segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Chegou o tempo do Advento

Estamos na 1ª semana do Advento, tempo forte e propício para que nossos corações estejam diante do mistério de Jesus que nasce pequenino, humilde, criança... Advento significa "chegada", "está para vir", advento de forma particular significa "prepare o seu coração para tornar-se criança que adora e ama incondicionalmente o Menino Jesus. Iniciamos essa jornada escutando Nosso Senhor pedindo que estejamos atentos e vigilantes (Mc 13, 33-37), pois Jesus virá!!! Essa é a nossa esperança! Jesus virá novamente e agora de forma gloriosa para julgar os vivos e os mortos! Precisamos de antemão preparar nossos corações para acolhê-lo. Aliás, ainda há muitas pessoas que negam hospedaria a Jesus, concordam? 

Leiamos atentamente essa reflexão de Catherine Doherty sobre o tempo do advento: "Minha mãe costumava dizer que os dias do Advento eram dias em que se construía uma escadaria de ouro que subia até uma estrela, a estrela de Belém que, por sua vez, nos levaria diretamente ao Cristo Menino! Assim, coloque-se em Nazaré, na época em que Maria estava grávida e ninguém prestava nenhuma atenção nela.  Você presta atenção nela.  Você limpa por aqueles que não limpam as teias de aranha e as sujeiras de suas almas.  Limpa na Nazaré das mentes humanas e nos corações.  Prepare eternamente a hospedaria, todos os dias, para a criança que nela vai nascer, a criança a quem foi negado na hospedagem e que, ainda hoje, não tem acolhimento em nossos corações.  Cada vez menor é o grupo das pessoas que crêem, menor ainda o número daqueles que acreditam e dedicam suas vidas a Ele.  Comece a entregar sua vida agora através daquele trabalho exato, disciplinado, rotineiro, monótono, repetitivo de seu dia, fazendo limpeza ou qualquer outra coisa. Lembre-se de que suas humildes tarefas, feitas bem, com grande amor por Cristo, podem levantar o mundo!  Esta é a sua força.  Você pode erguer os comunistas, aqueles que odeiam, aqueles que são indiferentes.  Faça bem o seu trabalho.  Ofereça-o. Reze.  Não reze com palavras - reze com o trabalho de suas mãos".

Após essas sábias palavras, pergunto: Quando começa a faxina? Está disposto a tirar a sujeira e as teias de aranhas que estão entranhadas no seu lar - no seu coração? Olhe para a Virgem Maria e peça seu auxílio. Ela irá lhe ajudar, assim como ajudou Santa Isabel. Deixe que Nossa Senhora lhe ensine a ser criança para que tenhas as disposições necessárias para na "Grande Noite" possas entoar junto com os anjos os louvores a Deus. Uma das experiências que muito me marcou na peregrinação a Terra Santa foi na Basília da Natividade, ou melhor, ao entrar nesta, pois o formato da entrada me chamou atenção e fez com que eu refletisse sobre a minha condição de pecador, isto é, o quanto preciso me rebaixar, inclinar, agachar, para melhor ver o Filho do Altíssimo. Pois bem: a entrada para a Basília é estreita e baixa, mas por quê? Nos contou o guia que é justamente para que possamos enxergar melhor o Menino Jesus. É preciso ser humilde para experimentar tamanho mistério que é o da Encarnação.

 A "fachada" da Basílica da Natividade
A porta é estreita e para adentrar a Basília, é preciso se curvar um pouco
 Dentro da Basílica defronte ao altar principal dos Ortodoxos: estávamos na fila aguardando para adentrar na Gruta da Natividade - lugar onde Jesus nasceu.
 A porta vista da parte interna da Basílica da Natividade. Uma curiosidade que descobri sobre a Basílica da Natividade é que a mesma é cuidada por três grupos religiosos que possuem cada qual seu "território" dentro da Basílica, sendo: os Ortodoxos (que ficam na parte central - os ortodoxos são cismáticos), os cristãos apostólicos armênios (mais conhecidos como "ortodoxos" armênios, também cismáticos) e os católicos "romanos, latinos, ocidentais", ou seja, nós! 

De um indigno escravo da Cruz e da Virgem Maria

3 comentários:

Laiane das Graças disse...

Amigo, sua partilha estar muito em sintonia com que foi falado pelo Pe. Dalmário, ontem, na Santa Missa. è um tempo de acordar, e como bem disse o Peadre, de se despir diante de Deus, para poder viver esse tmpo de espera, esoerar Àquele que vem... O Doce Menino, o Pequeno Infante! Bela ligação do tempo de espera com a Virgem Maria, fiquei imaginando o teor da sua partilha no Germinar =) Ha e lindas fotos...

Anônimo disse...

Salve Maria! E ai meu caro irmao.... tudo em paz? Estamos na luta diária por aqui, gracas a Deus tem dado tudo certo. Terca feira farei a primeira prova, já tenho 5 provas marcadas, aceitaram várias materias da minha Filosofia.
Final de janeiro comeca as aulas, aqui se pode receber todas as ordens menores: Ostiariado, Leitorado, Exorcistado, e Acolitato. Aqui é uma diocese muito católica mesmo, o Sr Bispo foi aluno de Sao Josemaria Escriva. Ah, advinha o nome do nosso carro? Sorec! E ja tivemos a graca de levar Nosso Senhor dentro dele.... Continue a rezar por nós aqui...
Abracao! lembranca a todos...
Hno. Pio do Santíssimo Mistério do Calvário.
"Quotidie morior"

Laiane das Graças disse...

Ir. Pioo!!!!!! Que alegria lêr esse comentário! Quanta saudade... O nome do carro não poderia ser outro ;) Me mande um email, pelo menos... Ou o enderço p cartas, ou telefone, algun contato! (que desespero heim!?!) =)