quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Uma Igreja Una e Santa: Nós também somos

Estou muito feliz por mais uma "parceria" neste humilde blog. Aliás, a partilha da fé ocorre entre irmãos. Nesse sentido,  serão sempre muito bem-vindos meus irmãos que desejam partilhar suas experiências com Deus. Hoje trago um texto da minha amiga-irmã Camila, aquela menina com rosto meigo e na maioria das vezes sorridente. Ah, não posso esquecer, ela não é irmã "de sangue" de Maria Clara (o cabelo é parecido) nem de Maria Gabriela (esta última se "acha" quando na companhia de Camila), ou seja, não é minha filha (mas de Dionísio e Fatinha), todavia, tenho um considerável carinho pela mesma (bem como por meu amigão Caio "Elvis"). Enfim, Camila é como eu um fruto do Germinar... É uma jovem que tem descoberto a cada dia o quanto é amada por seus amigos e principalmente por Deus! Eis o texto:


Esses dias me deparei com um pequeno trecho do Evangelho de São João, mais especificamente João 17, 21-23, que mudou a forma de como eu encarava tantas coisas, até mesmo a Oração do Credo. Todos nós sabemos que a Palavra de Deus é bem mais do que um livro recheado de palavras complicadas, ela nos ensina e nos aconselha em todos os momentos de nossas vidas. Desse pequeno trecho eu pude retirar vários conselhos que se revelaram a cada palavra. Mas antes de partilhar isso com vocês, gostaria de lembra-los que não passo de uma pobre leiga, mas aquilo que partilharei brota do meu coração de filha amada pelo Pai.


Bem, vamos lá, segue na íntegra a Palavra do Senhor:

“Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim” (Jo 17, 21-23)

Numa primeira leitura compreendemos que o Evangelho se refere à unidade da Igreja, junto com Jesus e com Deus. Porém, eu me atrevo a dizer que há muito mais por trás dessa pequena passagem. Peço para que vocês atentem para o versículo 23 , para o trecho: “Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade”. Para mim, Jesus nos dá, nessa pequena frase, um dos maiores fundamentos da nossa Igreja, a unidade. E mais, Ele nos dá a condição de se aproximar da perfeição, através dessa unidade.


A Igreja se faz Una e Santa mesmo formada por tantos e tantos pecadores. Em meio a um mundo cheio de desgraças, o “nós” é capaz de se tornar um com Deus, isto é, com o próprio Jesus. O “nós” é capaz de atingir a santidade, mesmo repleto de sinais do pecado, adquirido através de nossas quedas e tantas limitações. Ser uma Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica é fazer parte do coro de orações que vem de todas as partes do mundo, mas ainda sim é só um coro. É se tornar um com a Trindade. Ser Igreja Católica é ser unidade. É ser um só e ser nós, ao mesmo tempo, enquanto buscamos o Céu. Por isso, desafio vocês a serem cada dia mais esse “nós”. 

Shalom

De um pequeno fruto que se tornou serva - Camila

3 comentários:

Raionara disse...

Belíssimo texto que vem nos ajudar a refletir sobre nossas vidas e sobre nossa amada e, às vezes tão esquecida, Santa Igreja. Realmente dentre tantas maravilhas deixadas por Deus a nós, a unidade é sem dúvida um dever para todos, que sejamos um com Ele, só assim seremos fortes. Aliás, desde pequena eu sempre ouvi uma frase que diz "a união faz a força".
Vejo a unidade como um grande celeiro de Oração, pois enquanto se celebra, por exemplo, a Santa Missa aqui, no mesmo instante está também sendo celebrada-a em várias partes do mundo e acredito que assim, somos um, buscando essa unidade juntos por um único motivo: O céu. Enquanto o Corpo e o Sangue de Cristo é consagrado nos tornamos um, e é através desse grande momento de amor que ficamos próximos mesmo estando longe dos nossos irmãos em Cristo.
Dai-nos Senhor a graça de buscarmos constantemente essa unidade, para que assim sejamos fortes, sejamos um Contigo.

Abraço fraterno.

vitoria disse...

Que texto belo amada-irmã com ele podemos refeltir o papel fundamental de nossa tão amada igreja tão caluniada nesses ultimos anos . uma passagem bela onde o propio cristo vem nos ensinar a ser união nós nele e ele em nós! sejamos sempre do amado e o amado será sempre nosso.Que o senhor nos der sempre a graça de sermos união no germinar de nos amar com um amor incondicional> forte abraço Amados Irmãos

Caio César disse...

Excelente texto irmãzinha! Danilo deixando ai os discipulos! Nem sempre comento mas acompanho sempre o blog. Mais uma vez parabens pelo espaço! Valeu. Abraço!