quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Livros que recomendo (IV)

Segue a exposição de mais dois livros que recomendo para leitura e aprofundamento. O primeiro é o livro "Temas atuais para pensar" do Pe. Leo J. Trese, falecido em 1970, e autor do conhecido "A Fé Explicada". "Temas atuais para pensar" é um livreto publicado pela Ed. Formatto no mês passado e traz várias reflexões que vão desde o Espírito do Natal ao Amor de Mãe. Leitura doce e suave que faz "cócegas na alma", isto é, nos conduz a uma reflexão interessante sobre ações cotidianas que na maioria das vezes passam despercebidas, como por exemplo: "A melhor vocação não é ser sacerdote, médico, cientista, advogado, assistente social, professor ou mãe de família, a maior vocação é fazer bem feito o que nos ocupa no momento" (p. 11). 

"O mais famoso ator de Hollywood ou o craque do ano no esporte, nada são perto de Jesus Cristo. Deveríamos saber mais sobre Nosso Senhor, infelizmente não é o que habitualmente acontece. Existem inúmeras teorias sobre Jesus, algumas extremamente absurdas e sem nenhum fundamento" (p. 18). 

"É bom ter a consciência delicada e horror ao pecado, porque sempre o pecado é uma ofensa a Deus. Contudo, diminuímos o amor de Deus, pensando que qualquer falta é um pecado mortal. Deus não deseja sair de nossa alma por qualquer falha. Caso contrário seria quase impossível viver na graça de Deus, teríamos que nos confessar a todo momento" (p. 60). 

"Quando chegar o Natal, provavelmente não teremos condições financeiras para presentear todos os familiares e amigos, entretanto para presentear Jesus seremos tão afortunados como o Banco Central. Deus deseja nosso amor" (p. 84).

O outro título é um excelente livro do também falecido Pe. João Mohana, que antes de se tornar sacerdote, exerceu a profissão de médico. "A vida sexual dos solteiros e casados" é um livro publicado pelas Edições Loyola e faz parte da Coleção Educação para o amor deste mesmo autor e editora que trata de várias temáticas sobre afetividade e sexualidade. Esse livro em particular traz informações preciosas na visão de um médico que é padre e/ou de um padre que também é médico, ou seja, o autor consegue explicar de forma minuciosa as particularidades do corpo humano no que se refere à sexualidade, sempre dentro do contexto cristão, sem excluir as minúcias próprias da biologia humana. Na verdade, o Pe. João Mohana consegue deixar claro para o leitor o quanto Deus é perfeito em sua obra mais perfeita, isto é, o ser humano. Esse livro é indicado principalmente aos candidatos ao sacramento do matrimônio e a todos aqueles que atuam nas pastorais e grupos de casais. 

"Como se vê, a castidade está perfeitamente de acordo com a natureza do homem. É natural. Se é natural, é normal. Se é normal, é possível" (p. 45). 

"Não gosto de dizer que a castidade é privar-se do ato sexual antes do casamento. Prefiro dizer que a castidade do solteiro é privar-se do ato sexual para o casamento. É porque existe o casamento que a castidade existe. É uma prévia exigência do casamento. Ser casto é preparar-se com uma prova de amor. É possuir a amada depois de sair vitorioso de um teste. Pois quem ama, tudo faz por aquele que ama, tudo deixa, se for preciso, a tudo resiste, se for preciso, tudo suporta, se for preciso, por tudo luta, se for preciso, tudo dá, se for preciso" (p. 62) 

"Compreender que ser casto no casamento quer amar uma mulher, uma única mulher, e com ela amar a Deus, a quem se deve aquela mulher, a quem se deve tudo o que ela tem e nos dá - alma, coração, rosto, lábios, olhos, corpo, voz, existência" (p. 230)

"Eis o paradoxo da felicidade sexual no casamento. Pensar em não ser feliz sozinho, nem pensar em ser feliz primeiro" (p. 231)

Aqui termino essa postagem, espero que essas recomendações sejam bem-vindas por vocês, além de auxiliar no crescimento cristão de cada um. 

De um indigno escravo da Cruz e da Virgem Maria

Nenhum comentário: