quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Verbum Domini (IV)

Iniciamos hoje o mês de Setembro no qual celebramos de maneira mais evidente a importância das Sagradas Escrituras para nossas vidas. O fato é que o cristão necessita alimentar-se da Palavra de Deus, assim como Jesus já advertia o Demônio no Evangelho segundo São Mateus (Mt 4,4): "Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus" (Dt 8,3). Infelizmente nem sempre encontramos essa "vivacidade" nos membros da Igreja quanto à experiência com a Palavra do Senhor, ou seja, mais leitura orante, estudos específicos, partilhas bíblicas, etc... Vale salientar que a Palavra de Deus nos orienta a caminhar nas veredas do Senhor, a buscar cotidianamente nosso fím último que é a salvação, o céu, a vida eterna.



Desse modo, convém relembrar as palavras do Papa Bento XVI na Exortação Apostólica Pós-Sinodal "Verbum Domini" que diz: "Nessa perspectiva, todo o homem aparece como o destinatário da Palavra, interpelado e chamado a entrar, por uma resposta livre, em tal diálogo de amor. Assim Deus torna cada um de nós capaz de escutar e responder à Palavra Divina. O homem é criado na Palavra e vive nela; e não se pode compreender a si mesmo, se não se abra a esse diálogo. A Palavra de Deus revela a natureza filial e relacional da nossa vida. Por graça, somos verdadeiramente chamados a configurar-nos com Cristo, o Filho do Pai, e a ser transformados n´Ele" (n. 22)

Observem que o Papa enfatiza a relação filial, de amor que devemos ter com a Palavra do Senhor, pois esta revela o próprio Jesus, como diz Santo Agostinho: "Já não há nenhum lugar nas escrituras onde não se faça ressoar Cristo". Sendo assim, o que estamos esperando? Até quando os católicos terão suas Bíblias apenas como enfeites de estantes ou algo do gênero? Seríamos nós a religião dos "sem Bíblia"? Claro que não, pois somos imersos na Palavra do Senhor e nela descobrimos quem realmente somos! A questão é que muitos não se dão conta de tamanha realidade em suas vidas, isto é, possuem um tesouro em suas casas, mas não faz uso como deveria. 

Que Deus nos conceda a graça de sermos mais fieis na assiduidade com as Sagradas Escrituras, preparando nossos ouvidos para escutar, nossos corações para sentir e nossas bocas para anunciar a todos aqueles que entrarmos em contato, o amor de Deus revelado na Palavra do Senhor. Que a Santíssima Virgem Maria, a guardiã do Verbo de Deus, nos ensine a sermos doceis a voz do Senhor!

Tenham um abençoado mês de setembro - mês da Bíblia!

De um indigno escravo da Cruz e da Virgem Maria

Nenhum comentário: