sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Livros que recomendo (II)

Listo mais três livros que recomendo para leitura e aprofundamento. São livros que edificam a alma, ou seja, bons livros são sempre bons amigos.

O 1º livro citado é uma publicação de 2011 da Ed. Quadrante em comemoração à Jornada Mundial da Juventude de 2011 ocorrida em Madri na Espanha. O livro é intitulado "Aos Jovens" de Bento XVI (http://www.quadrante.com.br/Pages/loja_detalhes.asp?id=756&categoria=Espiritualidade&pg=lancamentos), trazendo diversas exortações do Santo Padre para os jovens a respeito do projeto de vida e felicidade, a dimensão espiritual, a amizade com Cristo, vocação para a santidade, a dimensão afetiva e o apostolado. Penso que o livro poderia ser mais denso, haja vista que há muitos escritos do Papa dedicado a juventude, todavia, a editora disponibilizou algo resumido, mas que não deprecia a leitura do mesmo. Algumas exortações me chamaram muita atenção:

"Quando o jovem não se decide, corre o risco de ficar uma eterna criança! Eu vos digo: Coragem! Ousai decisões definitivas, porque na verdade são as únicas que não destroem a liberdade, mas lhe criam a justa direção, possibilitando seguir em frente e alcançar algo de grande na vida" (Discurso - 21/03/2009 - p. 55)

"Não tenhais medo de ser diferentes e criticados por aquilo que pode parecer uma derrota ou estar fora de moda: os vossos coetâneos, mas também os adultos, e especialmente aqueles que parecem mais distantes da mentalidade e dos valores do Evangelho, têm uma profunda necessidade de ver alguém que ouse viver em conformidade com a plenitude da humanidade, manifestada por Jesus Cristo" (Homilia - 02/09/2007 - p. 25)

"Queridos jovens, a felicidade que procurais, a felicidade que tendes o direito de saborear, possui um nome, um rosto: o de Jesus de Nazará, oculto na Eucaristia. Só Ele dá plenitude de vida à humanidade! Com Maria, dizei o vosso 'sim' àquele Deus que deseja entregar-se a vós" (Discurso - 19/08/2011 - p. 38).

O 2º livro dessa postagem é outro título da Ed. Quadrante com o nome "Amar ou Morrer: Máximas de São Francisco de Sales" (http://www.quadrante.com.br/Pages/loja_detalhes.asp?id=755&categoria=Espiritualidade&pg=principal). Este é um daqueles pequenos livros que são cheios de "toques de Deus" através de um grande santo (doutor da Igreja). São Francisco de Sales nasceu em 1567, primogênito de uma família da alta nobreza, tendo sido ordenado sacerdote no ano de 1593 e sagrado bispo de Genebra em 1602. Foi canonizado em 1665 e declarado Doutor da Igreja em 1877 por Pio IX. Essas "máximas" ou orientações/exortações são belas e nos ajudam a melhor viver a vocação de cada um, isto é, a santidade. 

"Um filhinho que adormece no regaço de sua mãe está realmente no lugar mais adequado, mesmo que ela não lhe diga nenhuma palavra, nem ele a ela. Podemos permanecer na presença de Deus mesmo dormindo: se adormecermos sob o seu olhar, Ele nos deitará na cama como crianças no seu regaço; e, quando acordarmos, veremos que está ao nosso lado" (p. 39)

"Plantai no vosso coração Jesus Crucificado, e todas as cruzes e espinhos deste mundo vos parecerão rosas" (p. 51).

O 3º e último livro que recomendo é do Prof. Alessandro Lima (um dos fundadores do site Veritatis) publicado pela editora ComDeus intitulado "O Cânon Bíblico: A Origem da Lista dos Livros Sagrados" (http://www.livrariacomdeus.com.br/produto-38-o_canon_biblico). O autor aborda a temática de forma concisa e clara, trazendo informações precisas e importantes para o entendimento do assunto, que em alguns momentos, é bastante discutido entre os protestantes. Para quem deseja aprofundar um pouco mais sobre as Sagradas Escrituras, eis uma excelente dica para estudo exegético.

"Portanto, a fixação de um cânon bíblico, não está sujeita às opiniões alheias, fundamentadas em conceitos e métodos de verificação totalmente subjetivos e duvidosos (...) Desta forma, atribuição de autoridade divina a um livro, isto é, a definição de sua canonicidade sempre dependeu da autoridade de algo que é exterior ao livro: a Tradição que deu origem (e que portanto lhe é anterior) e o Magistério legitimamente estabelecido por Deus, reconhecido como seu legítimo guardião e difusor" (p. 14-15)

Vejam as indicações dos sites no próprio texto! Vale a pena aprofundar nossa fé!

De um indigno escravo da Cruz e da Virgem Maria

Nenhum comentário: