segunda-feira, 5 de março de 2012

Deus "brinca de esconde-esconde"?

Quando penso que Catherine Doherty não me surpreenderá mais com seus escritos, percebo que me engano totalmente. Na última segunda-feira, eu e Adélisan, Thomaz e Thalita, Alisson e Leila, e Marquinhos, fiquemos literalmente boquiabertos e sem palavras diante do texto abaixo: 

A RESPEITO DE SER MAL INTERPRETADO

As pessoas não conhecem vocês pelo que vocês são. Elas não entenderam Cristo em Nazaré pelo que Ele era. Elas não compreenderão vocês também e o fato de serem mal interpretados será duro para vocês. Foi difícil para o Homem-Deus ter sido mal interpretado também. Mas vocês se rejubilarão com grande alegria, pois tudo isso os fará mais semelhantes ao Bem-Amado. Todas essas pequenas coisas são os dedos de Deus Pai, fazendo vocês participarem da solidão de seu Filho, fazendo vocês participarem da incompreensão sofrida por seu Filho, fazendo vocês participarem da obscuridade de Cristo e de sua dor. Vagarosamente, os dedos da vontade de Deus e os dedos do Tempo serão uma coisa só. Vocês serão moldados e moldados sem saber que estão sendo moldados. Vocês penetrarão numa grande escuridão, numa grande aridez, em grande tentação. Mas oh rejubilem-se! Pois esse é o mesmo deserto no qual Cristo passou quarenta dias jejuando! Essa é Sua fome que vocês estarão vivenciando. 

Esse é o sofrimento Daquele que ama, procurando pela alma de vocês, silenciosamente, como fazem os amantes, de tal forma que vocês, a quem Ele ama, poderão erguer-se e seguir em Sua busca. O esconde-esconde de amor, a eterna brincadeira, é agora guindado a um plano sobrenatural. Estejam em paz! Essa escura aridez é festiva, pois esse é o início da sabedoria, porque o Bem-Amado é a Sabedoria de Deus. Ele ensinará a Sua sabedoria na solidão e no silêncio do deserto, na quietude e na escuridão da noite de amor. Existem dois tipos de noite neste mundo: a noite do ódio e a noite do amor. Esta é a noite do amor.
_______________________

Não tive como não lembrar da canção "O amado" da Ir. Kelly Patrícia, que torna canção a poesia que se encontra nas Sagradas Escrituras no livro do Cântico dos Cânticos:

"Durante as noites, no meu leito, busquei aquele que meu coração ama; procurei-o, sem o encontrar. Vou levantar-me e percorrer a cidade, as ruas e as praças, em busca daquele que meu coração ama; procurei-o, sem o encontrar. Os guardas encontraram-me quando faziam sua ronda na cidade. Vistes acaso aquele que meu coração ama? Mal passara por eles, encontrei aquele que meu coração ama. Segurei-o, e não o largarei antes que o tenha introduzido na casa de minha mãe, no quarto daquela que me concebeu. Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, pelas gazelas e corças dos campos, não desperteis nem perturbeis o amor, antes que ele o queira" (Ct 3,1-5).

Não seria esse tempo quaresmal essa busca de noss´alma (Esposa) por seu Amado (Esposo)? Nessa noite de amor descrita por Catherine, nem sempre dormimos tranquilamente, mas em determinados momentos, acordamos assustados e percebemos que Ele não está do nosso lado! Onde foi o meu Amado? Desse modo, os apaixados por Deus vão apressadamente às ruas a procura d´Aquele que é o Senhor dos nossos corações, mas nem sempre O encontramos. Todavia, ao avistar o Esposo de minh´alma, corro ao seu encontro e lá chegando O seguro ao ponto de não mais soltar, pois sem que sem Ele nada posso fazer (Jo 15,5), nada sou. Ah, conduzo meu Amado para casa de minha mãe - lugar seguro e agradável, das minhas origens - e lá deixo Ele descansar, e fico a velar pelo Seu sono, pois quem ama cuida. Ademais, que as filhas de Jerusalém não ousem acordar aquele que dorme, aquele que amo, aquele que é o Amado da minh´alma. 

Queridos irmãos, sejamos crianças e "brinquemos" de esconde-esconde com Aquele que o sentido das nossas vidas. Avante amigos, vamos ao deserto! Saiamos a noite, na escuridão que nos permite silenciar profundamente. Vamos ao encontro de Jesus!

De um indigno escravo da Cruz e da Virgem Maria!

3 comentários:

laiane disse...

Esse jeito que o Menino Jesus gosta de "brincar" conosco, esse infante mais lindo do mundo inteiro me apaixona e me faz compreender que tudo que Ele quer é nos ensinar a amar e a sermos pequeninos! Entreguemos o nosso coração para Jesus, esse brinquedo pertence a Ele, devolvamos o quanto antes... O livro dos Cânticos é o espelho da alma, quando ele sta totalmente envolta de Deus, e não quer mais nada senão o Seu doce abraço e Sua voz suave que constantemente nos cham,a e nos diz: Vem. Amigo te amo demais, tens um coração muito bom e puro, Nossa Senhora o conserve!

Laiane das Graças disse...

Nossa!! Em posts como esses me faltam as palavras para comentar, pois como descrever todos esse mistérios de amor? Colocar-se como brinquedo nas mãos de Deus é aceitar que Ele dite as regras da brincadeira e haverá dias em que este brinquedo será "esquecido" em um canto de parede (como bem fala Santa Teresinha), esse esquecimento são as noites escuras, nas quais achamos que fomos esquecidos, pois já não O sentimos como antes. Mas como bem disse, um dia, Ir. Kelly Patrícia: esta é uma pedagogia Divina: Deus nos "deixa esquecidos" para nos instigar a procura-Lo e vivermos incansavelmente em uma plena busca de Deus! Santa Quaresma, meu amigo. Muita saudades de você, mas é bom sentir saudades de vez enquanto, e nada melhor do que distanciar um pouco nesse período quaresmal, para poder assim estar mais próximo dEle e somente dEle!

Emanuel Carlos disse...

Quem seria capaz de sair pelas ruas, nas noites mais escuras e silenciosas a procura do amado, que clama pelo mais belo de nossas almas? Ele nos diz que esse é o tempo mais propicio e que nossas vidas gritam desesperadamente por dias de paz e amor. O esposo vos espera diante do altar."Sejamos jovens, santos de calças djins enraizados no altar de cristo".