quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Exaltação da Santa Cruz

Celebramos hoje (14 de setembro) a festa da Exaltação da Santa Cruz!!! "Ó Cruz gloriosa! De teus braços pendeu o tesouro precioso e a redenção dos cativos!" Assim afirma o responsório do Ofício das Leituras. Lembro-me agora de um colega que certa vez indagou-me porque eu adorava um Deus "morto", referindo-se ao crucifixo que carrego em meu peito. Tive que explicar alguns detalhes ao meu colega, pois certamente este não entendeu o "porquê" do crucifixo, ou quem sabe possui alguns obstáculos que o impedem de enxergar mais além...

Explico melhor: a Santa Cruz é motivo sim de alegria para todos nós cristãos, pois nela o Cordeiro Imaculado foi imolado por amor a nós! A Cruz é o sinal da nossa salvação! Foi nela que o Amor amou sem medidas... Na Cruz, Nosso Senhor Jesus Cristo cumpriu a vontade de Deus nos amando até o fim, até o extremo. Não adoramos um Deus "morto", pelo contrário, adoramos Jesus Ressuscitado que primeiro pela Cruz passou. A antífona do Cântico Evangélico das Laudes (Benedictus) confirma esse pensamento: "Adoramos, Senhor, vossa Madeiro; vossa ressurreição nós celebramos. A alegria chegou ao mundo inteiro, pela Cruz que nós hoje veneramos". 

Como não adornar nossas casas e principalmente os nossos corações com a Sagrada Cruz? Ela que é sinal de vitória e nunca de derrota, pois "a linguagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas, para os que foram salvos, para nós, é uma força divina" (I Cor 1,18). Não são poucos os santos que trouxeram em seus nomes a Cruz (São João da Cruz, São Paulo da Cruz, Santa Teresa Benedita da Cruz, dentre tantos outros), haja vista a certeza de que só através dela é que encontraremos Jesus Ressuscitado. Amados irmãos, cantemos os louvores a Bendita Árvore da Vida:

Salve, salve Cruz santa,
salve, glória do mundo,
verdadeira esperança,
nosso gozo profundo.

Salvação nos perigos,
és da graça o sinal.
Dás a todos a vida,
doce lenho vital.

Santa Cruz adorável,
de onde a vida brotou,
nós por ti redimidos,
te cantamos louvor.


2 comentários:

laiane disse...

A Cruz é o paraíso das pessoas que mamam! (São Fco de Sales)

Quem não ama Jesus Crucificado, não saberá amar Jesus Glórioso!
Não sei quem falou isso, mas tocou-me profundamente: "Se queres repousar, deite-se na Cruz" (Amante de Deus)
Feliz e piedosa festa!

aparecida disse...

A cruz é o lugar do verdadeiro Cristão.E a Santa Missa nos proporciona está aos pés da Cruz junto de Maria,João.Vendo o nosso Amando se entregando ate a morte e morte de CRUZ!