misericórdia e Perdão

Já estamos na grande Semana Santa e para vivenciarmos de forma plena o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, se faz necessário o perdão em nossos corações, seja para pedir, seja para conceder. Abaixo segue um trecho simples e belíssimo de Catherine Doherty sobre o perdão:

Lembro-me de quando era uma garotinha na Rússia, durante a Semana Santa; todos os membros da minha família - pai, mãe e todos os empregados - ficavam alinhados e, começando por meu pai, inclinava-se um de frente para o outro dizendo para cada um: Perdoe-me por qualquer mágoa que lhe possa ter causado. E a resposta do outro era: Que o Senhor o perdoe, como eu o perdôo. Amém. Assim se pedia perdão uns aos outros, porque sem o perdão, que é o maior sinal de amor, como se pode receber o Deus de amor?

Nós magoamos as pessoas, sem querer ou mesmo querendo, por causa da fraqueza de nossa natureza; assim precisamos do perdão de nossos irmãos e irmãs e precisamos também perdoá-los. Não podemos entrar na Semana Santa a menos que perdoemos completamente, irrestritamente, totalmente. Pois diante de nossos olhos, em breve, estará o próprio Jesus Cristo, que gritará do alto da Cruz: Pai perdoa-os.

Desde que somos batizados na morte e vida de Jesus Cristo, não deveríamos deixar cair a noite sobre nossa ira. Deveríamos pedir perdão e perdoar todos os dias. Roguemos para que nós possamos perdoar, porque atualmente ninguém perdoa, tanto do ponto de vista nacional quanto internacional e talvez, também, do ponto de vista pessoal. Eis porque estamos tendo essa confusão toda.

Nenhum comentário: