sábado, 8 de outubro de 2011

Frases que edificam

Desde criança gostei de ler pequenas frases ou "máximas", pois na simplicidade das palavras geralmente há significados muito importantes para as nossas vidas. Sendo assim, jargões do tipo "Não sou dono do mundo, mas sou filho do dono" são típicos de um sentimento coletivo que enaltece nossa dependência de Deus. Vejam bem: um verdadeiro cristão sente-se dependente daquele que o criou, por mais liberdade que este o conceda, entretanto, essa dependência está alinhada ao fato de entendermos que sem Ele nada podemos fazer (Jo 15,5), além do mais, sendo Ele a verdadeira videira, como poderei eu me apartar de tamanho amor? Não esqueçamos que Ele é a seiva de nossas vidas, isto é, o essencial, o Tudo!

Não há alegria maior para um filho do que ser amado e reconhecido pelo seu pai. Realmente, em Deus nos sentimos completamente amados. De Deus recebemos os dons necessários e as virtudes essenciais para sermos o que realmente somos - filhos de Deus. Para não restar dúvida, "a prova de que sois filhos é que Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Abá, Pai!" (Gl 4,6). 

Penso que o(a) caro(a) leitor(a) esteja se perguntando: E a estória das frases no início do texto? Explico-me e despeço-me dos arrodeios (pois alguém pode pensar que assim estou sucedendo), todavia, enfatizo que a Palavra de Deus até então citadas não tratam-se de motivos para delongas, mas de frases verdadeiras que falam diretamente aos nossos corações, pois é a Voz do Senhor. Nesse sentido, envolvidos pela Palavra de Deus, voltemos as frases...

No dia do meu aniversário (06 de outubro), ganhei um presente da minha amiga-irmã Laiane Simões (Lalá para os mais "chegados"), que por sinal é uma das leitoras assíduas desse singelo blog. Pois bem: Laiane me deu um livro (amigos geralmente buscam presenter os amigos com preciosidades... E livros são para mim, preciosos amigos, deu para entender?) do Mons. Ãngelo R. Lucena que versa sobre "A Infância Espiritual" de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face. Imediatamente, louvei a Deus por ter minha irmã Laiane como parte integrante de minha vida, além de nela poder enxergar a docilidade e o toque sincero de Deus. Santa Teresinha foi muito sábia (por isso é considerada Doutora da Igreja) ao apresentar essa "Regra de vida", ou seja, a simplicidade que devemos vivenciar... A Infância Espiritual nos molda e nos inclina a sermos eternas crianças nos braços de Deus.

Ao abrir o livro, encontrei a seguinte frase da minha amiga Lalá: "Ele é e eu não sou, só sou se Ele for; se n´Ele não estiver, nada sou!" Que belo!!! Quanta verdade há em pouquíssimos trocadilhos... Lembram das frases??? Essa me tocou sobremaneira! Mas não paro por aqui: Há um detalhe não expresso que farei questão de comentar. Uma das características de Laiane é ler o livro antes de me presentear (estranho? Talvez... Já me acostumei! eheheheh), e ao folheá-lo encontrei algumas citações de "próprio punho" (isso mesmo! Ela também escreve nos livros... Assim como eu! Mas tenho o cuidado de não escrever nos que posso presentear! mais ehehehehehe) da minha tão querida amiga-flor citada nessa postagem. 

Na página 10 há uma citação conhecida e muito interessante de Santa Teresinha exortando as almas pequeninas: "Aspira, pois, a ser um brinquedinho para dar gosto a Jesus. Brinquedinho sem valor que se atira a qualquer canto, no quintal, à chuva e ao sol". Convido vocês a uma breve pausa (...) para imaginar comigo. Creio que Laiane meditou alguns instantes, talvez horas ou quem sabe alguns dias sobre essa exortação de Santa Teresinha... Confesso que não sei! Entretanto, no rodapé da página ela escreveu: "Para mim ser brinquedo nas mãos de Jesus é entender que muitas vezes Ele pode deixar o seu brinquedinho de lado!" Perfeito!!! Não é mais ou menos assim que sentimos em determinados momentos da vida o "abandono de Deus"? Pois é justamente nesses dolorosos momentos que a alma se torna pequena e humilde, reconhecendo sua total dependência de Deus. Benditos momentos de cruzes... São neles que o Calvário se torna mais presente e fecundo em nossos corações! Amiga, obrigado por suas partilhas... Elas me tornaram mais de Deus esses dias...

Hoje cedo, como de costume, li mais uma frase do calendário de Madonna House que contém diversos pensamentos e exortações de Catherine Doherty. Dizia ela: "O que o mundo pode me dar, quando eu tenho Cristo? Eu, sim, posso dar alguma coisa ao mundo. Mesmo com as mãos vazias, posso dar Deus". Será que preciso comentar mais algo? Por que Catherine fala com tanta veemência e autoridade sobre a possibilidade real de oferecermos Tudo ao mundo? Porque ela viveu essa dependência... Ela soube ser pequena, um brinquedinho nas mãos de Deus. Catherine entendeu que além de não podermos fazer nada sem Deus, o mundo não tem condições de nos preencher plenamente, não consegue satisfazer nossos desejos mais nobres que é a santidade e o céu. Por outro lado, Nele tudo podemos oferecer, desde que estejamos dispostos a fazer a vontade de Deus, pois só sou o que sou quando estou junto e unido ao meu Senhor!

De um indigno escravo da Cruz e da Virgem Maria

2 comentários:

laiane disse...

Amigo que felicidade suas humildes palavras trouxeram ao meu coração!!! É verdade sim! Se deixar ser não somente criança no colo de Deus, mas, mais ainda: ser o brinquedo do Menino Jesus. O brinquedo favorito dEle para mim, é o coração do homem. E nós precisamos enxergar o senhor no escuro, mesmo quando não o alcançamos com o nosso olhar pobre e pequeno, mas sabemos que Ele está ali, a nos olhar e brincar com o nosso coração... Eu ouvir irmã Kelly Patrícia dizer que quando a alma se encontra nas noites escuras é porque o Menino Jesus esta querendo brincar de esconde-esconde, e de repente na inocência desta brincadeira, instiga a alma a procurar o seu amado... o grande amor de sua vida!!!
Gosto muito de ler, não tanto quanto o dono do blog(hehhe). Quando vi este livro amigo comprei pelo título e pela capa(hehe), tenho essa mania e já me arrependi muitas vezes =\. Mas ele tinha algo de muito atrativo e eu não sabia, era bem período do Natal do Senhor e eu resolvi comprar em honra ao Menino Jesus, pois tenho muito agrado por esta criança. Como era o aniversário de Danilo e sabendo que ele gosta muito de ler, imaginei logo em dar um livro para ele, olhei entre os que que tinha e sem dúvida o peguei, mas nem me lembrava que tinha escrito nas outras páginas, (heheh), essa é mais uma das minhas tantas manias!
Amigo quero lhe dizer que és um toque muito suave de Deus em mim, e que nossas partilhas me levam demais para Deus! Te amo!

Laiane das Graças disse...

Poderia discorrer muito sobre este post, mas ficaria um tanto repertitivo visto o que já foi partilhado por vc e Lalá. Gostaria tão somente de agradecer a vcs, por estarem comigo nesta caminhada, entre tantos vejo em vcs almas irmãs gêmeas ;) (e vcs estão me entendendo o que estou querendo dizer). Eu vos amo demais, mesmo que muitas vezes não demonstre, mas espero que sintam. Como Lalá bem falou, citande a Madre Kelly, Deus se seconde para que nós possamos busca-Lo, o que me fez lembrar quando o Menino Deus se escondeu da Vigem Maria - a perda do Menino Jesus no Templo. Imaginem q felicidade de Nossa Senhora ao encontrar o seu Menino, o Seu Deus, por isso, como Ela corramos atrás deste Deus que por muitas vezes, se enconde, no entato permanece em nossos corações. Adoro os aparadoxos de Deus... =)